18/12/2019

OS PASSOS QUE DAMOS SÃO IMPULSOS PARA MUDAR



Nos caminhos da vida nos deparamos com pedras que às vezes nos parecem montanhas, intransponíveis e que nos impõe atitudes drásticas. Nos deparamos com as dúvidas naturais do caminho, superar obstáculos, superar curvas e retas, superar as dimensões do tempo e do espaço.

As pedras nos apresentam alternativas de explosão, de impotência perante sua dimensão e dureza. As pedras nos apresentam eventuais desvios, contornar sua presença, fazer um túnel e ultrapassar por cima, por baixo, por dentro ou simplesmente com o poder do laser a dissolver.

Na vida as pedras são momentos de parada, reavaliar o caminho, redimensionar as estratégias, reaproveitar as pedras do passado para fazer escadas, recuperar o fôlego para depois retomar o caminho. As pedras podem vir logo depois da curva, não tínhamos a visão dela, ou podem estar ali na linha do horizonte que enxergamos ao percorrer o caminho, previsíveis, sabemos que está lá, teremos que superar

Há pedras físicas, duras e maciças. Há pedras biológicas, invisíveis e disfarçadas. Há pedras ocultas em nós mesmos. Há pedras que lá não estão, mas que fazemos questão de pensar que existem. Porém pedras não são barreiras, são alavancas, elas nos reposicionam no caminho, elas são sinais de que continuamos percorrendo o caminho da vida, e claro na vida não há caminho asfaltado, concretado e sem buracos ou pedras. A vida são produz diversas condições para que possamos aprender, evoluir, reconduzir e valorizar cada passo dado, cada objetivo conquistado.

Hoje em nossos países temos pedras enormes, pedras que bloqueiam a luz, que nos deportam dos sonhos e nos impõe parada obrigatória. No Brasil e em Portugal, aliás no mundo, estamos percorrendo um caminho pedregoso, cheio de buracos e pedras, são caminhos obrigatórios que a evolução tem colocado a nossa frente, a nossa prova de superação civilizatória humana.

Não podemos deixar de percorrer o caminho, a história nos dá esse testemunho. Em nosso frio dominamos o fogo, em nossa limitação física de força inventamos a roda, em nossa necessidade de perpetuar o aprendizado criamos a escrita, em nossa sede pela comunicação criamos a internet...talvez tenhamos nos esquecido de criar algo para nossa sobrevivência espiritual, pois convivemos hoje com pedras no caminho decorrentes da mais simples forma humana de viver, a relação “pele a pele”, do entendimento do outro, do amor pelo próximo. Nos tornamos escravos de nós mesmos, do nosso egoísmo, do “ter” e não valorizamos o “ser”. Caminhos pautados pelo amor, pela fé, pelo respeito, pela paz são mais fáceis de se percorrer. Caminhos que percorremos juntos, com o incentivo do outro, da família e dos amigos são ainda mais fáceis de seguir. Caminhos abertos pela Paz são serenos, brandos, sem curvas e sem buracos, armadilhas.

Os caminhos são assim, muitas vezes imprevisíveis, sem que enxerguemos a distância a ser percorrida, mas toda vez que nós, nosso país e nosso mundo está junto, pautando a jornada com o amor e respeito ao outro, esse caminho é mais ameno, mais brando e com certeza nos leva a objetivos bons, aprazíveis a nós todos. As pedras e montanhas do caminho, acredito, são patamares para avistarmos a dimensão de nossa tarefa, que não é fácil, mas obrigatória, a vida é o caminho que todos temos que percorrer e dela levarmos a nossas recompensas: A vida plena, o amor entre todos nós ditos Humanos, pois somos todos uma família, todos tivemos origens iguais e miscigenadas.

A vida é um caminho que percorremos apoiados um pelo outro, pelo Amor incondicional a humanidade, pois dela somos célula primordial, de nós dependem a continuidade da Fé. Fé com a qual continuo a acreditar na humanidade. Boa viagem pelos caminhos da vida. Aliás, uma pedra que você agora mesmo ao ler esse artigo pode estar imaginando: Como aproveitar esse conteúdo para continuar acreditando e percorrendo o caminho de minha vida. Saiba, você, que está desesperado com a montanha que está a sua frente, juntos seremos mais fortes, peça ajuda, não se perca do caminho, não caia pelos lados do caminho, continue em frente, respire e creia que tudo é possível para aqueles que se levantam e vão em frente.

Vitor Marques
Executivo de RH, Conselheiro de Carreira e Palestrante

Nenhum comentário:

SABEDORIA

"  NÃO SEI SE SEI, MAS DE TUDO O QUE SEI ASSUMO NÃO SER IGNORANTE INCLUSIVE SABER QUE NADA SEI" (Vitor M S Marques)