21/10/2009

AS FACETAS DO TALENTO

“Motivar-se pode ser fácil, nos manter motivados será um pouco mais difícil, mas motivar alguém é mais difícil – ainda mais se este alguém se recusar a abrir a porta de seu coração... Escutando... Meditando e Agindo em prol de si mesmo”.
“Um prego pode espetar, furar ou unir partes de um todo, ele pode ser o fator fundamental entre motivar pessoas ou apenas cutucar alguém e acabar não fazendo a diferença – A escolha é sua”.

Vitor Marques

AS FACETAS DO TALENTO
*********************

As empresas procuram por eles, todos querem ser um deles, a humanidade precisa deles.
É consenso que uma empresa só será referência obtendo sucesso em seu ramo de atividade se tiver somado em seu Capital Humano verdadeiros talentos.

Mas afinal o que é um Talento? Se perguntarmos a maioria da população todos se intitulam com sendo um talento, haverá sempre alto definição de características próprias que realmente podem ser consideradas como talentos essenciais para alguma parte da vivência pessoal ou profissional.

Ainda nesse ambiente de avaliação há o sentimento geral que nos leva a percepção de que todos somos realmente bons naquilo que fazemos, achamos que temos a divindade de não errar em tudo que fazemos ou projetamos em fazer, indo mais longe, até nos revoltamos quando alguém vem nos corrigir em algo, principalmente se isso for no campo comportamental, pois é nesse ponto que há mais a convicção pessoal que estamos certos daquilo que definimos, pois nas características concretas a máxima “contra fatos não há argumentos” ou “do que está errado tudo está realmente errado” prevalece.
A teoria da evolução do talento nos impõe posição pessoal de que a cada dia somos melhores do que ontem fomos e nos dá segurança de estarmos aprendendo, de sermos mais eficazes e portando de desenvolvermos talentos cada dia melhores.

Com essa auto avaliação formatada temos certeza que seremos contratados ou que teremos sucesso, que empresas ou realizações profissionais acontecerão e nosso passe será adquirido, nos convencemos de que um Talento como eu nunca será deixado à margem da evolução das empresas.

Puro engano, claro que muito realmente do que temos em nosso interior são verdadeiros Talentos, mas a maioria das pessoas padece da Autonomia do Talento Supercial (ATS), todos achamos que somos Talentos, porém verdadeiramente não somos todos.

A maioria de nós espera que os Dons do Talento se acumulem em nosso corpo assim como a água de chuva, mas esquecem que mesmo sendo água de chuva esta precisará de um recipiente para contê-la e direcioná-la ao fim que se deseja. Um recipiente para receber talentos pode de duas maneiras: Natural ou Industrial.

O Natural está baseado na inteligência de assimilação existente em nosso DNA, algumas vezes na composição de nossas células hereditárias e poucas vezes no desenvolvimento descompromissado de algum talento existente no ambiente em que a pessoa é formada. O Talento Natural tem limites, dele não se espera uma transformação radical rápida e sim gradual, evolutiva, baseada na preservação da linha básica de permanência do treinamento subliminar direcionado a pessoa.

O Talento Industrial está consolidado na nossa capacidade de aprender, de praticar um Talento (Talento é Habilidade adquirida ou Aptidão), de exercitar até aperfeiçoar continuamente, está baseado na evolução e desenvolvimento de novos Talentos oriundos nos princípios de um Talento Mãe. Não há limite para obtermos Talentos Industrializados, nossa capacidade de desenvolvê-lo é ilimitada, por isso quantas pessoas da Melhor Idade descobrem quando chegam a essa fase da vida os Talentos ocultos em sua vida que até então estavam adormecidos, Talentos que estavam aguardando matéria prima para serem industrializados e por fim comercializados com o meio em que se vive.

Não há Talento que seja tão importante se não for comercializado. Um Talento que só ao seu proprietário se manifesta não pode ser considerado como Talento. A verdadeira missão do Talento é SERVIR a alguém ou alguma causa profissional ou social.

Não é possível que uma pessoa possua 10 Talentos se estes não têm objetivo social, se eles ficam escondidos na penumbra da mente e do corpo humano.

Talentos foram desenvolvidos ou criados para serem perpetuados. Um Talento muitas e muitas vezes, mesmo após a morte de seu proprietário, fica presente na sociedade (Talento Mãe), levando seu mantenedor e fornecendo matéria prima básica para o desenvolvimento de novos Talentos no decorrer da história.

Vejamos: Um diamante ao ser lapidado fica multifacetado, expõe sua beleza e pureza através de vários ângulos de observação, se o diamante não é lapidado fica “pobre”, fosco, sem vida, sem brilho e sem uso.

Um Talento ao ser desenvolvido também produzirá o mesmo efeito da lapidação no diamante. O Talento desenvolvido dá a seu proprietário mais beleza, proporcionará mais visibilidade e poderá complementar seu propósito – pessoal ou comercial.

Um diamante tem varias facetas em uma pedra única. Sua pureza é inimitável, independente no universo, será usado como peça de arte e valor embelezando a quem possuí-la.

Ah¹ Talentos são raros, assim como o diamante é;
Ah! Talentos são difíceis de lapidar, assim como o diariamente o é;
Ah¹ Talentos são produzidos na maioria das vezes sob pressão estrondosa do mundo que o cerca.

Como?, Quando?, Porque o Talento nasce e cresce para finalmente acabar produzindo seu efeito e fim, assim como o diamante é formado por longos e longos anos sob pressão gravitacional gigantesca, compactando, dando forma e energizando.

Ah¹ Talentos são caros, assim como o diamante o é.

Afinal porque as empresas precisam de Talentos?

A resposta está baseada ainda na comparação com o Diamante. Esta pedra possui várias facetas depois de lapidada, todas refletem quase que as mesmas imagens, todas as facetas levam a uma linha imaginária no cento da pedra. O diamante leva anos e anos para se formar, é valioso, quem os tem não quer se desfazer e se o faz é por uma recompensa grandiosa.

Talentos, suas facetas interagem na quantidade e variedade de acordo com a necessidade dos objetivos pessoais e profissionais de seu proprietário. Cada faceta pode revelar uma imagem extremamente necessária a estes objetivos. As facetas de um Talento podem ser parecidas ou totalmente antagônicas, dependendo de que lado você olhar e desejar utilizar suas facetas, assim como os diamantes.

Assim como os Diamantes, os Talentos são valiosos. Assim como os Diamantes, os Talentos são difíceis de encontrar. Assim como o Diamante, quem os tem não deseja se livrar deles. Assim como os Talentos, um Diamante fica exposto para que todos vejam e desejem.

Agora temos um grande problema, descobrimos que imaginamos que todos sejamos talentosos, mas nem sempre descobrimos os nossos verdadeiros talentos;
Descobrimos que podem haver dois tipos de Talentos, os Naturais e os Industriais – e que cada um deles é forjado de uma maneira diferente.; Descobrimos que nem sempre desenvolvemos os Talentos Naturais de maneira que eles sejam essenciais às empresas em que atuamos. Não obtendo o valor necessário para que sejam valorizados e recebam mais investimentos – São as facetas do Talento.

As empresas nem sempre sabem enxergar e industrializar Talentos, nem sempre sabem desenvolver Talentos Naturais ou Industriais, nem sempre conseguem reter Talentos.
A responsabilidade por nossos Talentos é unicamente de nossa competência e responsabilidade. O Diamante tem vida própria, terá valor agregado onde quer que esteja o Talento também será assim, afinal as facetas de um Talento são com as pétalas da rosa, só o conjunto unido de suas partes junto ao centro dá a beleza e o perfume que lhe confere a eternidade, mesmo que esta eternidade esteja marcada por uma imagem retida em nossos olhos e em nossa mente.

Descubra seus verdadeiros Talentos, descubra que nem tudo que percebe estar correto está. Descubra as Facetas de seus Talentos, desenvolva-os, cuide com carinho de cada uma delas.

Seus Talentos somados são apenas uma pedra de Diamante, única assim como todos somos – Únicos no Universo da Vida Cósmica.

Vitor Marques
Palestrante Gestor de Pessoas
www.vitormsmarques.blogspot.com
E-mail vitormarques@merhito.com.br (19) 9265-6224

Nenhum comentário:

SABEDORIA

"  NÃO SEI SE SEI, MAS DE TUDO O QUE SEI ASSUMO NÃO SER IGNORANTE INCLUSIVE SABER QUE NADA SEI" (Vitor M S Marques)