13/10/2008

LIÇÕES DE VIDA – CONTINUAMOS SEMPRE APRENDENDO À APRENDER..



Como já divulguei aos amigos, nos últimos 30 dias, em parceria com a SERT e o SENAC Campinas, tenho ministrado um curso de capacitação profissional a comunidade de Hortolândia. O público alvo são pessoas com até o 2º Grau que atualmente estão à margem do mercado pois falta qualificação básica e técnica.

Decidi participar desse projeto com objetivo Da busca interior de auto-conhecimento, networking e crescimento pessoal e tenham a certeza de que muito mais do que isso tenho alcançado.

Em minha turma são cerca de 25 pessoas, fantásticas, com vontade enorme de acertar, com ansiedade de conhecimento, superando os grandes obstáculos que a vida impôs a eles. Cada dia tem sido uma oportunidade de crescimento pessoal e grupal.

Nas atividades de disseminação do conhecimento várias técnicas têm sido utilizadas (Vídeos, literatura, exercícios, dinâmicas de grupo, etc...) e uma delas é que quero compartilhar com aqueles que lêem esse artigo, a Dinâmica da Redação em Corrente onde cada um a partir de um pequeno estimulo, no caso o início do texto com a palavra EU dará seqüência a um texto escrevendo duas ou três linhas, somando assim sua visão a visão do todo.

O que acabou por ser escrito é um tesouro, daqueles que temos que guardar em nossos corações e utilizarmos para valorizar nossos desconfortos pessoais e daqueles com quem convivemos. Sabemos que muitos têm muito (conhecimento e bens materiais), mas tenha certeza que daqueles que tem pouco, essa referência não é a sabedoria de suas consciências.

Seus sonhos, suas ações e estória de vida são tesouros que devemos explorar, devemos conquistar. Aqueles que são onipotentes com seu conhecimento e posição social deviam aprender que tal condição é simples capacho para as pessoas como as que tenho convivido nesse projeto.

Ser humilde, sonhar, imaginar vitórias, aquelas que são pequenas para muitos, mas que para eles são grandiosas vitórias.

Vitórias como: acreditar em suas próprias forças, aprender o auto-conhecimento, ler um texto publicamente, preparar seu próprio currículo, escrever uma pequena poesia, representar uma peça, aprender a aprender, ser cidadão em pleno gozo dos deveres e direitos, obter conhecimento, trabalhar em grupo, ser reconhecido em meio aos outros, poder dizer o que pensa... e muitas outras vitórias mais...

Vejam o resultado da dinâmica...

-*-*-*-
REDAÇÃO EM CORRENTE

Eu não tenho nada para fazer nessa vida, pretendo melhorar fazendo um curso, mas...

quando eu tiver oportunidade pretendo fazer um curso de decoração e paisagismo.

Pretendo mudar de vida, garantir meu futuro, mas por enquanto...

Quero uma vida melhor para minha família e amigos para que juntos possamos ter um rumo de vida melhor e juntos vencer os obstáculos da vida...

Para isso, estou correndo atrás dos meus objetivos, pretendo fazer várias vezes cursos Para poder me enquadrar nas áreas disponíveis no mercado de trabalho.

Na verdade, penso sempre positivo e acho que isso me dá forças para lutar pelos meus sonhos...

Sonho? O que é o sonho sem a expectativa de realizações no futuro.

O que me faz seguir em frente é a gana que possuo para realizar tudo que desejo e vou desejar. E você o que quer? O que quer para você?

Eu tenho um sonho de ser chefe de cozinha, pretendo cursar gastronomia. Tenho certeza que conseguirei.

É só fazer um curso na área que o sonho será realizado com certeza, com muita dedicação e força de vontade, tudo que queremos realizamos com facilidade, falar com a família ajuda bastante.

Acho que na vida temos que ser sempre otimistas e sempre procurar estar bem humorado e nunca sermos arrogantes e dissimulados; e estar sempre consciente que precisamos uns dos outros!

Viver é a coisa mais rara do mundo; a maioria das pessoas apenas existe.

Além de otimismo, precisamos ser persistentes; precisamos e devemos, começar sempre que necessário; pois acredito que tudo é possível e sempre vale a pena...

Para a alma que não é pequena.

Somos encorajados a todo o momento e a cada hora, a cada minuto devemos ocupar nossa mente, nossa alma, a nossa vida de pensamentos positivos pois ainda estou aprendendo à aprender, pois é recebendo informações é que se vive.

Não adianta ficar de braços cruzados... Não vai cair do céu, ir a busca é o melhor caminho para a conquista... E depois é tão bom sentir a felicidade chegando... Basta dar o 1° passo, faça isso por um mundo melhor... Tenha atitude!!!

Hoje, estou muito feliz por eu estar aqui, porque esse curso vai ter muita utilidade para abrir as portas para um emprego.

Devemos buscar as oportunidades. Estar aqui já é um bom começo. Estou gostando muito. Vale a pena sonhar e correr atrás do seu sonho. Se realizar é ser feliz.

Estou muito feliz em participar do curso, já conheci muita coisa nova. Preciso melhorar, mas vou conseguir olhando meu objetivo.

E se especializar em cursos técnicos para que no futuro possa ter uma vida estável. E se mexer sempre lutando nas coisas novas que pintarem.
-*-*-*-

Bem, a todos os leitores desse artigo, não desistam de seus sonhos pois eles são o primeiro passo para suas vitórias.
Olhem para os lados e para frente e busquem dar as mãos, caminhar juntos, sem se tornarem egoístas, sem desprezar seus semelhantes.

Um dia estaremos todos compartilhando vitórias, pequenas e grandes, é assim como dizia Betinho -“Foi de repente, assim de repente como tudo acontece” já estaremos integrados em um mundo melhor, menos egoísta e mais saudável.

Meus amigos, para encerrar quero deixar aqui minha singela homenagem a meus alunos da Turma de Capacitação Profissional em Hortolândia – 2008, e como sempre digo a eles, o fato de que eu esteja nesse momento designado como professor não quer dizer muita coisa, pois a todo momento em nossas vidas as posições se invertem, afinal...

Na grande sala de aula da vida o aluno se torna mestre e o mestre se torna aluno, é apenas uma questão de momento e oportunidade.

Vitor Marques
Gestor de Pessoas, Consultor de RH e Palestrante Motivacional
E-mail vitormarquesy@yahoo.com.br
Blog - http://vitormsmarques.blogspot.com/

Nenhum comentário:

SABEDORIA

"  NÃO SEI SE SEI, MAS DE TUDO O QUE SEI ASSUMO NÃO SER IGNORANTE INCLUSIVE SABER QUE NADA SEI" (Vitor M S Marques)