15/08/2008

PROFISSIONAIS VERSÁTEIS FAZEM A DIFERENÇA


Olá amigos

Você tem medo do novo, receio em enfrentar processos de mudança organizacionais e pessoais, de repensar processos para obter melhores resultados – se suas respostas foram positivas, meu caro você está com um grave problema.

As organizações cada vez mais atualizam seus processos de recrutamento e seleção para identificar novos talentos que tenham no seu perfil características opostas as afirmações do início desse artigo, sim, pois aqueles profissionais que não tem medo de mudanças, não evitam o novo, a cada dia repensam os processos para inovar e dar mais efetividade – estes são os profissionais VERSATÉIS, são estes que tem grande valor para as organizações e acabam sendo disputados a peso de ouro no mercado de trabalho.

Normalmente essas pessoas são extremamente hábeis no processo de adaptação a novas circunstâncias, sejam elas quais forem. Estão sempre preparados para agir positivamente, em idéias ou em ações. Não há problema que os impeça de agir positivamente.

São profissionais do tipo que ao apresentar um problema a administração da empresa o fazem com o acompanhamento de no mínimo uma solução, balizada em todas as variáveis possíveis para ser implantado, normalmente já acompanhada do início de ações corretivas. São agentes transformadores do clima interno, motivam seus colegas a irem em frente, a buscar alternativas.
O significado da palavra versátil em nossos dicionários é: aquele que se vira; que é capaz de mudar; que se adapta às várias circunstâncias.
Estas definições por si só determinam as qualidades que um profissional com essa característica deve possuir e o mais importante, dá um caminho para seu desenvolvimento, pois entendo que a versatilidade possa ser desenvolvida, pois todos nascemos versáteis.
Já em nosso nascimento temos que nos adaptar para sobreviver (Saímos do meio liquido para o meio gasoso), nossa infância é repleta de momentos que nos impõe a necessidade de sermos versáteis, desde as necessidades fisiológicas até as necessidades de relacionamento família, escola, lazer, tv, etc... Então meus amigos, somos por natureza versáteis.

Mas como perdemos essa característica ? Como ficamos metódicos, desconfiados do novo, receosos das mudanças, dependentes de regras, bulas e manuais de instruções ?

Cada pessoa poderá identificar uma razão para essa mudança gradativa no perfil, mas meu objetivo aqui não será identificar o “porquê” e sim falar sobre o “como”.

Então vejamos: Como sermos profissionais versáteis ?

Devemos começar pelos pequenos desafios de nosso cotidiano, aqueles simples que pouco a pouco irão resgatar nossa versatilidade e não se engane serão os mais difíceis de fazer. Vejam os exemplos abaixo de como proceder:

· Mudar características de nossa roupa, a cor, estilo e modelos, a maneira de usar, transformações simples mas com impacto profundo;
· Mudar os hábitos rotineiros: Horários de acordar, dormir, o estilo de seu café da manhã, ir a padaria, ao supermercado;
· Ande mais a pé, além de ser ecologicamente correto fará você apreciar mais os detalhes do local onde vive, das pessoas com as quais encontrará – você poderá reencontrar velhos amigos e com certeza fará novos amigos pelo caminho;
· Assista filmes sobre temas que normalmente não vê, dê espaço a viagens fora do seu universo tradicional;
· Leia livros sobre temas dos quais não está acostumado, aliás se não lê é hora de criar esse novo hábito;
· Fale com as pessoas das quais tem restrições pessoais – dê o primeiro passo, seja amável, dê oportunidades para que essas pessoas se provem à você;
· Visite novos locais daqueles que habitualmente freqüenta, vá ao parque, sente numa praça e sinta a paisagem, respire;
· Cultive um jardim – nele você verificará que as mudanças são constantes porque as condições de clima são extremamente mutáveis, e a cada momento seus integrantes têm que se adaptar. È um lugar de excessos, muita chuva ou pouca chuva, sol e frio, dia e noite. Sua vida é assim, tudo muda muito rápido e como no jardim aqueles que não se adaptarem....bem essa é uma outra estória.

Serão nessas pequenas ações e em outras mais que você começará a readquirir o gosto pelo novo, por sair das fronteiras limitadas que criou ao longo de sua vida.

Seja radical pela vida e não contra ela. Até o caramujo, muda todo dia de casa e de ambiente, porque você também não faz isso?

Não se esqueça de que o novo de hoje será o velho amanhã, por isso curta o breve momento que ele lhe proporciona hoje, o de experimentar um novo amigo, um novo cheiro, uma nova experiência em sua vida – amanhã isso já será passado e você terá irremediavelmente perdido oportunidades em sua vida.

Na empresa isso se repetirá, e na hora da necessidade de decisões estratégicas sobre: promoções, demissões, investimentos pessoais – os VERSÁTEIS terão mais oportunidades do que aqueles que não são e serão mantido na empresa transformando problemas em oportunidades, pois é assim que profissionalmente essas pessoas pensam e agem, seja você um deles.

Vitor Marques
Gestor de Pessoas, Consultor e Palestrante
vitormarquesy@yahoo.com.br
BLOG - http://vitormsmarques.blogspot.com/

Um comentário:

Flávia disse...

É sempre bom mesmo conhecer novas coisas e sempre abrir o leque para novos horizontes

SABEDORIA

"  NÃO SEI SE SEI, MAS DE TUDO O QUE SEI ASSUMO NÃO SER IGNORANTE INCLUSIVE SABER QUE NADA SEI" (Vitor M S Marques)