VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

17/03/2014

A transformação de empresas com embasamento na Segurança dos Processos Seletivos


Autor:Vitor Marques Publicado originalmente no site www.psmcompany.com.br - Blog

A cada momento em que a economia global avança, as necessidades empresarias em obter talentos que atendam as expectativas do negócio aumentam exponencialmente em dois contextos:

- O primeiro dá conta da necessidade de formar o Capital Humano, composto por profissionais que realmente façam diferença técnica e comportamental.
- No segundo contexto, a necessidade de criar uma metodologia de identificação e desenvolvimento de novos talentos, profissionais capazes de absorver a cultura organizacional da empresa e ao longo do tempo tornarem-se sucessores dos processos e, consequentemente, do negócio.

Sabemos que a perda mundial de conhecimento advinda da aposentadoria de talentos é um problema de difícil superação, especialmente se a empresa não se preocupou em formar novos profissionais para absorver o conhecimento e tecnologia conquistada ao longo de sua existência, por aqueles que se aposentam ou simplesmente partem para novas oportunidades.

Muitas vezes as empresas não se dão conta do tamanho dos investimentos feitos na busca e identificação de talentos. Fazem e refazem os processos seletivos e acabam por efetivar contratações que ao longo do tempo se mostram inócuas.

Sendo assim, destaco a necessidade de que as empresas se associem a processos seletivos simples na composição e mais eficazes no resultado. De nada adiantará produzir processos seletivos mirabolantes do tipo “inventar a roda”, fazendo com que os candidatos se desgastem e acabem, inclusive, desistindo de participar.

Como relatado anteriormente, é nítida a perda de conhecimento e tecnologia nas empresas, destacada pela natural renovação de pessoas economicamente ativas em seu time, isso não é exclusivo das grandes empresas, nas pequenas e médias esse fator se torna ainda mais complicado, muitas vezes não possuem lastro para investimentos significativos para treinamento de sucessores. Reforça-se, então, a importância da segurança no processo seletivo, visando a busca do “melhor talento” associado à característica de cada empresa.

Não cabe mais as premissas de Fayol, onde processos, eficiência e produtividade se sobrepunham às Pessoas, hoje é necessária a flexibilidade e valorização delas, é necessário conhecer os detalhes e características em Pessoas que podem agregar a cada tipo de empresa o detalhe, o sucesso e a longevidade de ambos, Empresa e Talentos.

Processos que sejam integrados da preocupação com detalhes, que visem identificar particularidades que, somadas, produzam uma imagem fiel de cada candidato e que possam ser comparadas com as necessidades da empresa.

Podemos dizer que vivemos constantemente em transformação; da economia, das empresas, do ambiente e principalmente das pessoas, sobre este contexto não há produto ou serviço que se perpetue sem que atenda a necessidade de Pessoas e empresas. Por isso a PSM Company tem como premissa “Buscar Pessoas para atender Pessoas”.
A segurança de se associar a um processo seletivo e de gestão com essas características dão a nítida certeza de que uma nova Era se iniciou, a Era das Pessoas e das Empresas, com capital humano de valor agregado.

Nenhum comentário: