VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

21/07/2008

CAMINHOS A DESVENDAR – A FELICIDADE É SUA RESPONSABILIDADE

Os caminhos percorridos por um profissional que busca um lugar ao sol no mercado de trabalho podem ser muito diferentes entre aqueles que o conquistam. Esses caminhos podem passar por uma gama de motivações distintas, capacitação técnica disponível na origem de sua formação, orientação educativa recebida de seu núcleo familiar, disponibilidade de recursos financeiros e/ou da informação, estar no “lugar certo na hora certa” acrescentando a este ditado no contexto certo, ter uma configuração comportamental apropriada a área onde está atuando e outros mais.

Observemos então que muitas variáveis compõem o SUCESSO, mas uma delas é comum a todos – “Não ter medo de ser FELIZ”. Todos os profissionais de sucesso, em todos os ramos das possibilidades, sejam estes funcionários, empresários ou empreendedores – um dia arriscam suas fichas num projeto, numa idéia ou uma decisão estratégica.

Mas como aprender essa expertise fundamental? Desconheço qualquer escola, entidade ou ramo do conhecimento humano que capacite nessa característica. Então passemos a buscar a origem dessa competência.

Seria definição de propósito com desprendimento de tendências tradicionais? Seria a consciência holística existente em alguns cérebros geneticamente preparados? Seria o ensinamento no núcleo familiar ou oriundo da transmissão genética?

Mais uma vez muitas variáveis são possíveis. Mas, não estou escrevendo esse artigo apenas para colocar essas perguntas e simplesmente abandonar um caminho seguro a percorrer para buscar essa competência.

Acredito firmemente que o medo de ser feliz não é prática consciente de ninguém, na verdade é algo inconsciente que nos domina na hora de tomarmos as pequenas decisões. O conceito de resultado determina que 20% de nossas ações representam 80% de nossos resultados, ou seja, precisamos desenvolver a perspicácia de identificar quais são os 20% de nossas atitudes que nos transformarão em pessoas de sucesso. Parece simples, mas...

Um sábio disse que quando ficamos entre o certo e o errado devemos provocar um cenário mental para vivenciarmos as duas possibilidades e assim teremos mais clareza para decidir, sendo assim proponho que comecemos no retrospecto de nossa existência, analisando quais foram os 20% de atitudes que nos trouxeram até aqui e como podemos reciclar elas em outras 20% de atitudes que nos levem ao sucesso.

Coloque no papel esse julgamento em seu histórico de vida e estabeleça novas conexões com seu futuro, feito isso é hora de colocar em ação atitudes para que cada uma delas se concretize...mãos a obra.

A reciclagem fará bem a você, mas cuidado, você não deve se lamentar por decisões erradas que porventura tenha tomado, elas nesse momento são na verdade as fontes de sua inspiração, são oportunidades de redirecionar sua vida, afinal você tem plena consciência de que A FELICIDADE É DE SUA RESPONSABILIDADE.

Não há porque culpar pessoas ou circunstâncias do passado, sua vida é agora – o presente, nela você deve concentrar esforços para plantar um bom futuro. Muitos empresários de sucesso após uma vida inteira de atuação acabam por desacreditar sua própria atuação dizendo que teriam feito diferente, mas acredito que essa constatação seja porque descobrem que substituíram a palavra felicidade por dinheiro, status e ai perderam o fio da meada.

Um breve momento, reflita e seja feliz – mesmo que seja para chegar a conclusão de que está no caminho certo. Há um mundo de possibilidades e gostaria de vê-lo(a) FELIZ

Vitor Marques
Gestor de Pessoas, Consultor e Palestrante Motivacional

Nenhum comentário: