20/04/2012

As recompensas de uma vida são....

Bom dia, amigos.


Ontem , ocorreu-me algo que fez meu coração bater descompassado.De alegria.Mas bem descompassado.

Foi o último dia de encontros com um grupo de Trainees com o qual convivi por alguns meses , jornadeando pelas veredas do Coaching.

Estes jovens , muitas vezes, enredados em labirintos de si mesmos e no assombro do outro como todo mundo Y ou não , mostravam o rosto iluminado por súbita revelação.Eram momentos supremos. Coisa mais linda ver a compreensão expressa no olhar.

Ontem, logo após eu ter contado a história dos jovens guerreiros africanos que partem em busca do mar, meus jovens coachees, com ar solene e solerte, levantaram-se como um corpo só, combinados, ensaiados , e olhando-me nos olhos saudaram-me : " - Oh! Capitan ! My Capitan "!

Sorriam orgulhosos com a alusão ao inesquecível professor Mr. Keating de Sociedade dos Poetas Mortos, que viram por si mesmos, por minha sugestão bem no início do Processo de Coaching.

Eu , nesta altura, tinha a alma esparramada no chão, os olhos jorrando todo o amor e esperança que estes jovens despertam em mim.

Depois de serenar o espanto, perguntei-lhes o por quê da homenagem.Eles, resolutos , me disseram: - Você é bem igual a ele. Confia em nós, mostra o caminho e nos incendeia com o amor que tem pela palavra, pelo belo, pela virtude. E tem mais, prometemos que vamos viver.Que nunca vamos desistir da esperança de construir nossa própria vida

Embora tenha terminado minha graduação há tanto tempo, em 1977, só ontem recebi de fato meu diploma . Meus discípulos, perdão, meus coachees me deram.

Há uma frase iniciática que diz que quando o discípulo está pronto, o mestre aparece.Começo a desconfiar que é bem o contrário¨Quando o mestre está pronto é que o discípulo aparece".

Como de hábito, deixo-lhes a epígrafe do dia.

Um luminoso dia a todos.

Beijo fraterno, Aninha, fada peregrina

"O líder do passado era uma Pessoa que sabia dizer.
O líder do futuro é uma Pessoa que sabe perguntar"
(Peter Druker)

Autora: Ana Lucia de Mattos Santa Izabel

Nenhum comentário:

SABEDORIA

"  NÃO SEI SE SEI, MAS DE TUDO O QUE SEI ASSUMO NÃO SER IGNORANTE INCLUSIVE SABER QUE NADA SEI" (Vitor M S Marques)