07/08/2008

OPINIÃO - Tsunami Consumo Sustentável - Buscam-se Salva Vidas!



Olá amigos

Dentro da tendência que vem se consumando no planeta sobre o Consumo Sustentável, várias citações da imprensa vem revelando a percepção de cidadãos e ONGS sobre a necessidade de "frear" o consumo, estabelecer novos parâmetros sobre o que realmente traz a "felicidade", aliás dentro dessa ótica, pregam seus adeptos de que nada adiantará o alto consumo cada vez mais deteriorar o meio ambiente, porque isso vai determinar o dia em que não teremos existência física para sermos felizes pois não estaremos mais aqui.

Diante dessa encruzilhada economica, onde nossas empresas são sustentadas por seus produtos e serviços e onde o consumo sustentável vem sendo alardeado como a frenagem do consumo de uma forma ampla, o que nossas organizações estão definindo em suas estratégias de sustentação comercial?

Aprendemos a duras penas com as dificuldades´para implementação em seu início do caminho para a Responsabilidade Social. Sua "venda" às organizações foi muito dificil e ainda o é, mas a consciência plena do que seja está aí
Alguns de nos e de nossas empresas evoluiram ´para a Sustentabilidade - outro caminho dificil de ser conscientizado - mas também um caminho sem volta e vejam nem a Responsabilidade Social e muito menos os conceitos da Sustentabilidade estão totalmente institucionalizados e vem essa tal de Sustentabilidade Consciente?

Nossas organizações pensam a respeito? Você como profissional engajado nessa cultura pensa a respeito - mas veja, o momento não é mais "pensar" - é agir, mas agir como?

O tsunami sobre - "O menos é mais" como no exemplo dos Adbusters, está se formando no meio do oceano, devemos nos preparar (nós e a nossas organizações), porque na hora que ele chegar em nosso litoral, talevz não hajam bote salva vidas para todos e aí...bem aí..o futuro determinará as consequências.

Meus amigos, desculpe pela pretensão, mas como profissionais que somos, temos o dever de pelo menos registrarmos as oscilações sismográficas que estão no meio do oceano, pensar e definir ações à respeito, pois se assim não o fizermos corremos o risco de que nós mesmos ficaremos sem os bote Salva-Vidas, nossas empresas poderã oestar numa lista de boicotes com a divulgada no site http://www.ethicalconsumer.org/Boycotts.aspx, e aí poderá ser tarde

Como referência ao que estou abordando recomendo a leitura da matéria de publicada no site do Estadão - caderno VIDA que tem o titulo "Menos é mais: grupos anti-consumismo ganham espaço com a internet" - è uma das referência dentre muitas que vem sendo colocadas na mídia e que podem ser inspiradoras para você

LINK - http://blog.estadao.com.br/blog/vialli/?title=menos_e_mais_a_revolucao_dos_grupos_anti&more=1&c=1&tb=1&pb=1

Recomendo que assistam o vídeo da Tides Foundation, dos EUA.

Um forte abraço a todos e que sejamos consumistas responsáveis, inclusive com nossas próprias empresas, sendo verdadeiros defensores da sustentabilidade global, aliás o dia Dos Pais está aí...

Vitor Marques
Gestor de Pessoas, Consultor e Palestrante Motivacional
vitormarquesy@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

SABEDORIA

"  NÃO SEI SE SEI, MAS DE TUDO O QUE SEI ASSUMO NÃO SER IGNORANTE INCLUSIVE SABER QUE NADA SEI" (Vitor M S Marques)