27/05/2014

O UMBIGO FICA ABAIXO DOS OLHOS



Esta afirmação gera a frase “Olhar o próprio Umbigo”, ela é muito comum para traduzir o egocentrismo, na maioria das vezes por quem é utilizada refere-se nas organizações e ou pessoas que vivem em torno de si mesmas, que não avaliam o cenário em que estão vivendo ou convivendo para tomar decisões. Olhar o próprio umbigo é na maioria das vezes o diagnóstico daqueles que são autocráticos, acham que mandam no mundo e que ninguém está acima delas, somente serviçais compõe seu universo de relacionamento.

Nas empresas, a frase significa que ela entende que nenhum concorrente chega próximo a seus produtos ou serviços, olhar o próprio umbigo em uma empresa significa na maioria das vezes que essa empresa desrespeita o consumidor, que se alguém precisa dela (empresa) deve se sujeitar às condições que impõe para consumo de seus produtos ou serviços, triste engano esse.
É importante estar atento às dificuldades e problemas internos das empresas. No entanto, as corporações devem estar atentas ao que acontece lá fora. E em especial, voltar sua atenção às necessidades do cliente e do mercado.

Ainda há uma forma mais generalista de utilizar essa frase, quando queremos apontar a forma como pessoas ou empresas nos tratam, usando o desprezo e a ignorância da falta de carinho, amor e solidariedade. Ficamos apontando: “Fulano só enxerga seu próprio umbigo”. Mas a sociedade está cheia de exemplos que você nem percebe que representam a afirmativa dessa frase, vejamos:

Toda vez que você usa a vaga para estacionar de um idoso VOCÊ ESTA OLHANDO SEU PRÓPRIO UMBIGO;

Toda vez que você usa a vaga de estacionar de um deficiente VOCÊ ESTA OLHANDO SEU PRÓPRIO UMBIGO;

Toda vez que você não respeita o direito das pessoas VOCÊ ESTA OLHANDO SEU PRÓPRIO UMBIGO;

Toda vez que você acusa sem provas, faz fofocas, apenas critica e não apresentam soluções VOCÊ ESTA OLHANDO SEU PRÓPRIO UMBIGO;

Toda vez que você não dá bom dia, boa tarde, toda vez que você não ajuda os desamparados, toda vez que você mente, desrespeita seus pais, irmãos e amigos VOCÊ ESTA OLHANDO SEU PRÓPRIO UMBIGO; há muito mais contextos em que aplicamos essa frase.

Como não fazer isso?

É necessário tornar-se uma pessoa mais comprometida com o outro, com a preocupação com o outro, com a vontade de usar a verdade como bandeira permanente, de NÃO JULGAR e assim não será JULGADO.
As empresas também tem muito que aprender, mas não esqueçamos que empresas publicas ou privadas são formadas por PESSOAS e você faz parte disso.

Nenhum comentário:

SABEDORIA

"  NÃO SEI SE SEI, MAS DE TUDO O QUE SEI ASSUMO NÃO SER IGNORANTE INCLUSIVE SABER QUE NADA SEI" (Vitor M S Marques)