07/08/2020

A CONQUISTA DA LUA – A CONQUISTA DO CÉU – A PERDA DA TERRA!

 Nos dias que estamos presos em nossa “nave espacial terrena”, ou seja, na quarentena de nosso espaço a que chamamos de casa, acabei por ler revistas / livros, assistir a programas de tv, documentários e muito material antigo, momentos de reflexão pelas conquistas do passado e a busca pelo conhecimento adquirido a fim de obter base para superar esses momentos inéditos em nossas vidas.

Revisitei muito material, mas uma história que me chamou a atenção foi a saga humana para a conquista do espaço, a lua mais especificamente. A humanidade se determinou a essa conquista, os motivos podem ser os mais variados desde a tal “guerra fria”, os econômicos e até os de afirmação egocêntrica desses conquistadores – mas não há de se negar que quando o Ser Humanos se determina a fazer algo, muito provavelmente ele o fará, o custo para isso pode ser indeterminado – mas o fará.

A conquista da lua foi assim , trilhões de dólares de investimentos, políticas e políticos se digladiando para obter isso ou aquilo, países correndo não sei bem contra ou a favor do que, situações as mais variadas se contrapondo e contradizendo – mas o objetivo permaneceu à frente e num determinado momento foi obtido, muito embora até hoje a “Teoria da Conspiração” negue o fato.

Fico pensando que essa conquista é um exemplo de que nada se coloca a frente do Ser Humano quando ele deseja algo, quando ele se determina a conquistar seus objetivos, seja o objetivo individual, seja o objetivo de um país e até de um planeta.

Isso nos leva ao presente, uma Pandemia que paralisou um planeta, empurrou a todos para suas capsulas caseiras, definiu que tudo é limitado a tênue realidade, a de que somos frágeis, sim frágeis nas nossas conquistas. Nada temos, de nada somos dono, não seremos eternos no mundo material, não teremos o reconhecimento eterno, aliás nem no temporal de nossas pequenas vidas.

Nossa tênue liberdade é frágil porque outros seres microscópicos nos impõem limites de espaço e tempo. Na realidade a relação com a história que mencionei da conquista da lua nos remete a que não conquistamos nada, pelo contrário, somos conquistados todos os dias de nossas vidas.

Conquistados pelo desejo de Ter e não de Ser; Conquistados pelo amanhã e não pelo hoje, Conquistados pelas relações incipientes e não pelas relações duradouras – aquelas do coração; Conquistados pelas guerras da conquista do espaço fisicio e intelectual quando a essência da vida está no espaço de nossa alma e para isso, Graças a Deus, não é possível uma guerra ampla, geral e irrestrita.

Não conquistamos a Lua, nem o Céu – Não conquistamos nada que não seja o fruto de nossa viagem de amadurecimento pela vida espiritual, em Sermos melhores pessoas, em Ter mais Amigos, em Estar com a Família, em Ajudar ao Próximo – Essas são as razões da vida.

Enquanto a Humanidade se preocupar com as conquistas físicas estaremos longe das conquistas do Espírito me por consequência os VIRUS nos consumirão de tal forma que sermos escravos de nós mesmos

Que você, dentro da sua cápsula da pandemia, sua casa, possa encontrar suas verdadeiras conquistas,  tornar-se mais forte em sua alma, usar mais a fraternidade para ampliar suas relações e verdades, poder viver mais uma vida em Humanidade do que a que vivemos no asfalto onde nada nasce só muda de lugar...

Estamos num mesmo barco mas em oceanos diferentes, talvez com destinos distintos, transportes a uma velocidade diferente, objetivos inconstantes – mas pode ser que em algum momento da viagem descubramos que podemos nos encontrar e viajar juntos

Até breve, viajantes da Lua, do Céu e com certeza da Terra. Não deixe de conquistar a Terra, afinal ela é nosso útero e em breve o dia do parto chegará. Boa Hora a todos!

Vitor Marques

Executivo de RH, Consultor e Palestrante

 

Nenhum comentário:

SABEDORIA

"  NÃO SEI SE SEI, MAS DE TUDO O QUE SEI ASSUMO NÃO SER IGNORANTE INCLUSIVE SABER QUE NADA SEI" (Vitor M S Marques)