02/09/2015

COMO IR ALÉM DO ESPERADO NA CARREIRA

PASSOS PARA TRANSFORMAÇÃO PROFISSIONAL

Criar metas, agendar e programar atividades, realizar as atividades conforme programado, concluir etapas de cada projeto, realizar seu planejamento estratégico de carreira, saber aonde quer ir definindo opções de como chegar até lá, não se satisfazer com etapas alcançadas. Estes são alguns dos elementos que fazem decolar carreiras, claro que quando executados positivamente, pois a contrapartida é verdadeira, profissionais que não se dão ao trabalho mínimo da auto-organização, do autogerenciamento serão apenas coadjuvantes profissionais durante toda a vida.
Atualmente ser apenas dedicado cumprindo as tarefas do dia a dia na execução das atividades do dia consumido e não do vivido não garante a carreira de sucesso pretendida, claro que todos desejamos ter o sucesso.
A essência desse sucesso profissional atualmente reside em “sair do quadrado”, ir além do esperado, planejar e conquistar os pontos “fora da circunferência comum”. È comprovado que aqueles que não procedem com amor, por amor e atitude tendem a se perder pelo caminho, assim como num casamento pedirão o divórcio de suas metas profissionais em breve, podendo ser tarde para retomar novos horizontes profissionais. Nesse artigo quero compartilhar uma trilha que muitos tem seguido, não são regras abstratas e muito menos uma bula medicamentosa, apenas referencias a base da configuração de sucesso necessárias às carreiras profissionais, são cinco passos macros que iniciam cada caminhada dos profissionais que tem o desejo em vencer, vamos percorrer esse caminho juntos.
1) IDENTIFIQUE E APRENDA SOBRE SEUS TALENTOS;

Afinal o que Talento? São habilidades mentais, físicas ou emocionais que levam ao possuidor do Talento ao mundo de realização. Pessoas introvertidas ou extrovertidas, apáticas ou expansivas, de todas as formas podem possuir talentos. Um talento necessariamente não precisa ser lucrativo, úteis ou convencionais, mas essencialmente fazem parte da personalidade de quem os possui. A atitude de busca interior de seu talento e a transformação dele em habilidades e técnicas exigirá esforço, inspiração e transpiração mas uma vez identificados e trabalhados levam seus “donos” a um mundo de realização e transformação
 NÃO ESPERE O TALENTO APARECER VÁ AO ENCONTRO DELE
Você só encontrará um Talento se tentar encontra-lo. Tocar um instrumento nunca será realidade em sua vida se não tentar.
Estabeleça o objetivo de experimentar uma coisa nova todas as semanas. Você pode descobrir que não é supertalentoso em determinada área, mas seus talentos gradativamente lhe serão revelados. Experimente coisas novas, pois se fizer tudo do mesmo jeito seus resultados serão sempre os mesmos e a proposta aqui é descobrir novos talentos em você.

 O QUE É DIFICIL TAMBÉM DEVE SER BUSCADO

Quais são os Talentos que mais impressionam nos outros? É com esse foco que proponho desafios. Tente fazer o que mais difícil considera que não teria talento para tal. Encare os desafios, desafie sua própria vontade, você se surpreenderá com os resultados. Tenho certeza de que quando perceber o horizonte de seu mundo será muito maior do que era antes dessa atitude.

 LIDE COM SUAS OBSESSÕES DE FORMA PRÁTICA

As pessoas estão cansadas de ouvir você falando sobre algum assunto em particular? Você precisa se conter para não falar de determinado tema? Use suas obsessões para descobrir talentos que podem estar escondidos.

Mesmo que você tenha obsessão por algo que seja difícil ligar a um talento, como assistir filmes ou televisão, dê um pouco de crédito a si. Talvez você tenha um talento para contar histórias, ou analisar narrativas. Talvez você tenha o talento de apreciar ângulos de câmera. Todo crítico de cinema começa pelo mesmo caminho. Canalize essa obsessão e transforme-a em aprendizado. Aprenda sobre história do cinema e filmagem.

 VIBRE, COMEMORE E ACOMPANHE CADA VITÓRIA CONQUISTADA

Sentindo-se sem Talento? Talvez você ainda não tenha aprendido identificar e comemorar suas vitórias, mesmo nos pequenos objetivos, comemorar e passar ao próximo degrau e vital. Pense criativamente em relação a como esses sucessos podem se conectar a talentos e habilidades significantes.

 A TECNOLOGIA PODE CAUSAR O EFEITO NEBLINA

Shows como “America’s Got Talent” possuem definições estreitas em relação ao termo “talento”. Se você não for um jovem atraente com uma história triste cuidadosamente produzida e uma voz de canto brilhante, esses shows afirmarão que você não possui talentos.

Ser talentoso não significa ser famoso, atraente ou um bom artista. Significa dedicação, pensamento criativo e atenção a detalhes. Significa que você tem uma curiosidade insaciável de transformar habilidades em técnicas. Você só precisa encontrar seus talentos

 SEUS AMIGOS, FAMILIARES TEM PAPEL IMPORTANTE NA BUSCA

Uma das melhores maneiras de descobrir quais talentos escondidos você tem é conversar com pessoas que lhe conhecem. Nós tendemos a desconsiderar nossas habilidades e esconder talentos, esquecendo nossas melhores características. Se você for sortudo o bastante para ter amigos e familiares que se importam com seu bem-estar, eles não hesitarão em apontar seus talentos.

 VOCÊ TEM PONTOS FRACOS E FORTES – IDENTIFIQUE-OS

Uma maneira de pensar sobre o talento é refletir sobre sua habilidade natural de fazer determinada coisa, executando atividades específicas com certa facilidade. Você também pode definir talento como a habilidade de superar certo obstáculo. Não permita que desafios ou obstáculos lhe impeçam de experimentar coisas novas e de desenvolver talentos.



 IDENTIFICOU UM TALENTO, TRANSFORME-O EM HABILIDADE

Ter talento não significa que, se você não se dedicar, não conseguirá cultivar habilidade.
Quando encontrar um talento, pense que ele é uma semente. Você pode começar bem, mas terá de regá-la, adubá-la e remover ervas daninhas para garantir o crescimento saudável da planta. Isso exige trabalho.

 IDENTIFIQUE OUTRAS PESSOAS TALENTOSAS. FAÇA BENCHMAKETING

Talentos desenvolvem talentos. Busque pessoas que possuem talentos similares ao que identificou, troque experiências, compartilhe você terá um consultor sobre o assunto que pode lhe ajudar nas perspectivas de desenvolvimento em suas habilidades. Aprenda tudo o que puder com pessoas talentosas.

Encontre um mentor que esteja disposto a lhe mostrar como desenvolver suas novas habilidades. Guitarristas novatos precisam de bons professores. Cantores novatos precisam de outros para produzir música.

 ENTENDA A COMPLEXIDADE DE SEUS TALENTOS

Transformar o talento em habilidade será difícil. Quanto mais você aprende sobre um tema, uma tarefa, ou uma habilidade, mais complicada ela se torna. Dedique-se para aprender tudo que puder sobre seu campo e desafie-se a se tornar um mestre.

Transforme seu talento em algo especial. Faça com que seu talento seja real.

2) TRANSFORMANDO TALENTOS EM ATITUDE
Mesmo se você não tiver talento para tocar guitarra, a prática constante de exercícios com o instrumento permitirá que evolua nessa habilidade podendo, depois de algum esforço, garantir uma evolução consecutiva e firme no propósito de ser um instrumentista de guitarra.

Alguém que pratica, seja um esporte, uma arte ou qualquer outra coisa, sempre será mais talentoso que aquele que jamais pegou num instrumento, num pincel ou em outros instrumentos de treino. O trabalho duro supera a habilidade o tempo todo.

3) AMAR O QUE FAZ INDEPENDENTE DO SEU TALENTO
“A única maneira de fazer um bom trabalho é amando o que você faz. Se você ainda não encontrou, continue procurando. Não se desespere. Assim como no amor, você saberá quando tiver encontrado.” ,
“Para se ter sucesso, é necessário amar de verdade o que se faz. Caso contrário, levando em conta apenas o lado racional, você simplesmente desiste. É o que acontece com a maioria das pessoas.” (Steve Jobs)

4) FAZER O QUE AMA – DAR VIDA A SEUS TALENTOS
É muito bom ver, tocar, receber, Ser presenteado com o talento das pessoas que já tiveram a graça de encontrar-se nele. Um ponto comum nessa satisfação é ter a certeza de que essas pessoas deram “vida” aos Talentos que de alguma forma descobriram em si. A fusão entre o ser humano e seu talento é uma vitrine inspiradora e que revela que praticar o Talento é uma questão de amor, pois quando não nos identificamos com o talento apresentado vemos nele uma grande dificuldade e ficamos arredios a que nós o pratiquemos, afinal o talento visto não nos pertence.

É fato, cada um tem o seu talento, ou os seus! Acontece de forma única, intrínseca, não se repete, e quando alguém tenta copiá-lo fica com cara de porque? É como digital, ninguém tem a mesma!

Nesse tópico o foco é perceber que o amor pelo talento dá vida a ele, que o fazer o que se ama dá consistência ao aprimoramento de cada talento. Não se encontra um talento sendo exercício sem que seu tutor não goste ou sinta prazer ao fazê-lo.

5) DAR TESTEMUNHO DO AMOR AO TALENTO – SEMEAR / PLANTAR TALENTOS
Agora que temos os caminhos para identificar nossos Talentos e sabemos que para desenvolvê-los e exercitá-los o amor por cada um deles é essencial ficará mais fácil desenvolver e caminhar na direção do aperfeiçoamento.
A cada passo nesse desenvolvimento do talento acabamos por promover sua divulgação a nossa rede de relacionamento, acabamos inspirando outros a buscar e identificar talentos, o amor será o fator inspirador para esse vírus se propagar, assim acontece nas empresas Talentos inspiram Talentos.
Semeando talentos e plantando inspiração seremos agentes transformadores e propagadores da necessidade do Ser Humano em encontrar-se, encontrar os motivos que o ligam a Terra / Ar / Espaço e Água, sim porque normalmente nossos Talentos estão intimamente ligados a um ou mais desses etéreos meios terrestres e espirituais.

IR ALÉM DO ESPERADO EM NOSSA CARREIRA

Afinal, ir além do esperado em nossa carreira profissional só terá sentido se a conduzirmos com foco em identificar nossos Talentos e os praticarmos com Amor, assim sendo nossa missão ficará mais assertiva, mais tranquila e no final será natural transmitirmos a semeadura dos Talentos nas demais pessoas de nosso relacionamento.
Se você faz apenas o básico, então é recomendável que se pergunte: será que é hora de valer mais ao oferecer algo além do esperado, desenvolver e praticar o meu Talento.

Nossa carreira é uma sucessão de dias sobrepostos, em cada dia devemos somar sucessos e no final de um grande período olharemos para trás com foco no balanço desse período. Nesse momento identificando que percorremos esse período com amor, praticando nossos Talentos, teremos a grata satisfação de chegar à conclusão de que SOMOS VENCEDORES.

Se até agora você apresentava resultados padrão, agora é o momento de ir além do esperado, de ser extraordinário. Com atitudes nesse sentido, buscar seus Talentos e superar as crises existenciais. Tudo vai depende da escolha de ir em frente, de fazer e ser a diferença.
O futuro nada mais é resultado do que semeamos, portanto, é tempo de parar de construir castelos de areia, eles são fortes até a primeira onda depois se desmancham sem deixar vestígios. É preciso passar a edificar castelos sólidos que serão testemunho histórico de seus Talentos, de suas conquistas.

Vitor Marques - Executivo de Recursos Humanos, Coach e Palestrante

Nenhum comentário:

SABEDORIA

"  NÃO SEI SE SEI, MAS DE TUDO O QUE SEI ASSUMO NÃO SER IGNORANTE INCLUSIVE SABER QUE NADA SEI" (Vitor M S Marques)