09/05/2016

AUMENTE SUA EMPREGABILIDADE


BASTAM ATITUDES SIMPLES E EFICAZES

Reduções frequentes de pessoal, recolocações e reorganizações internacionais é a norma no mundo atual. Independente de estar sem trabalho por um mês ou um ano, você já pode estar se sentindo enferrujado. Além disso, a cada entrevista surge a delicada questão sobre porque você ficou desempregado por tanto tempo. Pensando nisso estamos compartilhando algumas dicas abaixo que mostram como você pode, com uma abordagem correta, minimizar as dúvidas de seus futuros empregadores e maximizar suas chances de ser recontratado.

Mantenha-se atualizado: Quando por um período prolongado de tempo você fica sem trabalhar formalmente precisa se empenhar mais ainda na sua busca do que alguém que está empregado, o que significa que é preciso encontrar formas de aumentar sua empregabilidade, seu valor como profissional.
Manter-se atualizado com as últimas tendências especificas de sua atuação profissional e até mesmo com os conhecimentos gerais e atualidades de economia, politica, ciência, cultura, dentre outras áreas lendo jornais e revistas especializadas, fazendo cursos relacionados com a sua carreira, frequentando conferências e eventos do seu setor, utilizando com esse foco a internet que traz inúmeros caminhos de informação e aprendizado, esse é um caminho imprescindível, obrigatório para manter seu valor profissional.

Promova-se profissionalmente: Lembre-se que nem todos os empregos são divulgados da forma convencional. Conte aos seus amigos e ex-colegas que você está procurando um emprego e pergunte se eles sabem de alguma empresa que contrate pessoas com as suas qualificações. O boca a boca é a sua principal ferramenta de promoção – então, use-a ao máximo.

O networking online também tem os seus benefícios, especialmente se você criar um blog, escrevendo sobre a sua área de atuação. Isso vai mostrar para potenciais empresas seu conhecimento e colocá-lo em contato com pessoas que você pode ainda não ter encontrado.

Escrever artigos para jornais, blogs, sites especializados na sua área de atuação até mesmo ser um palestrante voluntário em um seminário do setor também terão o mesmo efeito.

Procure projetos e trabalhos temporários: Infelizmente, suas contas continuam a chegar quando você parou de trabalhar. Mas antes de entrar no cheque especial, considere divulgar suas qualificações e experiência que aprimorou quando estava empregado.

Deixe seus antigos clientes e os seus contatos comerciais saberem que você está disponível para consultorias
e projetos free lance. Um trabalho voluntário vai ajudar a preencher o vazio em seu currículo e ao mesmo tempo abrir novos horizontes em sua carreira, além é claro de deixar sua marca de contribuição à sociedade. Essas atitudes não só mantém suas qualificações atualizadas como também demonstram sua determinação em crescer como Pessoa e Profissional. Se você puder demonstrar para as empresas que está fazendo tudo o que pode para encontrar um emprego, com atitudes como essas, a maioria dos entrevistadores irá desconsiderar o fato que está desempregado.

Atitude é a chave da ignição de sua Carreira: Mantenha uma atitude positiva – rejeições fazem parte da vida, a diferença está em como você lida com cada uma delas, pois muitos ficam apenas se lamentando e poucos utilizam as adversidades como oportunidades de continuar “em frente”, é isso que esperamos de você. Oque está esperando? Siga em frente e mantenha uma atitude positiva, afinal Você merece!


Vitor Marques
Executivo de RH, Coache, Consultor e Palestrante

Nenhum comentário:

SABEDORIA

"  NÃO SEI SE SEI, MAS DE TUDO O QUE SEI ASSUMO NÃO SER IGNORANTE INCLUSIVE SABER QUE NADA SEI" (Vitor M S Marques)