17/10/2008

FUTURO DOS PROFISSIONAIS DE TI – Problema ou Oportunidade?


Amigos,

Na minha carreira como Gestor de Pessoas, nos últimos 10 anos ao manter contato com clientes prestadores de serviços na área de TI identifiquei com base em dados estatísticos a falta de preparação do ponto de vista das Competências Comportamentais a que estes profissionais estão submetidos.

A grande demanda do mercado por profissionais com habilidades técnicas especificas faz com que as empresas ou entidades formadoras priorizem somente a ênfase no conhecimento técnico em detrimento do conhecimento e vivência das Competências Comportamentais, com isso fica ausente da formação profissional formação em habilidades fundamentais para o desenvolvimento 360º (trezentos e sessenta graus) necessário ao ser humano profissional e individual.

Na grande maioria dos casos, o tempo curto para que estes profissionais apresentem resultados técnicos e atendam a sede por profissionais produtivos acaba por debilitar o desenvolvimento das características inerentes e importantes ao progresso individual dos profissionais de TI. Estes acabam respondendo pontualmente por resultados imediatos, mas quando as organizações nas quais estão inseridos precisam de profissionais para desenvolver projetos onde é necessário o binômio Conhecimento Técnico + Competências Comportamentais, como por exemplo nos cargos de liderança de projetos, em posições comerciais de relacionamento empresa x cliente e em tantas outras – aí o problema se acentua e estas empresas ficam sob pressão.

A organização carece desses profissionais, seu time é de pessoas apenas com visão e preparação técnica e aí esta organização buscará no mercado profissionais para essa demanda. Mas é fato, não o encontrarão com facilidade, terão no hunting uma das únicas saídas de identificação e aí o custo do profissional é consideravelmente aumentado. Restarão outras possibilidades e uma outra será arriscar no profissional de TI com excelentes habilidades técnicas mas sem o desenvolvimento das Competências Comportamentais.

O risco das organizações é grande quando assim procedem, pois correm riscos eminentes: ficar sem o excelente técnico e ainda por cima não ter o líder desejado para atender suas necessidades. Técnicos excelentes e líderes inaptos.

Afinal qual é a saída para isso, se a cada dia mais e mais vagas para profissionais de TI são despejadas no mercado?
Segundo a revista CRN, 100 mil profissionais especializados em TI serão necessários no mercado nacional nos próximos anos. Segundo estimativas 90% destes profissionais serão jovens (Entre 18 e 25 anos), em nível de 1º ou 2ºemprego, portando com as dificuldades de formação nos níveis comportamentais profissionais adequadas às necessidades.

Não bastará formá-los apenas tecnicamente, precisamos prepara-los de forma integrada, como profissionais completos.

Antes de lamentarmos essa situação, vermos um problema, devemos enxergar isso como Oportunidade, especialmente para profissionais especializados na formação de Competências Comportamentais – como aqueles que atuam na Gestão de Pessoas.

Outro ponto importante dessa visão / oportunidade é que os mestres dessa formação serão profissionais Seniores, os chamados por mim de Chamãs Corporativos, detentores de grande experiência de vida profissional e pessoal.

Eis meus amigos a oportunidade que você estava esperando. Eu pessoalmente nos últimos anos sou testemunha viva dessa necessidade e do resultado que a preparação de aspectos comportamentais tem no resultado desejado pelas empresas. Já autuei na formação de mais de 4.000 profissionais de TI que demandavam necessidade mínima de formação nesses aspectos, por isso sei que a solução não é sair oferecendo pacotes quadrados de formação, é preciso formatar programas de capacitação concisos, direcionados às necessidades do mercado e de suas empresas.

Tarefa árdua mas altamente motivadora, que precisa de pessoas preparadas, com rica experiência e vivência pessoal, capacidade de transferência de conhecimento e acima de tudo persistência de objetivos e busca de resultados.

Venha participar dessa missão, não é impossível, antes de tudo é uma necessidade e compromisso com o BRASIL, pelo qual somos todos responsáveis.

“Acorda BRASIL, os caminhos do futuro são desenhados na lousa da vida, você escreve nela textos todos os dias”

Vitor Marques
Gestor de Pessoas, Consultor de RH e Palestrante Motivacional
vitormarquesy@yahoo.com.br
BLOG: http://vitormsmarques.blogspot.com/

Nenhum comentário:

SABEDORIA

"  NÃO SEI SE SEI, MAS DE TUDO O QUE SEI ASSUMO NÃO SER IGNORANTE INCLUSIVE SABER QUE NADA SEI" (Vitor M S Marques)