10/03/2014

A HORA DE MONTAR EQUIPES OU EMPOSSAR PESSOAS NO SEU TIME DE TRABALHO


Não conheço um time ou uma equipe de trabalho que tenha conseguido alcançar seus objetivos de conquistas sem que na composição de seu grupo houvesse a mescla entre a JUVENTUDE e a EXPERIÊNCIA. Somente esse equilíbrio leva grupos, qualquer que sejam seus objetivos, a obter: equilíbrio, metodologia, energia vital, garra, conteúdo vivencial e técnico além da confiança para alcançar suas metas.
Toda vez que uma empresa ou órgão público necessita formar equipes permanentes ou temporárias sua busca na configuração do time deve contemplar o equilíbrio entre profissionais juniores, plenos e seniores, cada uma dessas características de experiência e formação agregará força vital as potencialidades necessárias ao grupo em formação.

Recentemente escrevi sobre a crise mundial nas organizações sobre a perda do conhecimento, onde as empresas e entidades governamentais que não valorizam seu capital sênior, com a aposentadoria destes profissionais perdem anos e anos de experiências e tecnologia, por outro lado empresas que permanecem apenas com pessoas seniores pecam pela falta de energia, pela mesmice de seus processos e assim continuam a obter os velhos resultados.

Se você vai decidir pela montagem de uma equipe de trabalho em uma empresa ou vai empossar pessoas em cargos públicos ou privados, pense nisso! Analise o time que você necessita, avalie os resultados que deseja, perceba que se você continuar a fazer sempre a mesma coisa o resultado será se não o mesmo, possivelmente menor, pois a curva do sucesso tende a diminuir se não for reciclada permanentemente.

Se você está escolhendo pessoas atente para as principais características que devem nortear sua decisão:
O Colaborador “lucro” - A Formação de Equipes Empreendedoras começa pela compreensão da necessidade de atrair pessoas com comportamentos mais empreendedores.

Grandes Propósitos – É até possível formar grandes equipes em empresas de propósitos medíocres, mas seus membros se desmotivarão rapidamente. Preocupe-se com a missão e a visão do seu negócio.
As pessoas certas nos lugares certos – Cabe ao empreendedor primeiro refletir sobre os “lugares certos” que serão ocupados pelas “pessoas certas.

Visão de Mundo - Não se trata de formar um exército de robôs que agem de forma programada. Mas é importante reunir pessoas que acreditam e vivenciam as mesmas crenças e atitudes que a empresa.

Cada empresa, uma pessoa – Se estiver convicto dos quatro elementos anteriores, você tenderá a formar uma equipe empreendedora e, assim, terá mais chance de deslanchar, Para selecionar as pessoas “certas”, o conceito de brand character, utilizado no marketing, pode ser útil.

Pense grande. Pensar grande dá o mesmo trabalho que pensar pequeno. E grande não só no tamanho. É fato que nem sempre grandes empresas começaram com grandes propósitos.

Pois bem, é hora de usar a sua INTELIGÊNCIA na escolha de Pessoas, mesclar o jovem, o mais experiente, o mais ousado, o mais assertivo. EQUIPES DE SUCESSO SÃO A SOMA DAS DIFERENÇAS, então sua a sua capacidade de EMPREENDER e montar equipes de SUCESSO.

(Vitor Marques - Executivo de RH, Palestrante, Coache e Consultor de Empresas)

Nenhum comentário:

SABEDORIA

"  NÃO SEI SE SEI, MAS DE TUDO O QUE SEI ASSUMO NÃO SER IGNORANTE INCLUSIVE SABER QUE NADA SEI" (Vitor M S Marques)