29/04/2014

ENEM NA UNIVERSIDADE DE COIMBRA (PORTUGAL)


A Universidade de Coimbra utilizará a nota do ENEM
(A segunda universidade mais antiga da Europa)

A Universidade de Coimbra (Portugal) é a primeira universidade internacional a aceitar as notas obtidas pelos estudantes brasileiros no ENEM, já totalmente preparada com as regras para tal utilização, o site da universidade (http://www.uc.pt/brasil/graduação
) disponibiliza tais informações.

Serão aceitos novos estudantes e transferências de universidades brasileiras, veja abaixo as principais regras:
Existem três formas de obter a sua graduação na Universidade de Coimbra:
Candidatura direta: estudantes do ensino médio podem candidatar-se à Universidade de Coimbra usando as notas do ENEM
Transferência> estudantes inscritos em universidades brasileiras, com pelo menos um semestre de frequência, podem solicitar transferência para a Universidade. È necessário verificar as regras de elegibilidade detalhadas nesse caso.

Grau duplo: estudantes inscritos em universidades brasileiras em cursos com convênio de dupla titulação com a Universidade de Coimbra podem obter um grau por ambas as universidades (vejam quais cursos estão incluídos nessa possibilidade)
A Universidade de Coimbra é a primeira universidade estrangeira a aderir ao exame do Ministério da Educação (MEC). A instituição anunciou a adesão ao Enem depois que o governo português facilitou a entrada de estudantes internacionais no país para cursos de graduação, por meio de uma legislação publicada no dia 10 de março. Antes, essa possibilidade era mais difícil e ficava no âmbito e acordos entre o país e a instituição.

A universidade é paga. O custo da mensalidade gira em torno de 700 euros (R$ 2,1 mil). Já as despesas incluindo alimentação, transporte e moradia gira em torno de 1.358 euros, o equivalente a R$ 4,2 mil por mês.
As notas do Enem têm diferentes pesos para cada curso. As notas são convertidas para a escala de notas portuguesas de acordo com o curso escolhido. O site traz ainda informações sobre as taxas acadêmicas e os pré-requisitos de nacionalidade.
O processo será feito em duas fases. As inscrições para a primeira fase serão abertas dia 19 de maio e podem ser feitas até 13 de junho. A divulgação dos resultados será no dia 23 de junho. Uma segunda fase terá inscrições de 21 a 31 de julho, com resultados no dia 8 de agosto.
Tutores vão acompanhar o desempenho

O vice-reitor da Universidade de Coimbra, em Portugal, Joaquim Ramos de Carvalho, disse que os brasileiros que forem admitidos na instituição serão acompanhados por tutores para garantir que não haja diferença de desempenho entre os demais alunos.
História e estrutura da universidade

Fundada em 1290, a Universidade de Coimbra é uma das mais tradicionais da Europa, e teve em sua história alunos ilustres como os escritores: Eça de Queirós, Antero de Quental, Luís de Camões, Mário de Sá Carneiro, Gregório de Matos e Tomás Antônio Gonzaga, além do estadista brasileiro José Bonifácio. A instituição portuguesa possui 23 mil estudantes, sendo 2.059 brasileiros. A Universidade de Coimbra não está entre as 400 melhores no ranking Times Higher Education (THE), que avalia produção acadêmica e desempenho dos estudantes em instituições de ensino superior do mundo todo. A Universidade de São Paulo (USP) está na 225ª posição.

Essa oportunidade que se inicia com a adesão da Universidade de Coimbra abre horizontes para cada vez mais a educação se tornar global, unificando o conhecimento e nivelando as oportunidades. Embora nesse caso estudar em Coimbra tenha custos que permitirão somente a alguns aderirem ao programa é esperado quye no futuro essa barreira possa ser superada para um estudo público e gratuito

FONTE: Matéria extraída do site G1 - http://g1.globo.com/educacao/noticia

Nenhum comentário:

SABEDORIA

"  NÃO SEI SE SEI, MAS DE TUDO O QUE SEI ASSUMO NÃO SER IGNORANTE INCLUSIVE SABER QUE NADA SEI" (Vitor M S Marques)