13/12/2018

PESSOAS SÃO CONVEXAS E COMPLEXAS


As inúmeras teorias que buscam entender o Ser Humano se debatem a milênios para encontrar uma fórmula exata que expliquem nosso comportamento, nossas ações e reações, nossas neuras, nossos medos, enfim nosso emaranhado psicológico.

A ciência médica evolui a cada dia muito mais do que se possa imaginar e nela se apoia o aumento médio do tempo de vida humano. Uma ciência exata que avalia nossa complexa biologia e encontra caminhos de cura, prevenção e desenvolvimento de escudos contra doenças, diferente da ciência que busca explicar o comportamento humano.

Na minha visão a ciência do psicológico nunca poderá chegar a uma relação exata que explique nosso comportamento simplesmente porque somos Seres Convexos e Complexos.
Somos convexos porque somos protegidos pelas formas arredondadas do pensamento, nada é tão reto que não possa ser modificado, ser adaptado, ser modificado. Nenhuma decisão é fechada em si mesma. Nos protegemos pelas curvas da convexidade e com elas, da mesma forma que a lente do óculos convexa é indicada para corrigir a miopia, enxergamos mais longe e isso nos protege, nos dá segurança e permite que nos adaptemos às circunstâncias, nos faz sobreviver.

Somos complexos, ah sim essa complexidade extremamente difícil de decifrar que nos atrai entre nós, que promove as ligações da curiosidade que alguns chama de Amor.
Pessoas complexas raramente sabem o que querem, mas frequentemente sabem o que não querem. É um tipo de gente que não sabe comer a vida pelas bordas e já enfia a colher, com tudo, no meio da sopa. Arriscam queimar a língua, porque sabem que se queimar, passa. Ninguém morre de queimadura na língua, como ninguém morre de coração partido, de dor de cotovelo ou frustração.
Não conseguimos olhar para o mundo e aceitar simplesmente. Questionamos o tempo todo tudo. Chatas? Talvez, mas é que não conseguimos existir de outro modo. Estamos cansados do mundinho previsível, das pessoas tão quadradas, das possibilidades pequenas que o mundo oferece. Está certo que a vida nos atende escassamente, disso já sabemos. Mas para nós é a morte levar a vida a acomodar-se. Fazer as coisas porque vai ser mais confortável ou socialmente aprovado. Não se trata de rebeldia, nem de originalidade. É apenas que um coração complexo pulsa em arritmia, tem um compasso diferente, que se mistura frequentemente ao passo descompassado do mundo e da vida.
Acreditamos na vida. Temos fé no amor e nas relações humanas. Olhamos o mundo e enxergamos suas limitações, mas também, os seus encantos. Somos abertos ao novo. Gostamos de experimentar sabores, cores, amores, formas, conteúdos, jeitos, gentes, teorias. Somos orgânicas,  recicláveis, sustentáveis.
Acreditamos que as pessoas são o que dizem, o que pensam, o que sentem. Ninguém é o que tem. Gostamos de arte, de gente, de música, de viagens. Amamos a liberdade e não sabemos viver sem ela. Gostamos de se emocionar com a vida e com o mundo. Nunca se acostumam a ver pessoas morando na rua, crianças pedindo dinheiro no semáforo. Choram com certas cenas da vida e lutam para que o mundo seja um lugar mais justo, mais acolhedor, com mais oportunidades para todos. Fazemos, todos os dias, pequenas revoluções.
Adoramos conhecer lugares novos para formar novas memórias. Conhecer gente nova, para construir novas histórias. Contudo, carregamos o passado, com seus ensinamentos e seus momentos inesquecíveis, sempre bem junto. Nos reconhecemos nos lugares e adoramos andar em bando. Ficar juntos falando de assuntos complexos ou de bobagens. Mas bobagens sinceras, coisas do bem. Pensamos que a vida é uma só, sem ensaio e sem after. Assim, vivemos cada dia como se fosse o único, como se fosse o último.
Somos pessoas sensíveis, que buscam extrair da vida sua essência e que querem traçar seu próprio destino. Acreditamos na construção da felicidade e acreditamos que essa não está na conta bancária, nem em um marido ou mulher que os espera em casa, nem em um filho, mas em cada um de nós.
Somos complexos porque temos alma de poeta mesmo quando nunca escrevemos sequer um verso.
Até o próximo encontro com nossa convexidade e complexidade a flor da pele!
Vitor Marques
Executivo de RH, Coach e Palestrante

Nenhum comentário:

SABEDORIA

"  NÃO SEI SE SEI, MAS DE TUDO O QUE SEI ASSUMO NÃO SER IGNORANTE INCLUSIVE SABER QUE NADA SEI" (Vitor M S Marques)