01/08/2008

ORGANIZAÇÃO DE ALTA PERFORMANCE CONTRATA


Todas as empresas de todos os ramos da economia buscam no mercado de trabalho Talentos profissionais que tenham no seu perfil profissional os seguintes requisitos da competência comportamental:

Sejam Movido a Desafios > Que dentro de sua formação esteja impulsionado a aceita-los, que neles encontre o combustível da superação. Que faça dos problemas que encontrar pelo caminho energia propulsora de superação, encontrando através de seu esforço soluções táticas, operacionais e conseqüentemente atingindo resultados delineados. Que na falta dos desafios naturais da organização se imponham tais motivos (desafios) para energizar suas competências em prol da organização. Nem sempre os desafios estarão claros, esperamos desse profissional a proatividade nessa busca.

Tenham Comportamento Surpreendente > Esperamos desse profissional algo que não se aprende em escolas, universidades ou em cursos especializados. Esperamos desse profissional a capacidade de surpreender-nos. Manipular o tangível e o intangível de forma a produzir resultados positivos. Buscar alternativas, ser arqueólogo e cientista da ficção científica. Ir além do que foi pedido ou imaginado, não trazer problemas e sim pelo menos uma solução para cada problema.

Que Definam Objetivos Competentes > Defina objetivos atingíveis, do tipo que você contabiliza resultados práticos e não daqueles que você poderá fica uma carreira toda perseguindo e talvez nunca os alcance. Se você pode projetar a compra de um Fusca, logo em seguida um Uno e assim ir evoluindo de categoria – porque logo de cara você define como objetivo a compra de uma BMW?. O esforço que você faz para atingir seus objetivos tem que equalizar-se com o esforço que a organização precisa que você desprenda para atingir os objetivos dela, por isso o equilíbrio entre os dois mundos é o ideal.

Tenham Decisão > Esse profissional precisa saber que a hora é agora. Adiar decisões, desde as menores que sejam causam um prejuízo considerável ao longo do tempo. Determinação é a ordem do dia. Ela faz a diferença entre os que postergam seu sucesso e os que o alcançam. O fato de você decidir por algo já é decisório para que conquista esse objetivo, portanto, precisamos de alguém que tenha Iniciativa com Acabativa.

Pensem “Eu quero; Eu posso; Eu faço; Eu conquisto; Eu vou” > Essa linha de pensamento é fundamental. Muito se tem falado sobre o filme e livro “O Segredo” – mas na essência sua mensagem é esta, o pensamento positivo. A conquista imaginária dos objetivos vem antes da conquista material ou efetiva destes. Imaginar-se com o objetivo alcançado é rodar o trailer do SUCESSO. Você assiste ao filme depois que conhece o trailer, nesse momento você já se sente atraído a assisti-lo, é assim com sua motivação para conquista de objetivos. Na medida em que pensar positivo, esses objetivos já serão alcançados, pois já os vive desde o planejamento até a conquista.
Sejam e estejam Motivados > Se este profissional que buscamos tiver as características acima delineadas, ele estará MOTIVADO e pronto para entrar em 99% das organizações, pois estas atualmente disputam com toda energia esses Talentos no mercado de Trabalho. Esses profissionais serão o fator de sucesso em longo prazo dessas empresas. Se você tem esse perfil, agora complemente com conhecimento técnico e prepare-se para ser admitido.

Mas amigos, outros pontos quero ressaltar. Na estatística que coloquei acima, das 99% das organizações buscam profissionais com o perfil que aqui definimos, e os 1% restantes, recebem profissionais sem essas características?

Claro que recebem, mas esse 1% são aquelas empresas que não atingem dois anos de existência, são aquelas que são a continuidade imprópria de sua incompetência, não possuem renovação, não tem razão de existência em longo prazo – pois são retratos de seus colaboradores. Desmotivados, sem visão de presente, sem ação de futuro.

Agora que você já se identificou com o perfil do MOTIVADO PARA VENCER eu lhe indicarei o endereço para o qual deve encaminhar seu currículo, não o currículo tradicional, mas sim a carta declaratória de suas qualificações em sintonia com o perfil anunciado. Espero sua Motivação pelo SUCESSO ser manifestada com convicção de que é um profissional de alta performance. Envie sua mensagem para nanyma.adet@yahoo.com.br.

Vitor Marques
Gestor de Pessoas, Consultor e Palestrante Motivacional
vitormarques@yahoo.com.br
BLOG - http://vitormsmarques.blogspot.com/

Nenhum comentário:

SABEDORIA

"  NÃO SEI SE SEI, MAS DE TUDO O QUE SEI ASSUMO NÃO SER IGNORANTE INCLUSIVE SABER QUE NADA SEI" (Vitor M S Marques)