29/01/2015

PENSANDO EM 2015 <> CARREIRA E OPORTUNIDADES – COMO VAI SUA EMPREGABILIDADE?


O ano de 2015 será desafiador em termos de tomada de decisão. A grande questão é: quais são as perspectivas econômicas e os caminhos que os grandes setores da economia nacional e mundial seguirão no próximo ano?
A diretoria executiva do Dieese, Patrícia Pelatieri, em entrevista à Rádio Brasil Atual, na qual fez um balanço do andamento da economia no país em 2014, descartou previsões otimistas para 2015. “O que nós temos observado é que, neste cenário com que fechamos 2014, vendo o comportamento do investimento, vendo o comportamento do governo, mais ortodoxo, falando em um ajuste fiscal grande, não é possível visualizar um cenário mais otimista EM 2015”, afirmou. Na entrevista, Patrícia destacou que mesmo o mercado de trabalho, que tem mantido a curva de crescimento nos últimos anos, apresenta perspectivas mais modestas para 2105. “No mês de outubro, o mercado de trabalho apresentou resultado negativo, o primeiro resultado dessa ordem desde 1999, o que acende uma luz vermelha para a questão”.

Sendo assim se avizinha um momento duro para a carreira profissional de muitos brasileiros, um momento em que a prioridade será manter o emprego. Mudanças de posição só ocorrerão para aqueles que “SÃO OS MAIS PROCURADOS” pelo mercado, aqueles que conquistaram um alto nível de empregabilidade.

AFINAL DE CONTAS – O QUE É ALTO NÍVEL DE EMPREGABILIDADE?
Podemos, em linhas gerais, dizer que o índice de empregabilidade de uma pessoa (se é que ele pode ser medido em números) está relacionado com o quanto um profissional pode ser interessante para uma empresa. Podemos analisar o índice de empregabilidade de um profissional em três momentos diferenciados:

1. No acesso ao mercado de trabalho

Todos sabemos o quanto é difícil uma primeira oportunidade. Para esta primeira etapa, uma formação adequada, iniciativa, força de vontade, disposição e estar atualizado com as tendências dos processos de seleção pode aumentar o índice de empregabilidade de um profissional. Os estágios são excelentes oportunidades para que o novo profissional mostre seus talentos, e seu índice de empregabilidade ao futuro contratante. A disponibilidade de uma vaga para contratação, somada ao índice de empregabilidade do candidato podem transformar um estágio em uma longa carreira profissional dentro de uma empresa.

2. Na manutenção do seu emprego

Manter-se no mercado de trabalho, também exige do seu índice de Empregabilidade. Se você tem conhecimento da sua área, executa com perfeição suas tarefas, tem um bom relacionamento interpessoal, iniciativa e mostra talento na sua área de atuação, terá um índice de empregabilidade alto. Provavelmente seus gestores terão grande interesse em mantê-lo na empresa. Aquela famosa frase de que “ninguém é insubstituível” perde força frente ao diferencial que você consegue imprimir no seu dia-a-dia de trabalho. Se queremos ser insubstituíveis devemos criar o diferencial em todos os momentos de nossa vida profissional. Assim como as empresas batalham para se manter competitivas no mercado que atuam, os profissionais devem ter em mente que sua competitividade estará favorecida pelo seu índice de empregabilidade.

3. Na recolocação profissional

Sem dúvida, o mais difícil dos 3 desafios. Voltar ao mercado não é fácil. Porém, para se preparar para uma situação deste tipo, devemos estar o tempo todo nos atualizando. Muitos profissionais perdem seu espaço nas empresas, e quando retornam ao mercado descobrem que estão completamente desatualizados. Somente as pessoas que se desenvolvem para se manter em seus empregos, estarão preparadas para se recolocarem no mercado, caso uma demissão inesperada aconteça. Alguns profissionais, cansados da rotina diária, e com a falsa sensação de segurança, não buscam manter em alta seu índice de empregabilidade, e quando se vêem demitidos dos seus cargos, percebem que perderam grandes oportunidades de crescimento.

Treinamentos, palestras, atualização profissional e contato com novas tecnologias são essenciais para os profissionais que querem manter sua empregabilidade em alta. Empresas que investem regularmente neste tipo de ação possuem profissionais mais preparados para atender a demanda da própria empresa, e em caso de dispensa do colaborador, mostram-se mais tranquilas, pois sabem que encontrar outra oportunidade é questão de tempo para quem está em constante contato com o mundo do aprimoramento profissional.

TORNE-SE INSUBSTITUÍVEL... Dê o melhor de si, sempre... DESCUBRA o quanto é bom ter alto índice de empregabilidade, pois aí, seu futuro dependerá muito mais de você mesmo, assim em 2015 você terá mais condições de superar as dificuldades que possam ocorrer em sua carreira. Não perca tempo, sempre dá para buscar o “tempo” perdido. Saia da zona de conforto e tenha ATITUDE.

Um ótimo 201

Nenhum comentário:

SABEDORIA

"  NÃO SEI SE SEI, MAS DE TUDO O QUE SEI ASSUMO NÃO SER IGNORANTE INCLUSIVE SABER QUE NADA SEI" (Vitor M S Marques)