24/02/2010

UM PROFISSIONAL APAIXONADO PASSA POR TÚNEIS ILUMINADOS




Metáfora ou Realidade – O profissional de Recursos Humanos, apaixonado pela profissão busca a cada dia obter oportunidades para desenvolver projetos que o habilitem a deixar marcas nas organizações, nas propostas profissionais em que atua ou ainda no testemunho de sua presença na comunidade em que está inserido.

Eu sou uma dessas pessoas privilegiadas, pois realmente sou apaixonado pela profissão, conquistada pela passagem em várias organizações, iniciando ainda quando esta área era denominada “Relações Industriais”. Muitos de vocês nem imaginam o porquê dessa nomenclatura! Mas éramos puramente profissionais dedicados ao departamento de pessoal. De lá para cá muita coisa de modificou, a visão foi pouco a pouco aumentando a abrangência de ação, até chegar ao ponto nevrálgico de qualquer empresa – seu Capital Humano.

Eu ainda continuo vivenciando intensamente essa transformação, cada vez mais me encontrando como profissional apaixonado por Recursos Humanos (agora já com outra nomenclatura), como é fato sempre tive foco em pessoas e por elas tenho direcionado não só minha vida profissional, mas também toda a vida pessoal.

Hoje, o horizonte finalmente chega à valorização das pessoas; da comunidade onde interagimos; da troca de capacitações entre organizações – concorrentes ou não; da Responsabilidade Pessoal e da Sustentabilidade. A preocupação com competências comportamentais; a contínua capacitação técnica de pessoas – são tantas as áreas que movimentam Gestão de Pessoas e por isso não há como deixar de continuar apaixonado ESTOU E SOU GESTOR DE PESSOAS, há muito e desde o início, lembra-se Relações Industriais.

Nossa sociedade vem sentindo a um fato determinante em grande parte da população, esta parte ainda não adquiriu o conhecimento necessário à sua evolução, assim como nesta profissão de Gestor de Pessoas, nem todos tem a oportunidade de crescer no conhecimento e nas oportunidades de desenvolvimento pessoal tendo ainda muitas barreiras a ultrapassar. A sociedade clama por mão de obra qualificada e não a possui, precisamos de pessoas prontas, profissionais com todas as dimensões da formação, para responder as demandas do mercado nacional e internacional (globalização).

Nas minhas participações como palestrante motivacional e consultor de RH, tenho dialogado com empresários de diversos setores da economia e quantas vezes escuto dessas pessoas:

- “Não atendi uma cotação porque não conseguimos identificar 50 técnicos com inglês fluente”;
- “Aquela oportunidade de negócios internacional não foi fechada por não conseguir identificar 200 operadores de Call Center”;

E assim continuam os lamentos e as decepções se multiplicam, estas com sérios prejuízos ao Brasil e sua economia.
Bem, esses comentários são apenas mais alguns dos quais vocês ouvem ou lêem todos os dias, mas amigos, esse artigo não foi escrito para registrar lamentações e sim para REGOZIJO e alegria do que estou sentindo, pois as luzes no túnel vem se acendendo, iluminando por dentro e ao final dele, de modo que mesmo com a possibilidade de ser o trem no sentido contrário, poderemos passar ao seu lado e não sermos atingidos sem aviso ou com a dor de um impacto frontal, acredito que poderemos ir em frente.

Mais uma vez, a cada momento de minha carreira me identifico com a paixão pela profissão, se intensifica um desejo interior de poder despertar novos apaixonados, como profissional da área de Gestão de Pessoas o testemunho e entusiasmo, compartilhado com minhas experiências, acredito, poderá transformar o mundo, mesmo que no raio de meu networking.

Agradeço aqueles que plantaram as sementes das quais colhi ao longo da carreira e que colho os frutos a cada dia, agradeço a você que com paciência lê este artigo e desejo que todos se inspirem em continuar em frente, iluminando túneis, avenidas, becos e vielas.

A luz se fez, o homem deve levá-la aos locais onde ele mesmo um dia selou pessoas em quartos escuros. Que se abram os olhos e se destruam muros e cercas, que possamos valorizar o futuro, este futuro que hoje são PESSOAS, VOCÊ é célula viva desse corpo chamado HUMANIDADE

Vitor Marques
Gestor de Pessoas, Consultor de RH e Palestrante Motivacional
vitormarquesy@yahoo.com.br
BLOG - http://www.vitormsmarques.blogspot.com/

Nenhum comentário:

SABEDORIA

"  NÃO SEI SE SEI, MAS DE TUDO O QUE SEI ASSUMO NÃO SER IGNORANTE INCLUSIVE SABER QUE NADA SEI" (Vitor M S Marques)