05/04/2011

SOL, CRIANÇA E HERANÇA - DOCE DESPERTAR!



Numa doce manhã de outono, o sol timidamente tenta invadir o quarto, penetra nas frestas da veneziana e vem tocar a doce face da criança que desperta do sono tranqüilo da ingenuidade.

Criança, tenra na idade, perfumada com a doce fragrância das flores nos campos borbulhando ao sabor do vento, desperta e corre pelo quintal sentindo a brisa do vento e a luz do sol, assim as sensações da vida vão imprimindo em seu cérebro gradativamente a memória de uma vida, assim como gravamos num computador nossos arquivos pessoais e que em algum momento resgatamos em som, cheiro e imagem.

O sol caminha pelo céu, viaja pelo azul e branco da tela que nos abriga todos os dias, a criança despertada, revela em cada dia um mundo de surpresas, aliás, ainda não sabe que terá mais incertezas do que certezas.

A criança aparentemente indefesa, abandona a luz protegida de seu quintal e vai à rua, procurar algo, o que será?

Ela ainda não sabe, esperamos que encontre boas pessoas, bons cenários, boas mensagens, a luz do sol sadio - enfim que encontre as boas coisas da vida, ainda não temos certeza que terá sucesso nessa busca.

Assim acontece todos os dias, cada geração desperta e acaba descobrindo as incertezas de vida, um turbilhão de cenas permeadas pela violência das pessoas e pelo poder da natureza, esta ultima atiçada pelo próprio homem que a devasta e corrompe, quase que convocando uma reação, muitas vezes devastadora.

Oh criança!

Desbrava esse novo dia como se fosse o ultimo, nos dê exemplos de que a sua ingenuidade pode quebrar as pedras dos muros intransponíveis impostos pela sociedade, acolhe com seu sorriso os corações enrijecidos, de governados a governantes, dá a brandura de seu olhar e amor sem preconceito ou fronteiras aos pais e países destruídos.

Criança rima com Esperança, assim de repente como tudo acontece na vida (Uma frase de Betinho).

Ao meu lado está meu filho, Pedro, pedindo uma pipoca, doce pedido a que sou permitido atender - mas quantos também poderão ter essa oportunidade?

Esperança rima com Perseverança e talvez com Herança, que possamos dar um SOL livre de raios doentes, que todas as crianças tenham um quarto, uma veneziana e um quintal para deixar seus raios de vida invadir todas as frestas assim como merece uma Criança, pois ela é a doce fragrância que perfuma nossos melhores e maiores momentos – A CRIANÇA INSPIRA VIDA.

Por Vitor Marques

Nenhum comentário:

SABEDORIA

"  NÃO SEI SE SEI, MAS DE TUDO O QUE SEI ASSUMO NÃO SER IGNORANTE INCLUSIVE SABER QUE NADA SEI" (Vitor M S Marques)