25/11/2013

Importante - Oportunidade de Sucesso para Empresas!

TODOS QUEREMOS SUCESSO. PRECISAMOS DAS EMPRESAS DE SUCESSO, CERTO!

Ocorre que nem sempre as empresas de forma geral possuem “braço” ou tecnologia necessária ou aplicada para pesquisar e/ou desenvolver novas oportunidades, sejam elas em novos negócios, na otimização de recursos internos; na administração de seus recursos humanos, pesquisa interna e/ou externa; dentre outras necessidades. Essa afirmativa encontra respaldo nas pesquisas mundiais do comportamento estratégico em pequenas, médias e grandes empresas. O foco da atuação diária e operacional das organizações, em qualquer porte, colocam uma “venda” no estratégico pois estas empresas normalmente estão focadas / dimensionadas nos resultados de imediato retorno e portanto acabam pecando pela falta de estrutura no desenvolvimento de novas oportunidades, no estratégico diminuindo sua longevidade .

Outra fato que foi identificado nas pesquisas e especialmente no desempenho das empresas é a utilização de empresas especializadas no desenvolvimento de soluções para estratégicas, podemos definir estas empresas como Consultorias, Assessorias, Empresas de pesquisa, Parceiros de investimentos, ou qualquer nome que seja, desde que sejam empresas de apoio e gestão participativa estratégica do sucesso. Não existe mais o paradigma de que apenas as grandes organizações recorrem à elas. As empresas estão sempre precisando de uma reação imediata e estratégica aos novos desafios encontrados no mercado, por existir uma competitividade cada vez maior. Assim sendo, muitas vezes, são necessárias alterações na estrutura da própria empresa. Nada é eterno, veja a uma grande empresa do setor de refrigerantes de cola, que por muitos e muito anos foi a marca mais valorizada, este ano passou para a 6ª colocação. Hoje, essa importante ferramenta de apoio e desenvolvimento é muito utilizada pelas organizações, seja para ampliar sua atuação, seja para criar um departamento ou nova estratégia ou ainda melhorar ambiente, tornar Colaboradores felizes e assim mais produtivos, identificar Talentos e tantas outras necessidades.

Para que isso aconteça, a forma mais rápida e eficiente de aperfeiçoar um negócio é contratar uma Consultoria, com o intuito de receber um diagnóstico e uma orientação para que ocorra uma melhoria que agregue valor ao produto e sua eficiência e eficácia.
As análises e estudos produzidos em uma Consultoria oferecem amplos benefícios para seus clientes, trazendo assertividade nas decisões e maior rentabilidade para a empresa. Tudo isso, realizado em parceria e com o foco voltado para os resultados, se traduz em inúmeros benefícios às empresas. É imprescindível que haja uma relação de credibilidade e confiança entre as partes. Os benefícios de se contratar uma consultoria estão no fato de que o profissional consultor não está contaminado pelos prováveis vícios de gestão pré-existentes. Pois, além de um comportamento ético e preciso, ele faz uso de instrumentos e conhecimentos de que o Cliente não dispõe o que, certamente, trará bons resultados à Empresa.

Assim, Santa Rita do Passa Quatro e suas empresas devem pensar e repensar essas modalidades de apoio ao Sucesso, deixar paradigmas de que “Estrangeiros” são dispensáveis; que eles “não compreendem as necessidades de nossa cidade / empresas”. Tenho referências do alto desempenho de algumas empresas em nossa cidade que vem sistematicamente se apoiando nessa modalidade de desenvolvimento e/ou pesquisa de novos negócios e formas de administrar com apoio de empresas especializadas consultorias. Estas empresas “caseiras” da cidade que menciono, e que inclusive já apoiei como Consultor, possuem ótimos resultados inclusive com abrangência nacional, diria que são EMPRESAS DE SUCESSO, pois tem a visão mais amplificada, baseada no conhecimento e na administração de seus recursos em prol de resultados. Você empresário já consolidado em um negócio ou você que está querendo desenvolver um novo negócio, desde já se apoie naqueles que poderão levar ao Sucesso com lastro no conhecimento focado para resultados. Afinal estamos na era do CONHECIMENTO.

Não adianta falar nas rodas de conversas pelos botequins: “Nossa! Como empresa “Fulana de Tal” tem sorte”, REFLITA: “SORTE é o resultado de tudo aquilo que somos capazes de SEMEAR” (Thomas Jeferson).

(Vitor Marques é Executivo de RH, Palestrante e Coache)

Nenhum comentário:

SABEDORIA

"  NÃO SEI SE SEI, MAS DE TUDO O QUE SEI ASSUMO NÃO SER IGNORANTE INCLUSIVE SABER QUE NADA SEI" (Vitor M S Marques)