25/11/2015

PADEIRO – A ARTE DE ESPERAR

(Homenagem aqueles de fazem do pão a um forma de comunicação e arte)

Um dia eu cheguei a pensar que o bem-sucedido era aquele que buscava um objetivo sem nunca deixá-lo de lado. Se você pensa assim, como eu já pensei, está enganado. Foi o que eu aprendi quando fiz um curso de padeiro e confeiteiro. O curso não me ensinou somente a fazer massas de pães ou preparar qualquer tipo de cobertura de confeitaria, me ensinou que o caminho para atingir um objetivo não é persegui-lo obstinadamente. Com toda a minha empolgação com a arte dos pães, a primeira vez que eu fui sovar uma massa parecia um iniciante ansioso em uma aula de artes marciais. Socava a massa como o lutador ansioso querendo golpear qualquer um que apareça na sua frente. O professor me chamou a atenção. Eu coloquei tanta força que venci a massa por nocaute e ela quase não chegou ao forno. Revi a intensidade.
Logo que a massa ficou homogênea e na textura certa, eu já queria levá-la ao forno e ver o pão assado, quando me lembraram que a massa tinha de descansar para poder crescer. O objetivo era ver o primeiro pão francês assado, feito com as minhas próprias mãos. Ao deixar a massa descansar tive de deixar meu objetivo de lado. Aguentar não fazer nada por ele por um tempo. Tolerar uma hora que me pareceram demorar como se fossem cinco. Levei essa lição para a vida. Boa parte do que fazemos tem a hora certa de sovar e um intervalo mínimo para descansar. Uma porção de coisas funciona melhor assim, respeitando um intervalo de tempo entre uma ação e outra. Ao fazer uma dura crítica a alguém na esperança que de a pessoa mude, precisamos dar tempo para que ela mostre (ou não) uma mudança de conduta. Se não dermos esse espaço, apenas criamos as condições para que ela não aguente tanta pressão, não dê conta de mudar e desista.

Quando escrevo um texto, depois de um tempo na redação, deixo-o guardado na gaveta (ou no arquivo do computador) para me distanciar do seu conteúdo e poder enxergar o que ainda não está bom. Quando eu não dou um tempo na revisão e fico relendo repetidamente, passo a não enxergar os erros de ortografia ou a falta de clareza em algum trecho. Mesmo os objetivos mais grandiosos e arrojados precisam ser deixados de lado em alguns momentos. Não pensar antes de agir é impulsividade. Não conseguir deixar uma ideia de lado é obsessão. Não saber se segurar é compulsão. Os sentimentos não suportam ter de controlar o incontrolável. Há momentos em que a melhor opção é deixar o tempo passar, a cabeça esfriar e esperar que as contingências fiquem mais propícias para, então, se comportar. A despreocupação também faz parte do processo de atingir uma meta.

É nos momentos em que nos desobrigamos a pensar somente na produtividade que conseguimos encontrar a criatividade para solucionar algum entrave ou pensar em algum acabamento alternativo. O excesso de preocupação só atrapalha, como me atrapalhou a afobação de querer ver o pão assado.
É num momento de despreocupação que a massa cresce. E pra fermentar uma ideia e transforma-la em realidade é preciso saber a hora de sovar a massa – agir – e a hora de descansar – dar espaço para que as coisas aconteçam ou se desenrolem. Não sabe identificar qual é o momento certo de cada coisa? Faça um curso de padeiro. Além de aprender a fazer pães, descobrirá o que é ser padeiro das emoções.

 UM CAFÉ E A CONTA! Massa, recheio e cobertura precisam entrar em concordância. A cobertura não pode ser mais vaidosa do que a massa. O recheio não pode chamar mais a atenção do que a cobertura.

- Publicado no Jornal Democrata, coluna Crônicas de Padaria, Caderno Dois, p.4, 03/08/2013, Edição Nº 1263

RECRUTAR E SELECIONAR PESSOAS CANDIDATOS OU CURRICULOS?


É fato que as empresas ao buscarem apoio para a contratação de profissionais de T.I. qualificados, necessitam cada vez mais da assertividade e rapidez no processo de seleção. Também é certo que a competência técnica descrita em currículos, não representa nenhuma garantia de adaptabilidade do candidato à equipe, aliás, estatisticamente, são apenas 40% da necessidade total de verificação. Some-se o histórico profissional, referencias profissionais e pessoais, testes técnicos e o mais importante; conhecer o Perfil Comportamental do candidato, através de ferramentas adequadas, projetando sua probabilidade de adaptação a cultura de cada Empresa. Uma verdade absoluta na gestão de Recursos Humanos é que: “Invariavelmente, as empresas recrutam e contratam em função das competências técnicas dos candidatos e dispensam seus funcionários em grande maioria por questões COMPORTAMENTAIS”.


No entanto, diariamente empresas recebem currículos de candidatos para todo tipo de vaga operacional, sem a devida atenção com o perfil comportamental dos mesmos. É fato comprovado que o processo de seleção é diretamente responsável pela variação do índice de TURNOVER de cada empresa. É verdadeiro dizer: “Empresas buscam permanentemente funcionários comprometidos para suas equipes de trabalho”. Ou seja, valores como; Comunicação, capacidade de resiliência, habilidade de negociação, expansividade, compenetração, capacidade de trabalhar em equipe, capacidade de planejamento, foco em resultados, entre outras, não podem ser medidos ou comprovados em função de escritas em currículos. Outro ponto importante é que os custos com verbas rescisórias de funcionários dispensados comprometem significativamente os orçamentos das empresas, o que determina a necessidade de ser assertivo na seleção de um candidato.

Infelizmente, muitas empresas (“consultorias”) que se propõe a recrutar profissionais e oferecê-los na modalidade de “terceirizados” ou “hunting”, com o objetivo de demonstrar agilidade, adotam praticas de selecionar currículos e envia-los aos requisitantes sem as verificações adequadas, conforme dito acima. Em se tratando especificamente das contratações de terceirizados, o processo de seleção deve ser ainda mais rígido, uma vez que questões como confidencialidade e recolocação futura deste profissional devem ser abordadas, além do que a eventual possibilidade de efetivação de um profissional terceirizado como funcionário, também tem que ser considerada. Uma Empresa de sucesso é aquela que identifica candidatos que terão longevidade na organização, preservando conhecimento, eliminando custos e sobre tudo capitalizando socialmente a imagem da empresa.

05/11/2015

EM DIAS DE CRISE - TRANSFORME-SE


AUMENTE SUA EMPREGABILIDADE BASTAM ATITUDES SIMPLES E EFICAZES

As altas taxas de desemprego estão presentes nos dias atuais, todos sabem e muitos estão sentindo na flor da pele, ou melhor, na flor do bolso. Mas o que fazer para se recolocar no mercado de trabalho, vejamos:

Reduções frequentes de pessoal, recolocações e reorganizações internacionais é a norma no mundo atual. Independente de estar sem trabalho por um mês ou um ano, você já pode estar se sentindo enferrujado. Além disso, a cada entrevista surge a delicada questão sobre porque você ficou desempregado por tanto tempo. Pensando nisso estamos compartilhando algumas dicas abaixo que mostram como você pode, com uma abordagem correta, minimizar as dúvidas de seus futuros empregadores e maximizar suas chances de ser recontratado.
Mantenha-se atualizado: Quando por um período prolongado de tempo você fica sem trabalhar formalmente precisa se empenhar mais ainda na sua busca do que alguém que está empregado, o que significa que é preciso encontrar formas de aumentar sua empregabilidade, seu valor como profissional.
Manter-se atualizado com as últimas tendências especificas de sua atuação profissional e até mesmo com os conhecimentos gerais e atualidades de economia, politica, ciência, cultura, dentre outras áreas lendo jornais e revistas especializadas, fazendo cursos relacionados com a sua carreira, frequentando conferências e eventos do seu setor, utilizando com esse foco a internet que traz inúmeros caminhos de informação e aprendizado, esse é um caminho imprescindível, obrigatório para manter seu valor profissional.

Promova-se profissionalmente: Lembre-se que nem todos os empregos são divulgados da forma convencional. Conte aos seus amigos e ex-colegas que você está procurando um emprego e pergunte se eles sabem de alguma empresa que contrate pessoas com as suas qualificações. O boca a boca é a sua principal ferramenta de promoção – então, use-a ao máximo.

O networking online também tem os seus benefícios, especialmente se você criar um blog, escrevendo sobre a sua área de atuação. Isso vai mostrar para potenciais empresas seu conhecimento e colocá-lo em contato com pessoas que você pode ainda não ter encontrado.
Escrever artigos para jornais, blogs, sites especializados na sua área de atuação até mesmo ser um palestrante voluntário em um seminário do setor também terão o mesmo efeito.

Procure projetos e trabalhos temporários: Infelizmente, suas contas continuam a chegar quando você parou de trabalhar. Mas antes de entrar no cheque especial, considere divulgar suas qualificações e experiência que aprimorou quando estava empregado.

Deixe seus antigos clientes e os seus contatos comerciais saberem que você está disponível para consultorias e projetos free lance. Um trabalho voluntário vai ajudar a preencher o vazio em seu currículo e ao mesmo tempo abrir novos horizontes em sua carreira, além é claro de deixar sua marca de contribuição à sociedade. Essas atitudes não só mantém suas qualificações atualizadas como também demonstram sua determinação em crescer como Pessoa e Profissional. Se você puder demonstrar para as empresas que está fazendo tudo o que pode para encontrar um emprego, com atitudes como essas, a maioria dos entrevistadores irá desconsiderar o fato que está desempregado.

Atitude é a chave da ignição de sua Carreira: Mantenha uma atitude positiva – rejeições fazem parte da vida, a diferença está em como você lida com cada uma delas, pois muitos ficam apenas se lamentando e poucos utilizam as adversidades como oportunidades de continuar “em frente”, é isso que esperamos de você. Oque está esperando? Siga em frente e mantenha uma atitude positiva, afinal Você merece!

Abraços

Vitor Marques
Executivo de RH, Coach e Palestrante

ESSA SEMANA É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS


O que você faria se soubesse que essa semana será a ultima oportunidade para que você possa conquistar todos seus objetivos profissionais e pessoais?

Trabalhamos com tantos planos em longo prazo que nos esquecemos de que a vida muitas vezes nos impõe um tempo limitado para agir e conquistar SONHOS, que a qualquer momento teremos interrompida nossa capacidade plena de ação.

É normal pensarmos que nesse momento exato em que você lê esse artigo não esteja vendendo algo ou esperando nada em troca de alguém ou de algo, o mais importante é fazer a diferença para você a todo momento, pensando na colheita de nossos sonhos, e isso tem que ser feito agora, mesmo que seja apenas um passo, afinal nem sempre paramos e refletimos sobre nós mesmos, concorda? Cada passo é um impulso em busca de nossos Sonhos.

Estou aqui torcendo por você, afinal sabemos o quanto merecemos realizar seus SONHOS e claro, será um orgulho deixar a marca pessoal em nosso planetinha. Todos gostaríamos se dermos lembrados a pós mortem por nossas boas obras. Pense Nisso!


Eu acabo de fazer algo por conta disso, afinal alguém pode le
r esse artigo e transformar sua vida e em algum momento lá do futuro irá se lembrar desse humilde artesão das palavras.

Abraços

Vitor Marques
Executivo de RH, Coache, Palestrante
vitormarques@psmcompany.com.br

A PRIMEIRA CARTINHA ENVIADA AO PAPAIL NOEL

  E m primeiro lugar cabe a pergunta: Você acredita em Papai Noel? Ah, por mais esquisito que possa lhe parecer eu acredito. Não no Papai No...