21/11/2013

"Secos & Molhados" - A qual grupo você pertence?


Toda empresa tem dois grupos de Colaboradores que podemos classificar como a primeira chamada de “SECOS” e a segunda dos “MOLHADOS”, quem são eles? Vamos conhecer aqui suas características, poder de influência e importância na composição do Capital Humano, que como vocês sabem é o maior patrimônio das organizações, sejam elas públicas ou privadas.

Para entender melhor, primeiramente vamos a essência d utilização da expressão SECOS & MOLHADOS. O tradicional “armazém” ou a “venda”, comuns nos séculos passados estampavam em suas fachadas placas com a expressão “Vendemos Secos e Molhados”, essa era a forma do comerciante alertar sua freguesia que ali se encontravam produtos como: SECOS = arroz, feijão, farinha, etc., produtos nos quais não há ou foi retirada toda humildade e os MOLHADOS: azeite, óleos, vinhos, vinagre, refrigerantes, produtos em conserva (azeitonas, tremoços, etc.), produtos nos quais há humildade para conservação ou ele próprio é úmido, então vejamos qual é a relação que essas definições possuem com o assunto desse artigo que é relacionado aos profissionais inseridos nas organizações.

O que são profissionais “SECOS”? São aqueles que fazem somente o necessário, e raramente fazem isso. Não se atrevem a sair da zona de conforto e buscar alternativas. São do tipo “Sempre foi assim”; “Nunca ninguém falou nada”; “Se sempre deu certo assim porque eu vou mudar”; “Do jeito que está tá bom” e por ai vai. São profissionais que estão acomodados, conformados com a mesmice e NUNCA vão além do esperado, sempre fazem as mesmas coisas e acabam colhendo menores ou os mesmos resultados. São aqueles que aprenderam a recebe ordens sem buscar novas alternativas para melhorar os resultados.

Os profissionais “MOLHADOS” são aqueles que verdadeiramente “SUAM A CAMISA”, são comprometidos com sua carreira e a organização na qual trabalham, possuem ambição, ética, presença de espírito. Buscam vencer por suas próprias mãos e não por outros meios comuns aos medíocres. Os profissionais “MOLHADOS” são extremamente comprometidos, não são grosseiros ou autoritários, mas pela forma participativa com que atuam conquistam respeito e admiração e são sempre ouvidos. Sabem que o reconhecimento por seu desempenho virá naturalmente e fazem por merecer tal reconhecimento.

Em todas as organizações sempre existem os dois grupos de profissionais, SECOS & MOLHADOS, o sucesso dessas empresas está refletido na quantidade de pessoas que compõe cada grupo. Infelizmente há muitos profissionais “SECOS”, embora inteligentes, capazes e competentes são infelizmente despreparados para comprometer-se com aquilo que iniciam – “SÃO SECOS”.

Com certeza você que lê esse artigo é do grupo dos “MOLHADOS”, “sua a camisa”, é comprometido com você, sua família e a organização em que atua (Pública o Privada). Você não “enrola”, não acredita que tem que trabalhar o mínimo e ganhar o máximo, busca o equilíbrio. Você é um profissional “MOLHADO”: pelo comprometimento, pela satisfação de fazer o máximo e poder ter seu travesseiro com um dos melhores amigos, afinal você sabe que seu trabalho não é apenas seu, ele é fundamental para todas as Pessoas, especialmente se trabalha com e para o público, seja numa empresa Privada ou Pública. Sabe fazer a sua parte com garra e determinação pensando no reconhecimento do comprometimento com as PESSOAS, Parabéns!

Infelizmente em muitas empresas por aqui e por ali há muitos profissionais SECOS. Água neles!

Vitor Marques

Nenhum comentário:

SABEDORIA

"  NÃO SEI SE SEI, MAS DE TUDO O QUE SEI ASSUMO NÃO SER IGNORANTE INCLUSIVE SABER QUE NADA SEI" (Vitor M S Marques)