28/01/2009

MOTIVAÇÃO - CAIXA DE PANDORA

As teorias motivacionais se prendem a fatores mensuráveis que transformam o comportamento humano, nesse segmento a afirmação é que ela seja a mescla desses fatores buscando comprovar a ligação psicológica e material existente no comportamento humano.

Essas teorias na sua maioria, não levam em conta fatores intangíveis associados ao comportamento humano, fatores que fogem da lógica previsível no comportamento das energias físicas que podem ser medidas, analisadas e testadas, mas que nas energias comportamentais tem regras diferentes e nem sempre podem ser mensuradas. Assim as teorias motivacionais perdem pontos na sua validação quando pretende tratar pessoas como matéria física, definindo estruturas rígidas motivacionais e assim acabam enfrentando o descrédito daqueles que tem a visão amplificada entre fatos mensuráveis e pensamentos abstratos humanos.

Na própria filosofia humana, apenas para citar uma delas, a Caixa de Pandora, que é uma expressão muito utilizada quando se quer fazer referência a algo que gera curiosidade, mas que é melhor não ser revelada ou estudada, sob pena de se vir a mostrar algo terrível, que possa fugir de controle.
Esta expressão vem do mito grego, que conta sobre uma caixa que foi enviada com Pandora a Epimeteu, nessa história estabeleceu-se um parâmetro: na referida caixa só se podia guardar momentos ou bens intangiveis, pois nela, segndo a filosofia grega você podia guardar bens de todos os tipos, menos os bens materiais, portanto guardaria só aqueles bens que são pertinentes ao comportamento das motivações humanas.

O que você guardaria numa caixa assim?

Quais seriam suas relíquias intangíveis que deveriam ser deixadas à mão, como ferramenta a ser utilizada em alguns momentos especiais de sua vida, bens estes para poderem ser utilizados como backup motivacional?

É assim que entendo a Motivação, uma Caixa de Pandora, onde podemos guardar todos os fatores que ora nos motivam, ora nos fazem perceber que o caminho a frente precisa de apoio emocional, de backup de ações bem sucedidas, de feedback de nossas atitudes anteriores. Sendo assim, entendo que aqueles profissionais que atuam cientificamente na abordagem Motivacional são os que através das habilidades perceptivas e cientificas preparam a alquimia somatória do tangível e do intangível, transferindo esse conhecimentos aos outros.

Com abordagem profissional utilizam ferramental dinâmico, ferramentas para o despertar do raciocínio individual, dinâmicas para entendimento do relacionamento humano, parte das teorias cientificas da motivação consolidadas com o intangível do raciocínio humano.

Entendo que essa conjugação motivacional do tangível com o intangível seja a explicação do por que existem tantos agentes motivacionais diferenciados e que nem sempre são estes agentes que a sociedade natural aceita.
Sabemos que um dos maiores motivadores que existe é Jesus Cristo, pois continua há 2008 anos motivando seus seguidores com incontestável poder motivacional.
Mas outros personagens exisitiram e existem, dentre eles: Gandy, Chaplin, Mde Tereza Calcutá, Airton Senna, João Paulo II, Einstein, Silvio Caldas, Collor de Melo, e tantos outros...percebam que esses personagens não motivam ou motivaram 100% da sociedade.

Meus amigos, a Motivação nunca será unânime no seu processo de aplicação, ela será cada vez mais uma grande ciência para estudo de agentes motivadores, mas agentes motivadores secccionados, estabelecidos em função de vários parâmetros e necessidades, definido para parcelas profissionais e do prórpio ser humano comum.
Vejo que a beleza de sua aplicação reside exatamente nisso, pois profissionais motivadores de sucesso serão aqueles que conseguirem entender isso, que conseguirem descobrir o conteúdo de cada Caixa de Pandora de cada pessoa com a qual estiverem se relacionando.

E aí, o que você guarda na sua Caixa de Pandora, quais são seus segredos que uma vez revelados, e só você poderá fazer isso, poderão abrir e permitir que você seja e esteja motivado continuadamente.

Se você revelar esse segredo, com ajuda de um bom profissional da Motivação, poderá descobrir o caminho que o levará em frente, afinal o segredo não está em descobrir o que motiva os outros e sim descobrir o que motiva você...a ler esse artigo... a produzir uma resposta a ele...enfim a continuar vivendo num mundo de nuances especiais e nem sempre motivadoras.
“Saudações Motivacionais, o show da motivação é quando você descobre que o principal artista de sua vida é você, e a responsabilidade de continuar a apresentação desse show é sua.”

SUCESSO

Vitor Marques
Gestor de Pessoas, Consultor de RH e Palestrante Motivacional
E-mail – vitormarques@merhito.com.br
BLOG - http://www.vitormsmarques.blogspot.com

2 comentários:

Anônimo disse...

Vitor, podemos deixar na nossa caixa de pandora algo que não seja exclusivamente nosso? Podemos buscar motivações nos outros? Por exemplo, deixar o nome do nosso filho, do pai que foi um exemplo, algo assim. ABraço
Gustavo

Vitor Marques disse...

Os exemplos são fundamentais para nos motivarem a ir em frente, eles nos mostram que é possível alcançar objetivos. Talvez não façamos os mesmos caminhos de quem temos como refer^çencia, mas com certeza o exemplo irá nos inspirar a ir em frente.

Dessa forma, pai, mãe, filhos que nos remetem bons exemplos são plenamente passíveis de estarem em nossa caica de Pandora

Abraços Gustavo

SABEDORIA

"  NÃO SEI SE SEI, MAS DE TUDO O QUE SEI ASSUMO NÃO SER IGNORANTE INCLUSIVE SABER QUE NADA SEI" (Vitor M S Marques)