04/08/2016

NATUREZA UM EXEMPLO ORGANIZACIONAL


Você já se deu conta que na Natureza existe estruturas organizacionais, todas convivendo num mesmo habitat, produzindo sua subsistência, crescendo na dimensão do espaço finito e infinito, estruturas naturais que conquistam novos mercados a todo instante, negociam seu crescimento e dão sempre algo em troca.

Seus habitantes se adaptam a mudanças, buscam soluções para suas necessidades de habitat e de sobrevivência, resolvem conflitos sem interferir no equilíbrio do sistema.

Convivem com as diferenças, estabelecem acordos para buscar novas soluções, expande o mercado atravessando oceanos, rios, neve, inundações, tsunamis, furacões, incêndios – sobrevivem a tudo.
Não há noticias de falência, a não ser, aquelas provocadas pelo homem. Não tem gurus, a soma de todos faz a maravilha da existência, seus reis são passageiros, suas rainhas são majestosas, seus cidadãos são fruto da união natural de cada um em torno de todos.

O Capital Natural não está na bolsa de valores, pelo contrário, o Capital Natural é de todos, não oscila, não sobe, é estável.

No mundo humano tudo é diferente, você concorda? Falta inspiração, expiração, transpiração, razão, emoção, cumplicidade, prevenção e finalmente amor.

O mundo organizacional natural tem muito a ensinar, pena que os humanos se dizem o topo da cadeia natural e desprezam tudo o que está abaixo, menos você – sei que é diferente e por isso, sei que o mundo a partir de agora será melhor – Não acha?


No mundo organizacional natural não há eleições, os mais fortes são reconhecidos e naturalmente exerce a liderança, a diferença é que não há corrupção, fazem sempre o melhor pela comunidade e pelo local onde vivem.

Vou mandar um currículo para o mundo organizacional natural, será simples, assim como as rosas.


Vitor Marques
Executivo de RH, Coache, Consultor e Palestrante

Nenhum comentário:

SABEDORIA

"  NÃO SEI SE SEI, MAS DE TUDO O QUE SEI ASSUMO NÃO SER IGNORANTE INCLUSIVE SABER QUE NADA SEI" (Vitor M S Marques)