24/04/2017

EQUIPES INTERCORRENTES

Não conheço um time ou uma equipe de trabalho que tenha conseguido alcançar seus objetivos de conquistas sem que na composição de seu grupo houvesse a mescla entre a JUVENTUDE e a EXPERIÊNCIA. Somente esse equilíbrio leva grupos, qualquer que sejam seus objetivos, a obter: equilíbrio, metodologia, energia vital, garra, conteúdo vivencial e técnico além da confiança para alcançar suas metas.

Toda vez que uma empresa ou órgão público necessita formar equipes permanentes ou temporárias sua busca na configuração do time deve contemplar o equilíbrio entre profissionais juniores, plenos e seniores, cada uma dessas características de experiência e formação agregará força vital as potencialidades necessárias ao grupo em formação.

Recentemente escrevi sobre a crise mundial nas organizações sobre a perda do conhecimento, onde as empresas e entidades governamentais que não valorizam seu capital sênior, com a aposentadoria destes profissionais perdem anos e anos de experiências e tecnologia, por outro lado empresas que permanecem apenas com pessoas seniores pecam pela falta de energia, pela mesmice de seus processos e assim continuam a obter os velhos resultados.
Se você vai decidir pela montagem de uma equipe de trabalho em uma empresa ou vai empossar pessoas em cargos públicos ou privados, pense nisso! Analise o time que você necessita, avalie os resultados que deseja, perceba que se você continuar a fazer sempre a mesma coisa o resultado será se não o mesmo, possivelmente menor, pois a curva do sucesso tende a diminuir se não for reciclada permanentemente.

Se você está escolhendo pessoas atente para as principais características que devem nortear sua decisão:

O Colaborador “lucro” - A Formação de Equipes Empreendedoras começa pela compreensão da necessidade de atrair pessoas com comportamentos mais empreendedores.
Grandes Propósitos – É até possível formar grandes equipes em empresas de propósitos medíocres, mas seus membros se desmotivarão rapidamente. Preocupe-se com a missão e a visão do seu negócio.
As pessoas certas nos lugares certos – Cabe ao empreendedor primeiro refletir sobre os “lugares certos” que serão ocupados pelas “pessoas certas.
Visão de Mundo - Não se trata de formar um exército de robôs que agem de forma programada. Mas é importante reunir pessoas que acreditam e vivenciam as mesmas crenças e atitudes que a empresa.

Cada empresa, uma pessoa – Se estiver convicto dos quatro elementos anteriores, você tenderá a formar uma equipe empreendedora e, assim, terá mais chance de deslanchar, Para selecionar as pessoas “certas”, o conceito de brand character, utilizado no marketing, pode ser útil.

Pense grande. Pensar grande dá o mesmo trabalho que pensar pequeno. E grande não só no tamanho. É fato que nem sempre grandes empresas começaram com grandes propósitos.

Pois bem, é hora de usar a sua INTELIGÊNCIA na escolha de Pessoas, mesclar o jovem, o mais experiente, o mais ousado, o mais assertivo. EQUIPES DE SUCESSO SÃO A SOMA DAS DIFERENÇAS, então sua a sua capacidade de EMPREENDER e montar equipes de SUCESSO.

Nenhum comentário:

SABEDORIA

"  NÃO SEI SE SEI, MAS DE TUDO O QUE SEI ASSUMO NÃO SER IGNORANTE INCLUSIVE SABER QUE NADA SEI" (Vitor M S Marques)