13/01/2010

Opinião Great Place to Work




Ao receber o news letter da Catho - Carreira e Sucesso hoje me deparei com uma entrevista de José Tovoli Junior - CEO Global da Great Place do Work e quero destacar a primeira resposta que forneceu ao reporter depois da seguinte pergunta:

O que os colaboradores das empresas, de uma maneira geral, imaginam como boas práticas de gestão de pessoas?

Vejam a resposta que foi fornecida e com a qual, concordo e posso testemunhar ser verdadeira pois a minha vivência e experiência de gestor de pessoas, palestrante, consultor e animador de equipes é um laboratório de compactua tal afirmativa:

"Nós (GPTW) fazemos esse trabalho de selecionar as melhores empresas para se trabalhar há 25 anos. E percebemos que essas empresas tinham algumas características especiais. Quando o funcionário se sente bem em uma corporação? E chegamos à definição que é um local onde exista confiança, orgulho e camaradagem. São três relações: a confiança é a relação do chefe com o subordinado, o orgulho é a relação do trabalho com o que ele faz, com a empresa, e a camaradagem é esse sentimento de família, de equipe e de colaboração. Mas nas nossas pesquisas, acabamos descobrindo que a grande maioria das frases que as pessoas falam quando se referem a um bom ambiente de trabalho estão no campo da confiança. Então, hoje em dia a gente separa a confiança em três dimensões: a credibilidade (como o funcionário vê o chefe), o respeito (como ele se sente tratado) e a imparcialidade sobre as regras do jogo (saber porque os salários são diferentes, porque as promoções são dadas para umas pessoas e não para outras, se não há discriminação, seja de sexo ou de raça, etc). Então, finalmente, quais são as realidades de um bom ambiente de trabalho do ponto de visto do funcionário: credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem. Isso é o que faz um bom ambiente de trabalho. "

Fonte: http://www.catho.com.br/jcs/inputer_view.phtml?id=11446

Abraços aos amigos

Nenhum comentário:

SABEDORIA

"  NÃO SEI SE SEI, MAS DE TUDO O QUE SEI ASSUMO NÃO SER IGNORANTE INCLUSIVE SABER QUE NADA SEI" (Vitor M S Marques)