30/10/2008

A ESPERANÇA E O PROFISSIONAL MODERNO


HOMEOPATIA PARA SOLUÇÃO DE CRISES

Esperança, uma palavra que acalenta nossas vidas, que nos dá forças para enfrentar cada dia garra e confiança, nos dá ímpeto e coragem além de ser fundamental no desenvolvimento do caráter e sucesso profissional.
Estamos sempre sujeitos a oscilações humanas e ambientais que independem de nossa vontade, que acabam por interferir em nosso humor, em nosso planejamento pessoal e em nossa percepção da razão entre o justo e o injusto.
Em nossas atividades profissionais tais oscilações estão presentes e afetam a nós profissionais e as nossas empresas. São inúmeras variações que modificam o cenário a cada momento e faz com que sejam remodeladas novas atitudes de adaptação a estas situações.
São tantas variações que por vezes nos sentimos “abandonados” a própria sorte, não sabemos mais o que fazer, criamos alternativas não experimentadas e não validadas anteriormente. Ficamos à mercê da constatação prática dessas atitudes e sofremos enquanto as soluções não são validadas.
Motivados, quase sempre estamos, com conhecimento técnico buscamos as definições da razão de nossas ações, mas isso basta?
Não, não basta, muitas vezes toda combinação das variações do cenário empresarial não nos permite ter a certeza da eficácia dessas atitudes, é aí nesse momento que entra um componente comportamental fundamental para nos levar com mais tranqüilidade e sabedoria ao momento em que poderemos avaliar o resultado concreto das ações implementadas.
Esse componente é a Esperança, um comportamento que nos remete ao lado espiritual do comportamento humano, uma característica que não nos ensinam em nenhuma escola, a não ser a escola da vida. Um comportamento exclusivo dos animais racionais que nos diferencia e nos dá exclusividade.
A esperança evita os efeitos devastadores do stress, acalmando nossa angústia por resultados imediatos, nos deixando mais suscetíveis a novas maneiras de ver o cenário que nos apresenta.
Todo ser humano em sua natureza intocada possui alta dose de esperança. A esperança de que um dia será melhor que o outro, a esperança da PAZ, da Saúde, do Amor, da Amizade, da Vitória, da FÉ.
Esperança para que homens de boa vontade superem os interesses devassos daqueles outros que são egoístas em si mesmos, alheios aos valores da vida.
Esperança de um universo melhor, pois o mundo já é muito pequeno nas fronteiras que imaginamos no passado. Esperança de que ao ler esse artigo você se torne um profissional do presente e do futuro.
A crise que se instalou em nossas consciências é a crise da falta de Esperança, a crise dos especuladores da dor e da política do TER. Para combatê-la a nossa única arma é ela, a Esperança, aquela esperança que transforma isopor em neve, olhares em amor, semente em árvore, fé em vida, um homem e uma mulher em uma nova vida – assim como você, uma das únicas esperanças do mundo.
A esperança cresce na medida em que você acredita que sua motivação para viver reside no fato de que este é o único momento que interessa, o PRESENTE, pois seu nome já diz, é um presente, um presente de Deus em quem temos ESPERANÇA. ESPERANÇA, ESPERANÇA.

Vitor Marques
Gestor de Pessoas, Consultor de RH e Palestrante Motivacional
e-mail – vitormarquesy@yahoo.com.br
Blog - http://www.vitormsmarques.blogspot.com/

Nenhum comentário:

SABEDORIA

"  NÃO SEI SE SEI, MAS DE TUDO O QUE SEI ASSUMO NÃO SER IGNORANTE INCLUSIVE SABER QUE NADA SEI" (Vitor M S Marques)