15/03/2017

“ACE” – UM PONTO DIRETO


No tênis um “ace” ou “ás” é um serviço ou “ataque” que resulta em um ponto imediato para o jogador que fez o realizou, visto que o jogador defendendo do serviço não conseguiu tocar a bola com sua raquete de imediato ao saque do oponente. Em Recursos Humanos iremos a seguir discutir como o ACE pode ser utilizado na conquista dos objetivos pessoais, profissionais e nos objetivos das empresas e suas equipes ou ainda como as conduzimos, vamos lá então.
Do ponto de vista do profissional um ACE pode ser definido como ações rápidas, concretas e objetivas que resultam no alcance do objetivo pré-definido com eficácia imediata, claro que o ACE é apenas uma parte do processo total planejado para a conquista do objetivo principal. É fato que para chegarmos a um andar superior utilizando uma escada teremos com certeza de começar pelo primeiro degrau e assim sucessivamente. O ACE é a ação necessária para conquistar cada um desses degraus.

Os melhores tenistas, começam a partida muito tempo antes do primeiro saque ser dado. Eles chegam prontos para jogar, mas antes já aqueceram, fizeram uma checagem mental e já elaboraram um plano de jogo e estão concentrados para aproveitar logo a primeira oportunidade. A esmagadora maioria dos jogadores está acostumada a chegar e sair jogando. Eles vão se adaptando mentalmente e fisicamente durante o primeiro set, e na maioria das vezes isso dá certo porque o adversário está fazendo a mesma coisa. Mas quando tem um tenista  da primeira categoria mencionada pela frente, isso já não funciona. Quando o segundo tipo começar a “entrar” na partida, ela já vai ter acabado.
Se mundialmente a definição técnica para o ACE no tênis é: Saque bem colocado, sem dar tempo ao adversário de pegar a bola”. No mundo da carreira profissional do individuo deduzimos que será necessária a preparação atitudinal, uma condição de preparação antes de executar tal ação, haja vista que um jogador de tênis precisa preparar-se de forma complexa para imprimir força, direção, técnica, estratégica e resultado ao buscar o ACE,  vamos então a algumas dicas com foco no ACE de Carreira:

EXPLORANDO O ACE DE CARREIRA
è  Preparo
Em todos os campos da nossa existência, se você quiser ser um  vencedor, você vai precisar de uma ferramenta essencial: O PREPARO. É justamente a falta de preparo que explica o porquê de tantos fracassos pessoais e profissionais que presenciamos frequentemente. Mas afinal o que é se preparar?
A preparação requer Atitude afinal, estudo e a experiência de vida cumulativa realizado com dedicação, além da produção constante de pensamentos, auto-análise, auto-sugestão, reciclagem de conceitos, busca de novas alternativas – isso tudo efetivado continuamente compõe o Preparo.
Há um componente fundamental para a realização de um bom Preparo, é ele: “Visualizar o objetivo antes da ação de preparação.”, “Se você não sabe aonde ir qualquer caminho serve”, diz a crença popular e nada mais sábia do que ela. Muito dedicam uma boa parte de sua vida a se prepararem para algo que nunca lhes será útil, desperdiçam tempo, colocando tempo bom em causa sem proveito não entendendo que o “tempo é cruel”, ele não tem recuperação, por isso recomendo, tenha foco no que deseja e se prepare para esse objetivo, sempre, a cada segundo, em cada esquina, em cada oportunidade.
è  Treinamento
Entende-se que treinamento tem como finalidade melhorar o desenvolvimento do Ser Humano diante dos desafios que são necessários ser ultrapassados. O treinamento utiliza a experiência e cultura já adquiridos por pessoas ou organizações no passado e lhe serão transmitidos como forma de encurtar caminhos, de lhe proporcionar base adiantada para agir. O treinamento transmitido por si só não resolve se você não coloca-lo em prática. Treinar é aceitar a missão de aprender e executar. Segundo MARRAS “Treinamento é um processo de assimilação cultura em curto prazo, que objetiva repassar ou reciclar conhecimento, habilidades ou atitudes relacionadas diretamente a execução de tarefas ou à sua otimização..” acrescento a essa definição: “em qualquer das áreas vivenciais (profissionais, sociais, familiares, etc.).
è  Aperfeiçoamento
Uma vez treinado é necessário se aperfeiçoar, entrar no detalhe e nele se especializar, criar diferenciais pessoais que o tornem especialista naquele determinado ponto do conhecimento. Um especialista carregará diferencial que poucos terão e por essa razão em muitas oportunidades essa vantagem competitiva fará total diferença para alcançar os objetivos.
è  Prática
Não basta Treinar e Aperfeiçoar, somente a teoria não o fará sair do lugar, então é necessário praticar, transformar o treinamento e as especializações em ações, fazer, colocar em campo a construção e não apenas ficar com o projeto na gaveta.
è  Ação dentro do movimento de Ação (Busca do objetivo);
Se você age e acomoda no esplendor dessa ação não terá novas atitudes de ação de continuidade, portanto você deve continuar a ter ação em cima de cada ação concluída, pois ela é apenas um passo da caminhada continua da vida. Todos os dias damos passos e a maioria esmagadora deles são para a frente, alguns para o lado e muito pouco para trás, então a ação positiva está sempre presente e você, somente você, é responsável por ela. Cada ação tem apenas um foco, para buscar objetivos, pegar algo, aprender algo, conquista algo, sobreviver... Tudo é realizado em função de seus objetivos, desde que você saiba quais são eles, isso é sua responsabilidade.
è  Manutenção dos patamares conquistados;
O alpinista que chega ao cume de uma montanha que escalou tem no primeiro movimento enfincar uma bandeira de posse, de registro e permanência dessa conquista, assim deve ser sua atitude quando alcança cada degrau e ainda mais se chega ao próximo andar, permanecer no alto de sua conquista por vezes é mais difícil do que conquista-la.
è  Passagem para o próximo nível sem desprezo ao conhecimento adquirido
A elevação de seus objetivos ao próximo degrau, ao próximo andar, essa é a contínua escalada que fazemos por todos os dias de nossa vida, seja pessoal e/ou profissional. Não podemos nos acomodar no esplendor de nossas conquistas passadas. A vida nos recompensa pela caminhada, não pelas paradas que fazemos. Nas paradas perdemos foco, perdemos conhecimento, perdemos o poder de olhar para frente, parar significa estagnar e portando nos tornamos candidatos ao ostracismo, à morte de nossos sonhos.
Passar de fase, planejar os próximos passos e neles concentrar nossa energia para avançar sem a inércia do passado e com a motivação no futuro. Nosso conhecimento adquirido é combustível para esse movimento, porém precisamos continuamente reabastecer, ir em frente buscar o próximo posto de combustível. Ir em frente e continuar em frente essa é a contínua busca das Pessoas. Renovar objetivos, conquistar novos andares para olhar sempre em frente e acima, em busca dos horizontes escondidos.

·         Resumo atitudinal sobre ACE DE CARREIRA

A busca pelo ACE DE CARREIRA é contínua e provocante, ela esmaga o pensamento da acomodação, ela retira energia para retomada mesmo nos menores dissabores. Buscar o ACE DE CARREIRA implica em decidir ter ATITUDE POSITIVA, em planejar seu futuro trabalhando no presente.
EXPLORANDO O ACE EMPRESARIAL
No ACE EMPRESARIAL retomamos a definiç
ão já apresentada do que seja um ACE, vejamos: Saque bem colocado, sem dar tempo ao adversário de pegar a bola”. No mundo das Empresas ocorre uma similaridade com as etapas necessárias ao ACE DE CARREIRA quando é necessário percorrer etapas de sustentação para chegar ao ACE perfeito e obter: força, direção, técnica, estratégia e resultado com o ACE EMPRESARIAL, vejam então algumas dicas para isso:
Nos patamares do ACE EMPRESARIAL os princípios são comuns ao ACE de Carreira, porém num nível estratégico e que encontra outras variáveis ambientais, tais como: mercado; governo; produto x necessidade dos consumidores, dentre outras. Vamos aqui falar sobre as principais:

è  Preparo
Como no ACE CARREIRA no ACE EMPRESARIAL a preparação é essencial: O PREPARO. É justamente a falta de preparo das empresas que se explica o porquê de tantos fracassos. Mas afinal o que é se preparar do ponto de vista da empresa?
Realizar o planejamento estratégico é o primeiro passo, avaliar o negócio mesmo antes dele estar formatado, projetar os diversos cenários, realizar análise de mercado, projetar as necessidades estruturais para ação, projetar variáveis em todos os planos, buscar novas alternativas – isso tudo efetivado continuamente compõe o Preparo.
Como no ACE CARREIRA a afirmativa da necessidade de “Visualizar o objetivo antes da ação de preparação.” é aplicável. Muitas empresas começam sem nem saber o porque estão nascendo, dedicam uma boa parte de sua energia em reagir ao que acontece no dia a dia e não em planejar e identificar, desperdiçam tempo, colocando o tempo bom em causa sem proveito não entendendo que o “tempo é cruel”,  não se recuperar o tempo vivido, por isso recomendo, a empresa necessita manter seu foco no negócio e se preparar para buscar, manter e reciclar o foco nos objetivos permanentemente.
è  Treinamento / Aperfeiçoamento / Prática
A empresa que não treina suas habilidades, seus diferenciais se tornará ineficiente, apenas maus uma entre tantas, sem diferenciais competitivos, isso claro que conseguir manter o mínimo em suas operações. O treinamento compartilha a experiência e cultura já adquiridas pela estrutura organizacional e gera novas ideias, novos caminhos a explorar. O treinamento de que falo aqui é uma mistura de treinar e praticar ao mesmo tempo. Treinar é aceitar a missão de aprender e executar.
Treinar a empresa e aperfeiçoar sua Cultura, Missão e Valores, é criar diferenciais organizacionais que o tornam a empresa Única. Um especialista com essa cultura produz diferencial que a tornará presente nas necessidades de seus Clientes.
è  Ação dentro do movimento de Ação (Busca do objetivo);
Empresas acomodadas no esplendor do Sucesso tendem a serem superadas rapidamente. Dormir em “berço esplêndido” é a sentença de morte para empresas nos dias de hoje A empresa deve sempre reciclar seus horizontes de forma a se tornar leve e adaptável às mudanças comumente necessárias a sua evolução. Tudo é realizado em função dos objetivos, desde que você saiba quais são eles, isso é sua responsabilidade.
è  Manutenção dos patamares conquistados;
Cada conquista deve ser alcançada de forma estável a fim de se tornar permanente e base para o próximo passo. A empresa tem necessidade de estruturar sua base para depois se erguer firme e com propósitos de crescimento sustentável.
è  Passagem para o próximo nível sem desprezo ao conhecimento adquirido
Ultrapassar as barreiras e buscar o próximo nível é base do crescimento empresarial. Empresa que não cresce fecha suas portas e implode levando consigo os sonhos de Colaboradores e da direção abaixo

·         Resumo atitudinal sobre ACE EMPRESARIAL

A busca pelo ACE EMPRESARIAL é fundamento da sobrevivência. Sair na frente, rapidamente, marcando o ponto logo no primeiro lance, tudo isso com sustentabilidade é fundamento para o sucesso permanente. Muitas empresas acabam descobrindo um bom produto, mas sem passar e exercitar as etapas que mencionei, acabam sendo engolidas por sua própria incapacidade de perenizar esse sucesso.
A mesma ATITUDE POSITIVA que mencionei no ACE CARREIRA é fundamento para as empresas, afinal elas são compostas de Pessoas e cada uma delas está construindo sua carreira em equipe, numa empresa, a soma dessa energia contribuirá para uma ACE conjunto e levará Colaborador e Empresa ao sucesso continuo.
Assim grita o locutor:

ACE! Fechado o ultimo Sete. Vitória para Colaborador e sua Empresa, vamos a próxima partida para que ambos confirmem a primeira posição no ranking ATP. Sucesso a todos!



Nenhum comentário:

SABEDORIA

"  NÃO SEI SE SEI, MAS DE TUDO O QUE SEI ASSUMO NÃO SER IGNORANTE INCLUSIVE SABER QUE NADA SEI" (Vitor M S Marques)