26/08/2008

BETINHO - RESGATE DE UM SONHO


Amigos

As circunstâncias dos acontecimentos da vida nem sempre representam a seqüência racional que tem os cientistas espaciais, digo isso porque esses cientistas são pragmáticos, calculistas, mas ao mesmo tempo evasivos em suas conclusões, tipo "tem isso mas além disso não sei se tem e o que tem, mas tem".

Na vida coisas acontecem sem que tenhamos a razão da explicação, mas a emoção em nosso coração.

Há alguns dias estava reorganizando alguns documentos antigos que estavam guardados há algum tempo, quando me deparei com um baú que pertenceu a meu sobrinho, falecido aos quatorze anos. Ao abrir o livro me deparei com uns 15 livros que a ele pertenciam, mas capeando o pacote de livros (estavam todos amarrados num mesmo pacote) um deles me chamou a atenção, era o primeiro, era ele: "ÉTICA E CIDADANIA" Herbert de Souza (Betinho) e Carla Rodrigues Edição 1997 pela Editora Moderna.

Abri lentamente sua página inicial quase que esperando a surpresa que me aguardava. Li os agradecimentos, o sumário, a apresentação e eis que virando a página começo a verificar a condução da temática do livro, mas me deparo com algumas anotações a lápis deixadas por meu sobrinho antes mesmo da primeira frase que tem o significado da palavra ética, ei-la "A diferença total do universo é igual a capacidade de mudança do brasileiro no Brasil - Mudar".

No mínimo curioso, com essa expressão rapidamente me coloquei a ler o livro, está em forma de entrevista que Carla faz Betinho, começando com a pergunta: O que é ética?

Betinho responde: "Princípios e valores que guiam e orientam as relações humanas", refere-se ao primeiro código de ética de que se tem conhecimento, os dez mandamentos registrados na fé cristã.

Meus amigos, como que impulsionado a devorar cada página comecei a ler o livro (foi a 1ªvez que o li) e respostas consecutivas e fantásticas foram preenchendo a composição das explicações para a frase escrita por meu sobrinho...uma viagem foi se realizando.

Talvez meus amigos este livro tenha sido leitura obrigatória sua no seu período escolar, talvez não, mas deveria ter sido e ainda o ser.

O que meu sobrinho deixou como herança nessa frase ao mesmo tempo confusa e ao mesmo tempo profunda, além de ter sido uma pessoa muito especial reflete-se nessa mensagem > Mudar; sempre é tempo e a capacidade de mudança que temos é proporcional a nosso entusiasmo pela vida e pelas pessoas.

Recomendo aqueles que não tiveram acesso a este livro que o façam e sintam correr seu próprio sangue na veia, que sintam-se responsáveis por MUDAR, sabemos que é muito difícil, mas que bom é quando realizamos passo a passo isso, claro todos queremos mudar tudo para melhor, ninguém quer mudar para pior.

Para encerrar este artigo utilizarei a ultima frase do livro, a qual gostaria de destacar como uma afirmação, que reflete o quão importante e saudável é MUDAR.

Sr Herbert de Souza - Betinho é prova viva disso, digo viva porque ele está conosco em nossa liberdade, em nossas ansiedades, em nossos desesperos, afinal - ele é um brasileiro que com capacidade MUDOU muito desse Brasil.

A ultima parte do livro:

"De repente me dei conta de que a cura da aids sempre havia existido, como possibilidade, antes mesmo de existir como anúncio do fato acontecido, e que o seu nome era VIDA. Foi de repente como tudo acontece." (Betinho)

PAZ aos homens de Boa Vontade

Vitor Marques
Gestor de Pessoas, Consultor e Palestrante Motivacional
vitormarquesy@yahoo.com.br
BLOG - http://vitormsmarques.blogspot.com/

Nenhum comentário:

SABEDORIA

"  NÃO SEI SE SEI, MAS DE TUDO O QUE SEI ASSUMO NÃO SER IGNORANTE INCLUSIVE SABER QUE NADA SEI" (Vitor M S Marques)