14/09/2008

TÚNEIS ILUMINADOS, PESSOAS QUALIFICADAS


Amigos

Um profissional de Recursos Humanos, apaixonado pela profissão busca a cada dia ter oportunidades de desenvolver projetos que o habilitem a deixar marcas nas organizações, nas propostas profissionais em que atua ou ainda no testemunho de sua presença na comunidade em que está inserido.

Eu sou uma dessas pessoas privilegiadas, pois realmente sou apaixonado pela profissão, conquistada pela passagem em várias organizações, iniciando ainda quando esta área era denominada “Relações Industriais”. Muitos de vocês nem imaginam o porquê dessa nomenclatura! Mas éramos puramente profissionais dedicados ao departamento de pessoal. De lá para cá muita coisa de modificou, a visão foi pouco a pouco aumentando a abrangência de ação, chegando ao ponto nevrálgico de qualquer empresa – seu Capital Humano.

Eu ainda continuo vivenciando intensamente essa transformação, cada vez mais me encontrando como profissional apaixonado por Recursos Humanos (agora já com outra nomenclatura), como é fato sempre tive foco em pessoas e por elas tenho direcionado não só minha vida profissional, mas também toda a vida pessoal.

Finalmente chegamos à valorização das pessoas; da comunidade onde interagimos; da troca de capacitações entre organizações – concorrentes ou não; da Responsabilidade Pessoal e da Sustentabilidade. A preocupação com competências comportamentais; a contínua capacitação técnica de pessoas – são tantas as áreas que movimentam a agora área de Gestão de Pessoas e portanto continuando apaixonado ESTOU E SOU GESTOR DE PESSOAS, há muito e desde o início, lembra-se Relações Industriais.

Nesse momento quero destacar que a sociedade vem sentido a extrema necessidade de que uma parte da população não adquiriu conhecimento necessário a sua evolução, assim como esta profissão, essa parcela da população não teve a oportunidade de crescer e ainda terá muitas barreiras a ultrapassar. A sociedade clama por mão de obra qualificada e não a possui, precisa pessoas prontas, profissionais em todas dimensões de formação, para responder as demandas do mercado nacional e internacional (globalização).

Em minha atividade de palestrante motivacional e consultor de RH, converso com empresários de diversos setores da economia e quantas vezes escuto dessas pessoas:

- “Não atendi uma cotação porque não conseguimos identificar 50 técnicos de informática com inglês fluente”;

- “Aquela oportunidade de negócios internacional não foi fechada por não conseguir identificar 200 operadores de Call Center”;

E assim continuam os lamentos e as decepções se multiplicam decepções, estas com sérios prejuízos ao Brasil e sua economia.

Bem, esses comentários são apenas mais alguns dos quais você ouve ou lê todos os dias, mas meus amigos esse artigo não foi escrito para registrar estas lamentações e sim para REGOZIJO e alegria que estou sentindo, pois as luzes no túnel vem se acendendo, iluminando por dentro e ao final dele, de modo que mesmo sendo o trem que vem ao nosso encontro poderemos passar ao seu lado e não sermos atingidos sem aviso ou com a dor de um impacto frontal, poderemos ir em frente.

Uma parte dessas luzes começa a ser acesa neste dia 15/09 e até o dia 7/11, pois começo a ministrar um treinamento para pessoas entre 19 a 59 anos, sem qualificação profissional. Um treinamento que tem o titulo de Qualificação Profissional em parceria SENAC São Paulo e a SERT São Paulo.

Antes de uma atividade profissional será uma realização pessoal, contribuir para nossa sociedade, para pessoas objeto de minha carreira e objetivos profissionais. Sinto-me orgulhoso dessa missão e por isso a compartilho com vocês.

Mais uma vez, a paixão pela profissão se intensifica e que desejo em podermos despertar novos apaixonados por tantas profissões maravilhosas que existem, com nosso testemunho e entusiasmo, compartilhando minhas experiências.

Agradeço aqueles que plantaram as sementes das quais colhi e colho os frutos hoje, agradeço a você que com paciência lê este artigo e rogo que todos se inspirem em continuar em frente, iluminando túneis, avenidas, becos e vielas.

A luz se fez, o homem deve levá-la aos locais onde ele mesmo um dia selou pessoas em quartos escuros. Que se abram os olhos e se destrua muros e cercas, que possamos valorizar o futuro, este futuro que hoje são PESSOAS, portanto VOCÊ.

Vitor Marques
Gestor de Pessoas, Consultor de RH e Palestrante Motivacional
vitormarquesy@yahoo.com.br
BLOG - http://www.vitormsmarques.blogspot.com/

Nenhum comentário:

SABEDORIA

"  NÃO SEI SE SEI, MAS DE TUDO O QUE SEI ASSUMO NÃO SER IGNORANTE INCLUSIVE SABER QUE NADA SEI" (Vitor M S Marques)