29/04/2013

Aconselhamento de Carreira - Coaching

O coaching é um processo na qual um treinador (COACHE), pela definição da palavra, ensina o seu cliente a obter uma identificação do uso de suas competências e qualidades, além disso, o ajuda a reconhecer e superar suas fragilidades, seja no ambiente profissional ou pessoal. Publicidade A novidade que está sendo amplamente difundida e se mostra eficaz nesta área é o coaching virtual. Neste caso, a pessoa faz o seu treinamento por meio de Skype, telefone e e-mail. Mas será que a técnica é tão boa quanto a convencional?

Devido ao crescimento da economia nos últimos 10 anos, o brasileiro aumentou sua renda e hoje, com maior poder de compra, passou a investir mais no seu aprimoramento pessoal e profissional. Por isso, a procura por coaching aumentou vertiginosamente e tem como previsão um crescimento de 500% ainda este ano.

Existem três tipos de coaching.

- O Executivo visa sucesso e aperfeiçoamento na área profissional, procurando orientar o cliente quanto à identificação de metas, missão e valores.
- O Pessoal, ou Life Coaching, trabalha a meta pessoal do contratante e leva em conta os objetivos e missões relacionadas tanto financeiramente como na saúde, espiritualidade e administração do tempo.
- Coaching de Performance, por sua vez, visa identificar os bloqueios internos do coache e a removê-los, a fim de atingir os objetivos determinados.

O processo de coaching é um treinamento efetuado, tanto na forma presencial quanto na virtual, a segunda opção tem como foco atender profissionais sem disponibilidade de tempo para se deslocar e para quem procura comodidade, flexibilidade de horários, fácil acesso ao conteúdo, custo reduzido e ainda aqueles que buscam uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento em suas carreiras e na vida pessoal.

No processo o coache coloca uma série de perguntas e conduz seu treinando a obter as respostas pessoais que determinarão a consciência do status atual e o levarão a obter melhores resultados. A seguir alguns exemplos dessas perguntas:

O que estou fazendo para melhorar minha qualificação profissional hoje? O que o faço todos os dias para melhorar minha performance?

 Qual foi a razão que o fez sair de casa Hoje? O que o faz se mover todos os dias?
 Você está preparado para assumir um novo desafio em sua carreira, no cargo imediatamente superior ao atual, no dia de hoje?
 O que há de tão especial em seu perfil que vale a pena uma empresa investir na sua contratação e/ou promoção?
 Como é o ambiente em que você se sente ou se torna mais criativo, mais produtivo?
 Quantos SONHOS que teve ao longo de sua vida foram transformados em realidade? Como isso aconteceu?
 Do que você abriria mão agora para abrir espaço para algo novo em sua vida (carreira)?
 O que você faz com as boas idéias que tem ou recebe informação externa, mas que não são aproveitadas no momento?
 Qual a parcela do seu tempo que você dedica para atender seus desejos ao invés de suas necessidades? Qual foi a ultima vez que isso aconteceu e como foi?
 QUAIS SÃO AS 4 COISAS/AÇÕES MAIS IMPORTANTES QUE VOCÊ TEM QUE FAZER HOJE?
 Se alguma habilidade fosse sua "MARCA", qual ou quais seriam elas? O que você fez no ultimo mês para divulgar essa(s) marca(s)?
 Você tem a tendência por procurar por: > COISAS > PESSOAS ou > EXPERIÊNCIAS
(Perguntas extraídas de processos de coaching presencial ou virtual)
Os profissionais de sucesso devem se preparar para cada dia evoluir em busca de seus objetivos, por isso a utilização de um treinador pode acelerar etapas e levar essas pessoas a alcançar seus objetivos, pesquise e se associe a coaches com experiência comprovada que podem ajudá-lo nessa missão. Há investimentos variados para a contratação de um treinador e o metodologia de coaching por Skype tem um investimento / beneficio interessante.
Prepare-se, treine e obtenha resultados exponenciais em sua vida e carreira profissional

Nenhum comentário:

SABEDORIA

"  NÃO SEI SE SEI, MAS DE TUDO O QUE SEI ASSUMO NÃO SER IGNORANTE INCLUSIVE SABER QUE NADA SEI" (Vitor M S Marques)