Amigos
Será realizada em Brasília entre os dias 15 e 18 de dezembro e integra o calendário das comemorações pelos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Informações sobre a etapa estadual e distrital da 11ª CNDH, pode-se consultar e baixar documentos como o Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH I e II), e convenções internacionais ratificadas pelo Brasil tanto no âmbito do sistema global ONU, quanto no âmbito do sistema regional OEA.
http://www.11conferenciadh.com.br
fonte: grupo yahoo maedeficiente
Vitor Marques
Executivo de Recursos Humanos. Palestrante. Escritor "O horizonte visível é apenas um detalhe para aqueles que enxergam mais longe" Você já sorriu hoje?
14/08/2008
08/08/2008
CURIOSIDADES - Abertura do Portão de ORION
Olá amigos, segundo consta hoje é Dia da abertura do portão de ORION, até por isso a Olimpiada está sendo aberta nesse dia -
Nesse dia tudo que fizermos (bom ou mal) se potencializa milhões de vezes)
SAÚDE, PAZ, AMOR e FELICIDADE sempre foi, permanece e será meu desejo a vocês - meus amigos
Significado do Número 8
Simboliza o equilíbrio, a justiça, a auto-exigência.
Percebemo-nos em um mundo materialista, exigente, competitivo, injusto.
E sentimos necessidade de equilíbrio e de justiça.
É necessário buscar o lado material ao mesmo tempo em que desenvolvemos o lado espiritual.
O processo de Ascensão Planetária chega numa data extremamente importante: O dia de Abertura do Portal de Orion.
A constelação de Orion é um ponto de referência cósmico,a energia que, laboriosa
e amorosamente tece a trama da teia da vida na galáxia.
Os mais altos poderes do Universo abrem novos níveis vibratórios, desconhecidos até agora, como parte do processo evolutivo da Humanidade.
É o momento de elevarmos o nível da nossa vibração para que possamos produzir um disparo de energia, como nunca se produziu antes, a nível planetário.
É o momento de abrirmos o portal que corresponde aos seres humanos conscientes de sua missão na Terra.
O efeito desta abertura será a ampliação da intensidade de nossas emoções e desejos
em um milhão de vezes.
Cada pensamento, cada emoção, todas as intenções, cada desejo,não importa se bom ou ruim, doente, positivo, negativo,será ampliado mais de um milhão de vezes em nossa intenção.
Um momento cósmico importante porque a abertura do Portal de Orion estará acessível a todos nós que buscamos incessantemente equilibrar e harmonizar nossos padrões de freqüência.
Desta forma,seremos capazes de armazenaro máximo da Luz do Criador!
Uma oportunidade sem precedentes para o crescimento humano
Nossos pensamentos criam nossa realidade a partir do que focarmos em pensamentos e desejos.
A abertura do Portal solidificará o pensamento que focarmos numa proporção acelerada
fazendo-os se manifestarem um milhão de vezes mais rápido que normalmente aconteceria
Trata-se de uma dádiva planetária,mais que importante,crucial e determinante para o êxito do processo transcendente de luz.
o suspiro galáctico que dá alento à vida – na busca da força criativa original e primogênita a intensa luminosidade, geradora e sustentadora de todas as manifestações energéticas no Planeta Terra.
É também uma maravilhosa dádiva,porque estaremos conectados com a Fonte de Energia Universal em proporções infinitamente benéficas e generosas.
Esta abertura de luz poderá também ser um maravilhoso instrumento,pois se estivermos focados em pensamentos positivos eles se manifestarão em nossa realidade quase que imediatamente.
Certamente poderá ser um precioso presente para nós, se usarmos esta informação positivamente.Devemos nos focar em bons pensamentos...na cura, bem estar, delicadeza, gratidão..para nós mesmos e para a Humanidade!
Neste dia o Ser Humano pode estar presenciando um milagre pela união do bem.
O mais benéfico, porém não exatamente necessário, seria estarmos em estado meditativo durante todo o dia.
O importante é estarmos receptivos e conscientes da abertura do Portal de Orion às 08:08hs deste dia 08/08/08.
Para meditar e entrar em sintonia, o ideal é estarmos próximos a um campo verdejante
ou cachoeira, praia, riacho.
Entremos em sintonia pela Paz pela Vida pela Humanidade
INSPIRE AMOR
EXPIRE LUZ
INSPIRE LUZ
EXPIRE AMOR
Fonte: site gotas de Crystal
Abraços
Vitor Marques
Nesse dia tudo que fizermos (bom ou mal) se potencializa milhões de vezes)
SAÚDE, PAZ, AMOR e FELICIDADE sempre foi, permanece e será meu desejo a vocês - meus amigos
Significado do Número 8
Simboliza o equilíbrio, a justiça, a auto-exigência.
Percebemo-nos em um mundo materialista, exigente, competitivo, injusto.
E sentimos necessidade de equilíbrio e de justiça.
É necessário buscar o lado material ao mesmo tempo em que desenvolvemos o lado espiritual.
O processo de Ascensão Planetária chega numa data extremamente importante: O dia de Abertura do Portal de Orion.
A constelação de Orion é um ponto de referência cósmico,a energia que, laboriosa
e amorosamente tece a trama da teia da vida na galáxia.
Os mais altos poderes do Universo abrem novos níveis vibratórios, desconhecidos até agora, como parte do processo evolutivo da Humanidade.
É o momento de elevarmos o nível da nossa vibração para que possamos produzir um disparo de energia, como nunca se produziu antes, a nível planetário.
É o momento de abrirmos o portal que corresponde aos seres humanos conscientes de sua missão na Terra.
O efeito desta abertura será a ampliação da intensidade de nossas emoções e desejos
em um milhão de vezes.
Cada pensamento, cada emoção, todas as intenções, cada desejo,não importa se bom ou ruim, doente, positivo, negativo,será ampliado mais de um milhão de vezes em nossa intenção.
Um momento cósmico importante porque a abertura do Portal de Orion estará acessível a todos nós que buscamos incessantemente equilibrar e harmonizar nossos padrões de freqüência.
Desta forma,seremos capazes de armazenaro máximo da Luz do Criador!
Uma oportunidade sem precedentes para o crescimento humano
Nossos pensamentos criam nossa realidade a partir do que focarmos em pensamentos e desejos.
A abertura do Portal solidificará o pensamento que focarmos numa proporção acelerada
fazendo-os se manifestarem um milhão de vezes mais rápido que normalmente aconteceria
Trata-se de uma dádiva planetária,mais que importante,crucial e determinante para o êxito do processo transcendente de luz.
o suspiro galáctico que dá alento à vida – na busca da força criativa original e primogênita a intensa luminosidade, geradora e sustentadora de todas as manifestações energéticas no Planeta Terra.
É também uma maravilhosa dádiva,porque estaremos conectados com a Fonte de Energia Universal em proporções infinitamente benéficas e generosas.
Esta abertura de luz poderá também ser um maravilhoso instrumento,pois se estivermos focados em pensamentos positivos eles se manifestarão em nossa realidade quase que imediatamente.
Certamente poderá ser um precioso presente para nós, se usarmos esta informação positivamente.Devemos nos focar em bons pensamentos...na cura, bem estar, delicadeza, gratidão..para nós mesmos e para a Humanidade!
Neste dia o Ser Humano pode estar presenciando um milagre pela união do bem.
O mais benéfico, porém não exatamente necessário, seria estarmos em estado meditativo durante todo o dia.
O importante é estarmos receptivos e conscientes da abertura do Portal de Orion às 08:08hs deste dia 08/08/08.
Para meditar e entrar em sintonia, o ideal é estarmos próximos a um campo verdejante
ou cachoeira, praia, riacho.
Entremos em sintonia pela Paz pela Vida pela Humanidade
INSPIRE AMOR
EXPIRE LUZ
INSPIRE LUZ
EXPIRE AMOR
Fonte: site gotas de Crystal
Abraços
Vitor Marques
07/08/2008
OPINIÃO - Tsunami Consumo Sustentável - Buscam-se Salva Vidas!

Olá amigos
Dentro da tendência que vem se consumando no planeta sobre o Consumo Sustentável, várias citações da imprensa vem revelando a percepção de cidadãos e ONGS sobre a necessidade de "frear" o consumo, estabelecer novos parâmetros sobre o que realmente traz a "felicidade", aliás dentro dessa ótica, pregam seus adeptos de que nada adiantará o alto consumo cada vez mais deteriorar o meio ambiente, porque isso vai determinar o dia em que não teremos existência física para sermos felizes pois não estaremos mais aqui.
Diante dessa encruzilhada economica, onde nossas empresas são sustentadas por seus produtos e serviços e onde o consumo sustentável vem sendo alardeado como a frenagem do consumo de uma forma ampla, o que nossas organizações estão definindo em suas estratégias de sustentação comercial?
Aprendemos a duras penas com as dificuldades´para implementação em seu início do caminho para a Responsabilidade Social. Sua "venda" às organizações foi muito dificil e ainda o é, mas a consciência plena do que seja está aí
Alguns de nos e de nossas empresas evoluiram ´para a Sustentabilidade - outro caminho dificil de ser conscientizado - mas também um caminho sem volta e vejam nem a Responsabilidade Social e muito menos os conceitos da Sustentabilidade estão totalmente institucionalizados e vem essa tal de Sustentabilidade Consciente?
Nossas organizações pensam a respeito? Você como profissional engajado nessa cultura pensa a respeito - mas veja, o momento não é mais "pensar" - é agir, mas agir como?
O tsunami sobre - "O menos é mais" como no exemplo dos Adbusters, está se formando no meio do oceano, devemos nos preparar (nós e a nossas organizações), porque na hora que ele chegar em nosso litoral, talevz não hajam bote salva vidas para todos e aí...bem aí..o futuro determinará as consequências.
Meus amigos, desculpe pela pretensão, mas como profissionais que somos, temos o dever de pelo menos registrarmos as oscilações sismográficas que estão no meio do oceano, pensar e definir ações à respeito, pois se assim não o fizermos corremos o risco de que nós mesmos ficaremos sem os bote Salva-Vidas, nossas empresas poderã oestar numa lista de boicotes com a divulgada no site http://www.ethicalconsumer.org/Boycotts.aspx, e aí poderá ser tarde
Como referência ao que estou abordando recomendo a leitura da matéria de publicada no site do Estadão - caderno VIDA que tem o titulo "Menos é mais: grupos anti-consumismo ganham espaço com a internet" - è uma das referência dentre muitas que vem sendo colocadas na mídia e que podem ser inspiradoras para você
LINK - http://blog.estadao.com.br/blog/vialli/?title=menos_e_mais_a_revolucao_dos_grupos_anti&more=1&c=1&tb=1&pb=1
Recomendo que assistam o vídeo da Tides Foundation, dos EUA.
Um forte abraço a todos e que sejamos consumistas responsáveis, inclusive com nossas próprias empresas, sendo verdadeiros defensores da sustentabilidade global, aliás o dia Dos Pais está aí...
Vitor Marques
Gestor de Pessoas, Consultor e Palestrante Motivacional
vitormarquesy@yahoo.com.br
05/08/2008
Explorar os SONHOS

Você explora seus sonhos?
No estilo Indiana Jones, a busca pelo sonho, o sonho dos tesouros da alma, o sonho da conquista daquilo que ninguém conseguiu...
O sonho é a primeira fase de todo grande projeto...Seja um Indiana...vá em busca de seus sonhos...e não se esqueça..eles estão mais próximos do que imagina...
Vitor Marques
O MESTRE E O SINO

Um discipulo faz uma pergunta a seu mestre logo depois de ter sido orientado a sempre que conquistasse uma evolução em seu aprendizado tocar um sino que ficava na frente do local onde recebia as orientações de seu mestre
- Mestre, porque eu devo tocar o sino uma vez sempre que conseguir uma vitória e duas vezes sempre que for derrotado?
Respondeu o Mestre:
- Meu filho, as vitórias devem ser anunciadas ao mundo, porque elas são inspiradoras para que outros se inspirem, a sua vitória de hoje poderá ser a vitória de seu semelhante amanhã - por isso anuncie e regozige-se por suas conquistas, mas faça apenas um comunicado leve, apenas uma batida do sino, isso já basta a nossos ouvidos.
Quanto as suas derrotas - elas devem ser anunciadas com alarde, porque servirão de alerta para que outros não cometam os mesmos erros, pois a humanidade é mais pródiga em erros do que em acertos e é sua obrigação alertar aos outros"
A sua vitória é inspiradora, a sua derrota ainda mais, pois me permite evitar os erros que cometeu
Vitor Marquues
Gestor de Pessoas, Consultor e Palestrante Motivacional
vitormarquesy@yahoo.com.br
ATUALIDADES - Como melhorar a educação? A lição dos rankings educacionais
A maioria das escolas ficou congelada desde o século XIX. Até hoje elas aplicam conceitos idênticos aos daqueles colégios concebidos para tornar as pessoas compatíveis com a era industrial. Um de seus pilares é a divisão do conhecimento por áreas estanques e incomunicáveis. O outro é o treinamento para a execução de tarefas repetitivas. Enquanto focam demais em idéias do passado, as escolas deixam de mirar em uma questão-chave e bem mais atual: o fundamental é que as pessoas aprendam a aplicar esse conhecimento em novas e avançadas áreas – e que não apenas o tenham armazenado. (Andreas Schleicher, físico alemão, responsável há oito anos pelo PISA, em entrevista a revista Veja)
Schleicher tem condições de afirmar que as escolas, em sua maioria, estão congeladas desde o século XIX. Acompanhando a evolução do ensino mundial a partir dos dados coletados pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), como coordenador geral do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), o físico alemão está atualizadíssimo quanto as informações dos 57 países que participam destas provas e mais, está indo além disso, já tendo visitado mais de 100 países para visitar escolas e conversar com autoridades e responsáveis pela educação.
E o que afirma esse especialista quanto aos estudantes que estão sendo formado pelas escolas brasileiras? De acordo com Schleicher, as provas aplicadas pela OCDE demonstram que os estudantes brasileiros “demonstram certa habilidade para decorar matéria, mas se paralisam quando precisam estabelecer qualquer relação entre o que aprenderam na sala de aula e o mundo real”.
Somente essa afirmação já é bastante sintomática e grave para que atentemos muito para ela. O “decorar matéria” ainda prevalece e, a sua permanência como pedra angular de estruturação e funcionamento do sistema educacional brasileiro é o primeiro sinal do grande atraso que estamos vivendo. Os alunos apenas memorizam informações para que tarefas imediatas, relacionadas a sua sobrevivência nos cursos que estão fazendo, lhes garantam o sucesso necessário a tal circunstância. Na prática significa dizer que sabem o conteúdo para fazer algumas tarefas, trabalhos e, principalmente, avaliações. Depois disso, sem ver qualquer valor ou utilidade prática nestes conhecimentos para suas vidas, os descartam...
Não conseguem, como o próprio Schleicher diz, “estabelecer qualquer relação entre o que aprenderam na sala de aula e o mundo real”... E a falta de conectividade entre aqueles saberes e a vida extra-escolar, praticamente condena a escola, aos olhos de seus alunos, a ser um ambiente cada vez menos interessante e necessário. Não são poucos aqueles que estão nas salas de aula apenas para conseguir os diplomas e históricos escolares, requisitados para obter empregos, sem entender que há muito mais na educação do que documentos que dão acesso as benesses do mundo real...
“Em um momento em que se valoriza a capacidade de análise e síntese, os brasileiros são ensinados na escola a reproduzir conteúdos quilométricos sem muita utilidade prática”, prossegue o físico alemão que coordena o PISA. Suas palavras sintetizam justamente aquilo que mais parece faltar na educação brasileira, ou seja, o trabalho educacional que emancipa o aluno, tornando-o capaz de pensar por si próprio, articulando suas próprias idéias a partir do uso das ferramentas que lhes são concedidas pelas escolas, pautadas no conhecimento formal, de bases científicas.
Mas como fazer com que isso se torne realidade? Afinal de contas, os índices e rankings nacionais e internacionais estão escancarando a realidade da educação nacional e ainda assim continuamos sem saber ao certo o que pode e deve ser feito para efetivamente melhorar nossas escolas.
Estive há alguns dias envolvido com palestras para professores de duas diferentes redes municipais de ensino do interior do estado de São Paulo. Abordei temas tão distintos quanto a criatividade em sala de aula, o cinema na escola e o uso dos blogs em educação. Apesar de diferentes, os temas tinham em comum o interesse e a disposição de apresentar para os educadores alguns elementos fundamentais rumo a uma educação de melhor qualidade.
O primeiro deles é a convicção de que a resposta para a questão da qualidade da educação está nos próprios professores. Tanto no aspecto individual quanto no coletivo. Passa, em primeiro lugar, por uma indispensável revisão e autocrítica, que exige enorme maturidade por parte de quem a realiza. Ser capaz de olhar para dentro, perceber as dificuldades e problemas, a necessidade de atualização e estudo e, principalmente, de planejar e efetivar as mudanças é uma das mais complexas realizações humanas...
Reconhecer erros. Identificar problemas. Buscar soluções. Planejar novos caminhos. Tudo isso deve ser feito a partir de um constante intercâmbio. Na própria escola em que o professor leciona isso não tem acontecido. Menos ainda em relação às outras escolas do município. E são poucos ainda os heróis que buscam informações alhures, ou seja, em regiões e locais com os quais não tem proximidade geográfica alguma...
Numa das palestras que realizei disse aos professores que “internet” significa, literalmente, “entre redes”. Perguntava antes a alguns deles, todos membros de uma mesma rede de ensino, se conheciam os demais colegas que participavam do encontro. Ninguém respondeu afirmativamente esta questão. Não se conheciam. Muito menos sabiam o que os outros estavam realizando em sala de aula...
Perguntei-lhes se não seria útil conhecer práticas alheias bem-sucedidas para aplicar em suas salas de aula. Todos assentiram, ou seja, concordaram com a idéia. Disse a eles então que uma idéia bastante interessante seria criar blogs de suas escolas, construí-los coletivamente (todos os professores teriam acesso e poderiam abastecer essa página), divulgar entre as outras escolas da rede e, a partir disso, começar a “trocar figurinhas”. Questões metodológicas, disciplinares, de conteúdo, novas referências, programação de atividades cívicas e culturais, recursos tecnológicos e tantas outras questões poderiam ser sugeridas ... Todos poderiam aprender e crescer juntos... Até os alunos poderiam ser beneficiados...
E quando li a entrevista de Schleicher à revista Veja, eis que me deparo com a seguinte afirmação desse reputado especialista: “Ao ficarem circunscritos às suas fronteiras e resistirem à idéia de aprender com a experiência alheia, os países estão movidos por uma espécie de orgulho patriótico sem sentido. O pensamento geral é algo como: ‘Cada um sabe o que é melhor para suas salas de aula’”.
Transferindo-se essa afirmação para a sala de aula, já que as referências de Schleicher são nacionais, percebemos que as diferenças praticamente inexistem, ou seja, não são apenas os países que estão “circunscritos às suas fronteiras” e que resistem a “aprender com a experiência alheia”, achando que sabem “o que é melhor para suas salas de aulas”... Também os professores fazem isso e, de certa forma, os países apenas são reflexos dessa prática microscópica exercida por cada um dos educadores em sua respectiva escola e sala de aula.
Nesse sentido, é válido lembrar também que Schleicher defende a idéia da valorização da carreira de professor e a criação de incentivos para que mais e melhores estudantes optem por fazer cursos na área da educação. E valorizar significa não apenas aumentar salários aleatoriamente, mas reconhecer esforços relativos a cursos de atualização, assiduidade, utilização em aula das novas tecnologias, intercâmbio de idéias, pontualidade, participação em eventos e reuniões...
Até mesmo a resistência aos rankings nacionais e internacionais deve ser vencida. Estudos como o PISA, o IDEB ou o Saresp, apenas para mencionar alguns mais em evidência, não foram criados para condenar escolas e profissionais, mas para mensurar a evolução da educação e criar critérios lógicos e racionais que orientem uma necessária reengenharia da educação rumo a tão sonhada educação de qualidade...
João Luís Almeida Machado Editor do Portal Planeta Educação; Doutorando em Educação pela PUC-SP; Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP); Professor Universitário e Pesquisador; Autor do livro "Na Sala de Aula com a Sétima Arte – Aprendendo com o Cinema" (Editora Intersubjetiva).Fonte: http://www.planetaeducacao.com.br:80/novo/artigo.asp?artigo=1216
Schleicher tem condições de afirmar que as escolas, em sua maioria, estão congeladas desde o século XIX. Acompanhando a evolução do ensino mundial a partir dos dados coletados pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), como coordenador geral do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), o físico alemão está atualizadíssimo quanto as informações dos 57 países que participam destas provas e mais, está indo além disso, já tendo visitado mais de 100 países para visitar escolas e conversar com autoridades e responsáveis pela educação.
E o que afirma esse especialista quanto aos estudantes que estão sendo formado pelas escolas brasileiras? De acordo com Schleicher, as provas aplicadas pela OCDE demonstram que os estudantes brasileiros “demonstram certa habilidade para decorar matéria, mas se paralisam quando precisam estabelecer qualquer relação entre o que aprenderam na sala de aula e o mundo real”.
Somente essa afirmação já é bastante sintomática e grave para que atentemos muito para ela. O “decorar matéria” ainda prevalece e, a sua permanência como pedra angular de estruturação e funcionamento do sistema educacional brasileiro é o primeiro sinal do grande atraso que estamos vivendo. Os alunos apenas memorizam informações para que tarefas imediatas, relacionadas a sua sobrevivência nos cursos que estão fazendo, lhes garantam o sucesso necessário a tal circunstância. Na prática significa dizer que sabem o conteúdo para fazer algumas tarefas, trabalhos e, principalmente, avaliações. Depois disso, sem ver qualquer valor ou utilidade prática nestes conhecimentos para suas vidas, os descartam...
Não conseguem, como o próprio Schleicher diz, “estabelecer qualquer relação entre o que aprenderam na sala de aula e o mundo real”... E a falta de conectividade entre aqueles saberes e a vida extra-escolar, praticamente condena a escola, aos olhos de seus alunos, a ser um ambiente cada vez menos interessante e necessário. Não são poucos aqueles que estão nas salas de aula apenas para conseguir os diplomas e históricos escolares, requisitados para obter empregos, sem entender que há muito mais na educação do que documentos que dão acesso as benesses do mundo real...
“Em um momento em que se valoriza a capacidade de análise e síntese, os brasileiros são ensinados na escola a reproduzir conteúdos quilométricos sem muita utilidade prática”, prossegue o físico alemão que coordena o PISA. Suas palavras sintetizam justamente aquilo que mais parece faltar na educação brasileira, ou seja, o trabalho educacional que emancipa o aluno, tornando-o capaz de pensar por si próprio, articulando suas próprias idéias a partir do uso das ferramentas que lhes são concedidas pelas escolas, pautadas no conhecimento formal, de bases científicas.
Mas como fazer com que isso se torne realidade? Afinal de contas, os índices e rankings nacionais e internacionais estão escancarando a realidade da educação nacional e ainda assim continuamos sem saber ao certo o que pode e deve ser feito para efetivamente melhorar nossas escolas.
Estive há alguns dias envolvido com palestras para professores de duas diferentes redes municipais de ensino do interior do estado de São Paulo. Abordei temas tão distintos quanto a criatividade em sala de aula, o cinema na escola e o uso dos blogs em educação. Apesar de diferentes, os temas tinham em comum o interesse e a disposição de apresentar para os educadores alguns elementos fundamentais rumo a uma educação de melhor qualidade.
O primeiro deles é a convicção de que a resposta para a questão da qualidade da educação está nos próprios professores. Tanto no aspecto individual quanto no coletivo. Passa, em primeiro lugar, por uma indispensável revisão e autocrítica, que exige enorme maturidade por parte de quem a realiza. Ser capaz de olhar para dentro, perceber as dificuldades e problemas, a necessidade de atualização e estudo e, principalmente, de planejar e efetivar as mudanças é uma das mais complexas realizações humanas...
Reconhecer erros. Identificar problemas. Buscar soluções. Planejar novos caminhos. Tudo isso deve ser feito a partir de um constante intercâmbio. Na própria escola em que o professor leciona isso não tem acontecido. Menos ainda em relação às outras escolas do município. E são poucos ainda os heróis que buscam informações alhures, ou seja, em regiões e locais com os quais não tem proximidade geográfica alguma...
Numa das palestras que realizei disse aos professores que “internet” significa, literalmente, “entre redes”. Perguntava antes a alguns deles, todos membros de uma mesma rede de ensino, se conheciam os demais colegas que participavam do encontro. Ninguém respondeu afirmativamente esta questão. Não se conheciam. Muito menos sabiam o que os outros estavam realizando em sala de aula...
Perguntei-lhes se não seria útil conhecer práticas alheias bem-sucedidas para aplicar em suas salas de aula. Todos assentiram, ou seja, concordaram com a idéia. Disse a eles então que uma idéia bastante interessante seria criar blogs de suas escolas, construí-los coletivamente (todos os professores teriam acesso e poderiam abastecer essa página), divulgar entre as outras escolas da rede e, a partir disso, começar a “trocar figurinhas”. Questões metodológicas, disciplinares, de conteúdo, novas referências, programação de atividades cívicas e culturais, recursos tecnológicos e tantas outras questões poderiam ser sugeridas ... Todos poderiam aprender e crescer juntos... Até os alunos poderiam ser beneficiados...
E quando li a entrevista de Schleicher à revista Veja, eis que me deparo com a seguinte afirmação desse reputado especialista: “Ao ficarem circunscritos às suas fronteiras e resistirem à idéia de aprender com a experiência alheia, os países estão movidos por uma espécie de orgulho patriótico sem sentido. O pensamento geral é algo como: ‘Cada um sabe o que é melhor para suas salas de aula’”.
Transferindo-se essa afirmação para a sala de aula, já que as referências de Schleicher são nacionais, percebemos que as diferenças praticamente inexistem, ou seja, não são apenas os países que estão “circunscritos às suas fronteiras” e que resistem a “aprender com a experiência alheia”, achando que sabem “o que é melhor para suas salas de aulas”... Também os professores fazem isso e, de certa forma, os países apenas são reflexos dessa prática microscópica exercida por cada um dos educadores em sua respectiva escola e sala de aula.
Nesse sentido, é válido lembrar também que Schleicher defende a idéia da valorização da carreira de professor e a criação de incentivos para que mais e melhores estudantes optem por fazer cursos na área da educação. E valorizar significa não apenas aumentar salários aleatoriamente, mas reconhecer esforços relativos a cursos de atualização, assiduidade, utilização em aula das novas tecnologias, intercâmbio de idéias, pontualidade, participação em eventos e reuniões...
Até mesmo a resistência aos rankings nacionais e internacionais deve ser vencida. Estudos como o PISA, o IDEB ou o Saresp, apenas para mencionar alguns mais em evidência, não foram criados para condenar escolas e profissionais, mas para mensurar a evolução da educação e criar critérios lógicos e racionais que orientem uma necessária reengenharia da educação rumo a tão sonhada educação de qualidade...
João Luís Almeida Machado Editor do Portal Planeta Educação; Doutorando em Educação pela PUC-SP; Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP); Professor Universitário e Pesquisador; Autor do livro "Na Sala de Aula com a Sétima Arte – Aprendendo com o Cinema" (Editora Intersubjetiva).Fonte: http://www.planetaeducacao.com.br:80/novo/artigo.asp?artigo=1216
01/08/2008
ORGANIZAÇÃO DE ALTA PERFORMANCE CONTRATA

Todas as empresas de todos os ramos da economia buscam no mercado de trabalho Talentos profissionais que tenham no seu perfil profissional os seguintes requisitos da competência comportamental:
Sejam Movido a Desafios > Que dentro de sua formação esteja impulsionado a aceita-los, que neles encontre o combustível da superação. Que faça dos problemas que encontrar pelo caminho energia propulsora de superação, encontrando através de seu esforço soluções táticas, operacionais e conseqüentemente atingindo resultados delineados. Que na falta dos desafios naturais da organização se imponham tais motivos (desafios) para energizar suas competências em prol da organização. Nem sempre os desafios estarão claros, esperamos desse profissional a proatividade nessa busca.
Tenham Comportamento Surpreendente > Esperamos desse profissional algo que não se aprende em escolas, universidades ou em cursos especializados. Esperamos desse profissional a capacidade de surpreender-nos. Manipular o tangível e o intangível de forma a produzir resultados positivos. Buscar alternativas, ser arqueólogo e cientista da ficção científica. Ir além do que foi pedido ou imaginado, não trazer problemas e sim pelo menos uma solução para cada problema.
Que Definam Objetivos Competentes > Defina objetivos atingíveis, do tipo que você contabiliza resultados práticos e não daqueles que você poderá fica uma carreira toda perseguindo e talvez nunca os alcance. Se você pode projetar a compra de um Fusca, logo em seguida um Uno e assim ir evoluindo de categoria – porque logo de cara você define como objetivo a compra de uma BMW?. O esforço que você faz para atingir seus objetivos tem que equalizar-se com o esforço que a organização precisa que você desprenda para atingir os objetivos dela, por isso o equilíbrio entre os dois mundos é o ideal.
Tenham Decisão > Esse profissional precisa saber que a hora é agora. Adiar decisões, desde as menores que sejam causam um prejuízo considerável ao longo do tempo. Determinação é a ordem do dia. Ela faz a diferença entre os que postergam seu sucesso e os que o alcançam. O fato de você decidir por algo já é decisório para que conquista esse objetivo, portanto, precisamos de alguém que tenha Iniciativa com Acabativa.
Pensem “Eu quero; Eu posso; Eu faço; Eu conquisto; Eu vou” > Essa linha de pensamento é fundamental. Muito se tem falado sobre o filme e livro “O Segredo” – mas na essência sua mensagem é esta, o pensamento positivo. A conquista imaginária dos objetivos vem antes da conquista material ou efetiva destes. Imaginar-se com o objetivo alcançado é rodar o trailer do SUCESSO. Você assiste ao filme depois que conhece o trailer, nesse momento você já se sente atraído a assisti-lo, é assim com sua motivação para conquista de objetivos. Na medida em que pensar positivo, esses objetivos já serão alcançados, pois já os vive desde o planejamento até a conquista.
Sejam e estejam Motivados > Se este profissional que buscamos tiver as características acima delineadas, ele estará MOTIVADO e pronto para entrar em 99% das organizações, pois estas atualmente disputam com toda energia esses Talentos no mercado de Trabalho. Esses profissionais serão o fator de sucesso em longo prazo dessas empresas. Se você tem esse perfil, agora complemente com conhecimento técnico e prepare-se para ser admitido.
Mas amigos, outros pontos quero ressaltar. Na estatística que coloquei acima, das 99% das organizações buscam profissionais com o perfil que aqui definimos, e os 1% restantes, recebem profissionais sem essas características?
Claro que recebem, mas esse 1% são aquelas empresas que não atingem dois anos de existência, são aquelas que são a continuidade imprópria de sua incompetência, não possuem renovação, não tem razão de existência em longo prazo – pois são retratos de seus colaboradores. Desmotivados, sem visão de presente, sem ação de futuro.
Agora que você já se identificou com o perfil do MOTIVADO PARA VENCER eu lhe indicarei o endereço para o qual deve encaminhar seu currículo, não o currículo tradicional, mas sim a carta declaratória de suas qualificações em sintonia com o perfil anunciado. Espero sua Motivação pelo SUCESSO ser manifestada com convicção de que é um profissional de alta performance. Envie sua mensagem para nanyma.adet@yahoo.com.br.
Vitor Marques
Gestor de Pessoas, Consultor e Palestrante Motivacional
vitormarques@yahoo.com.br
BLOG - http://vitormsmarques.blogspot.com/
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A INSTABILIDADE QUE CONTAMINA AS PESSOAS NO MUNDO CONTEPORÂNEO
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O trecho da música “Pedágio dos Ventos” de Jean Tassy assim destaca: “ As bocas caladas enxergam bem mais. Não tem luz prá quem não quis ...
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Palestra realizada na CPFL - Campinas (Companhia Paulista de Força e Luz) LINK INSTAGRAN https://www.instagram.com/reel/DBra42Hvs8_lzhXWjArf...