07/09/2008

CONSCIENTIZAÇÃO PROFISSIONAL - INGLÊS

O texto abaixo circula no grupo do Yahoo - UniversoRH e gostaria de comparttilhar, devidamente autorizado por sua autora Ana Paula

-------------------------------------------------------------------------------

Amigos,

Lendo as mensagens enviadas recentemente para o grupo, especificamente pelo Ricardo e pelo Emerson, me lembrei de uma questão bem antiga, mas que, aparentemente, os profissionais de RH ainda não se deram conta: a crescente abertura das organizações brasileiras para atuação fora dos limites geográficos da nação tupiniquim; o crescente interesse de empresas estrangeiras nos dotes do ilustre povo brasileiro e, principalmente, a tão sonhada, buscada e perseguida identificação do RH como sendo uma área estratégica.

Junto com essas características, vem a necessidade de aprender a falar a lingua do outro. E não falo apenas a língua dos nossos clientes internos (essa coisa de ter que falar informatiquês, financeirês, marketinguês), temos que nos especializar em coisas que nossos cursos de Psicologia, Pedagogia, Serviço Social, Nutrição, etc e tal nem sequer avisaram que iríamos enfrentar.

Eu acho razoavelmente compreensível que profissionais "das antigas" tenham uma certa dificuldade em acompanhar todas essas mudanças, mas acredito que nós, profissionais antenados, independente de quantos anos de estrada tenhamos, temos por obrigação que nos atualizar e, também, motivar os mais novos a se motivarem também!

Digo isso porque é interessante a quantidade de vagas de RH que não são fechadas porque os profissionais de RH simplesmente não dominam o idioma. Pedir, então, a fluência em um segundo idioma estrangeiro, é quase pedir que Jesus Cristo desça dos Céus para oferecer uma palestra sobre Liderança. Talvez seja mais fácil nosso Senhor fazê-lo.

Assim, para os colegas que têm interesse em abocanhar essas posições que, a cada dia que passa, mais são oferecidas. Voltem para os cursos de idiomas. Estudem inglês. Aprimorem-se! Vocês verão o bem que farão a seus currículos.

Abs,

Ana Paula Pinheiro
appsilva2003@yahoo.com.br
----------------------------------------------------------------------

Faço das palavras de Ana P Ribeiro as minhas e vestindo a carapuça devemos todos nos aprimorar no conehcimento de novas línguas

Abraços

Vitor Marques

Nenhum comentário:

SABEDORIA

"  NÃO SEI SE SEI, MAS DE TUDO O QUE SEI ASSUMO NÃO SER IGNORANTE INCLUSIVE SABER QUE NADA SEI" (Vitor M S Marques)