08/01/2019

BRASIL – UM PAÍS DE RESILÊNCIA SECULAR TRANFORMADORA



Caros leitores, estava eu pensando na minha breve vida comparada ao período de existência dessa nação chamada BRASIL e me deparei com as inúmeras transformações pelas quais passou, não as transformações geográficas mas sim as transformações Humanas, aqueles que se relacionam diretamente com seu Povo, então me deparei com uma gama de Super-Heróis, sim, um povo que ultrapassou e vem ultrapassando cada dia da forma com que é engolido, enganado, corrompido, castigado, fustigado, macetado, ofendido, roubado, esculachado, não vou continuar com os adjetivos por risco de ter que

 escrever todas as palavras de nosso dicionário que indicam opressão e escravidão, serão muitas..

Ao constatar que somos um país de Super-Heróis uma outra pergunta invadiu minha mente, ou seja, QUAL (IS) O (S) SUPERPODER(ES) que possuímos? Imaginei raio laser para destruir os escravagistas e opressores. Imaginei o dom da invisibilidade para escapar a cada ataque. Imaginei o dom da força para continuar lutando e se defendendo de cada golpe. Imaginei vários e vários poderes que seriam os escudos para a sobrevivência em todo esse tempo, mas confesso, nenhum deles é tão poderoso que pudesse ser considerado o fator de ainda estarmos aqui.

Então qual seria esse superpoder?

Eis que caminhando pelas pesquisas da vida me deparo com a palavra Resiliência, consulto seu significado no dicionário e me deparo com essa definição: propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica, ou ainda, a capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças.

Está ai a explicação, nosso Povo é RESILIENTE, não há outra explicação para superar tantos obstáculos a sobrevivência dessa nação. Tantos e tudo rema contra, opressores de fora ou daqui, pisoteiam todos os dias em nossos direitos e em nossa liberdade. Uma grande parte desses cidadãos que um dia foram os Resilientes acabam se corrompendo e se tornando opressores, levam o povo a fome, fome de saúde, alimento, educação, respeito, amor próprio, superação.

A dita civilidade acaba se perdendo na pobreza cuneiforme de toda uma população, impugnados em nossas liberdades, amontoados em nossas necessidades, escravizados em nossos deveres (que na realidade são todos os dias ampliados pelos impostos sem troca), vamos usando o superpoder da resiliência para acreditar num novo dia, numa nova oportunidade, num novo amanhã.

Aprendemos a ter Fé, pois é nela que alicerçamos nossos sonhos. Aprendemos a nos apoiar nos pequenos objetivos. Aprendemos a amar o que somos. Estamos aprendendo a protestar, mas ainda tímidos em nossos medos.

No comportamento humano a resiliência significa a construção de novos caminhos de vida, precisamos sempre tirar lições positivas das situações diárias e não ficar remoendo sempre os problemas. Gosto da frase de Carlos Drummond de Andrade que diz “A dor é inevitável. O sofrimento, opcional”, portanto precisamos ter mais resiliência para que possamos conduzir nossa vida e a vida de nosso país com mais saúde e portando sermos mais felizes. Devemos continuar a desenvolver o nosso superpoder da resiliência pois ser resiliente é não se abater com facilidade, não culpar os outros pelos seus fracassos e lutar sempre pelo melhor.

Nos meus pensamentos dessa viagem, acredito que todos nós, Super-Heróis brasileiros ainda teremos um mundo ideal pela frente, mesmo que para filhos, netos, bisnetos. O que penso é que como o Carvalho demora mais de 100 anos para se tornar adulto, é desde hoje que devemos semear a semente da Liberdade, Igualdade e Fraternidade, pois somente nossos descendentes colherão esse tão doce e saboroso fruto.

Seja resiliente e persistente nos seus sonhos. BRASIL país de nós todos!

Vitor Marques
Executivo de RH, Coach e Palestrante

Nenhum comentário:

SABEDORIA

"  NÃO SEI SE SEI, MAS DE TUDO O QUE SEI ASSUMO NÃO SER IGNORANTE INCLUSIVE SABER QUE NADA SEI" (Vitor M S Marques)