17/10/2016

INVESTIMENTOS À PRAZO - EMPREGO À VISTA


Devemos investir na carreira a prazo para obter emprego à vista, titulo sugestivo e afirmativo na prática cotidiana que todo profissional deve promover na vida profissional a fim de obter sucesso na carreira.

Investir em formação técnica e comportamental é ação de longo prazo, começa inconscientemente e aos poucos vai tornando-se consciente, torna-se necessário a cada respiração, base fundamental para a sobrevivência e crescimento profissional.

Mas porque os investimentos em nossa formação profissional devem ser “a prazo”? Investimos numa formação técnica desde nossa infância e após a conclusão formal desse período, não deveríamos apenas usufruir um retorno disso, sem a necessidade de continuar a capacitação? Afinal de quem é a responsabilidade por nossos investimentos em formação Comportamental e Técnica?

Há muitas perguntas que podemos fazer para questionar o porquê da necessidade de investimento contínuo em nossa formação, seja em qual das linhas de competências necessárias a obter o sucesso seja. O problema é que muitos atribuem à sociedade a responsabilidade da formação pessoal, colocam toda culpa pelo seu próprio fracasso na falta de apoio familiar, governamental e/ou da empresa onde atuam, colocam as desculpas acima das atitudes, colocam a capacidade de questionar acima da capacidade de inovar, buscam apadrinhamento ao invés de direcionamento próprio na busca por caminhos do desenvolvimento pessoal auto gerenciado.

É muito fácil uma posição defensiva, aquela que terceiriza a responsabilidade pela própria carreira, isso é o que a maioria das pessoas fazem, creio que você que lê esse artigo não esteja nessa estatística, afinal você sabe que a responsabilidade é exclusivamente sua. Você tem a responsabilidade por buscar alternativas dos caminhos a seguir e sobre os investimentos a efetivar.

Você é que deve inovar e aprender cada dia, a cada hora, com seus tropeços e vitórias para que o conteúdo adquirido transforme seus horizontes profissionais. A responsabilidade por você é exclusivamente sua, seu crescimento é seu tesouro, exclusividade sua, marca própria. Você sabe que não a responsabilidade de seus pais é limitada a uma fase da vida, depois disso os passos são seus,  a sua direção não é definida por uma empresa, nem por um governo, ela é exclusiva de sua exclusiva atitude e portanto é sua auto sentença de vida.

Por que investir no desenvolvimento da carreira?

O investimento no desenvolvimento da carreira é algo fundamental para seu crescimento profissional e pessoal. Mas para melhor entendimento, listamos quatro pontos essenciais.

1. Satisfação pessoal e autoconfiança - Independentemente de saber se as suas habilidades foram desenvolvidas por razões pessoais ou profissionais, o domínio de um novo conceito fornece um elevador psicológico muito bom.
2. Aprendizado de uma habilidade aumenta o seu valor - Alcançar novas competências e habilidades aumentará o seu valor, tanto para a empresa em que você se encontra atualmente, como para futuros cargos que você ocupará.
3. Vanguarda em sua área - Fazer seu trabalho de uma determinada maneira apenas para agradar outros, ou fazê-lo do jeito que sempre foi feito, leva à obsolescência e eliminação – e você não quer isso para sua carreira.
4. Controle de seu futuro - Você é o diretor de desenvolvimento de sua própria carreira, assim, desenvolver novas habilidades poderá melhorar o seu trabalho atual e ajudá-lo a avançar para uma nova carreira. Como investir na sua carreira? - Agora você deve estar se perguntando:

“Como, afinal, posso fazer isso?” Há muitas maneiras para você alcançar seu desenvolvimento da carreira, e vamos listar agora as cinco principais práticas para garantir o seu crescimento profissional:

1. Procure treinamentos adicionais - Se as empresas hoje não oferecem treinamentos adicionais, não se limite. Procure instituições, faculdades, cursos online, enfim, tudo que possa ajudá-lo. Tome a iniciativa para buscar seu desenvolvimento acadêmico e profissional. 
2. Obtenha novos títulos - Um dos grandes erros é se sentir “pronto” e que não há mais a necessidade de estudar e se aperfeiçoar. Não caia nesse erro, procure cursos de extensão,pós-graduação ou mesmo uma segunda graduação, que desenvolvam seu perfil e ajudem você a dar o pontapé inicial, rumo a suas metas. 
3. Realize um planejamento de carreira - Esse é o mais simples — e o mais barato — dos investimentos, pois consiste em simplesmente gastar tempo avaliando sua carreira a partir de onde você está e para onde você quer ir. Procure ajuda para esta tarefa, confira seus antigos planejamentos de carreira e busque a orientação de especialistas. 
4. Construa e fortaleça a sua marca - Criar um perfil no LinkedIn, criar um site profissional ou um blog poderá ajudá-lo a divulgar suas realizações, habilidades e capacidades, empurrando sua carreira para a frente. 
5. Desenvolva relacionamentos pessoais e profissionais - Embora a maioria de nós já tenha uma rede de contatos de trabalho, apenas a buscamos quando estamos procurando um emprego. Em vez disso, concentre-se regularmente na manutenção e construção de sua rede. Relações fortes trarão muitos benefícios para você, pessoalmente e profissionalmente.


Quanto mais você investir em si mesmo e no desenvolvimento da carreira, isso À PRAZO a chance de obter um EMPREGO À VISTA será maior, portanto mãos a obra e sempre Avante!

Nenhum comentário:

SABEDORIA

"  NÃO SEI SE SEI, MAS DE TUDO O QUE SEI ASSUMO NÃO SER IGNORANTE INCLUSIVE SABER QUE NADA SEI" (Vitor M S Marques)