29/12/2009

E agora...a decisão das Resoluções Práticas

Estamos a poucos dias da data mais emblemática do ano: o 1º de janeiro. Nesse dia, nos sentimos fortes, bem-dispostos e ansiosos para fazer do próximo ano o melhor dos anos. Um ótimo momento para refletir o que queremos alcançar em 2010.

O problema é que muitas pessoas param por aí. Enchem-se de esperanças, mas, no dia a dia, não correm atrás de seus sonhos. Dizem que o ano será diferente, porém não fazem nada de novo durante o restante dos dias. Chega! O que você quer de 2010? Sente-se, agora mesmo, e comece a planejar o que você irá alcançar nos próximos 365 dias.

Para ajudá-lo a começar essa caminhada, sugiro que você aplique a ferramenta 5W2H em suas metas. A técnica tem esse nome porque, originalmente, foi criada em inglês e consiste em responder a estas sete perguntas:

"What?", "Who?", "When?", "Why?", "Where?", "How?" e "How much?". Ou seja:
"O quê?", "Quem?", "Quando?", "Por quê?", "Onde?", "Como?" e "Quanto custa?".

A partir de agora, fica proibido colocar metas, como: "Quero ganhar muito dinheiro", "Quero emagrecer" ou "Quero aumentar as vendas", o.k.? Você precisa visualizar o que deseja alcançar, tem de tornar o objetivo realmente um plano de ação, por exemplo:

Meta: aumentar minhas comissões para chegar ao fim de 2010 com R$15 mil para fazer uma viagem pelo nordeste brasileiro.
O que (irei fazer para isso)? - Ampliar minha carteira de clientes, solicitando indicações aos meus clientes e prospectar três clientes a mais por dia.
Por que? - Para vender mais e aumentar minhas comissões.
Como? - Pedirei indicações para os meus clientes por meio de telefonemas e visitas pessoais.
Quem? - Eu e os clientes X, Y e Z.
Onde? - Na empresa e na casa do cliente ou por meio do meu telefone.
Quando? - Durante três dias por semana, nos próximos 11 meses.
Quanto (irei precisar para colocar isso em prática)? - O custo é baixo. Abrange deslocamentos até o cliente, telefonemas e o custo de alguns cafés, sucos ou refrigerantes.
Pronto, agora é só fazer o mesmo com as suas várias metas. O 5W2H pode ser utilizado até para metas pessoais, como perder aquela barriga adquirida na ceia de Natal, conquistar o sogro ou passar mais tempo com os filhos e a esposa (ou menos)... cada um tem suas metas.

Nenhum comentário:

SABEDORIA

"  NÃO SEI SE SEI, MAS DE TUDO O QUE SEI ASSUMO NÃO SER IGNORANTE INCLUSIVE SABER QUE NADA SEI" (Vitor M S Marques)