11/05/2022

QUEM LER ESTE ARTIGO – FARÁ PARTE DA MINORIA – (sqn)

 

Triste a constatação de quem possui o hábito de leitura, e não precisa ser de especificamente de livros, é uma minoria em nosso país e dependendo da região em que residir nesse planeta também assim é. Então que está lendo isso é parte dessa minoria que exercita a leitura em favor do conhecimento e do autodesenvolvimento.


Será que em sua casa você recebeu exemplos motivadores para ler? Será que você mesmo tendo aprendido a ler e escrever se isola nos recursos de áudio em detrimento do exercício da leitura? Será que dá muito trabalho ler e interpretar o que lê? Enfim tantos tem explicações variadas para não lerem e assim perdem parte importante do autodesenvolvimento, perdem o poder de viajar sem sair do lugar, perdem a capacidade de criar mundos jamais vistos e neles construir seus castelos, campos, personagens e conquistas.

Você sabia que a leitura é um remédio poderoso?

Além de absorver conhecimento, a leitura aprimora a sua empatia, pensamento crítico, amplia seu vocabulário, exercita a sua inteligência, estimula a criatividade e ainda previne contra doenças degenerativas.

Além da criatividade, a leitura oferece uma rica fonte de novos vocabulários, palavras e colocações que antes você não usava ou nem conhecia. Ler também pode ser considerado uma aula de escrita, pois melhora o seu conhecimento na língua e te ajuda a se expressar de forma clara e objetiva.

LER TODOS OS DIAS TUDO O QUE FOR MATERIAL PARA SER LIDO – DE BULAS A INSTRUÇÕES DE USO, DE JORNAIS A CONTEÚDOS DA INTERNET – ATENÇÃO Tenha cuidado com o que lê e onde lê - Cuidado com a compreensão literal das palavras e informações, exercite seu poder de análise e não sai acreditando em tudo que lê – seja crítico. Se não sabe algo de algo – pesquise sobre isso e as fontes da informação. Aprenda a aprender.

Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem.

Mario Quintana

leitura tem a capacidade de influenciar nossa maneira de agir, de pensar e até mesmo de falar. Com a prática da leitura tudo isso é expresso de forma clara e objetiva e, certamente, as pessoas que não possuem o hábito de ler ficam presas a gestos e formas rudimentares de comunicação.

A leitura permite fazer novas conexões entre regiões visuais, regiões da linguagem, regiões de pensamento e emoção", completa. Essa transformação "começa com cada novo leitor". "(A habilidade de ler) Não existe dentro de nossa cabeça. Cada pessoa que aprende a ler tem que criar um novo circuito em seu cérebro."

Enfim meus caros leitores. Ler faz bem e em muitos sentidos. Ler ajuda a você e aqueles que com você vivem, de maneira direta ou indireta. Aprender a aprender é assim, lendo. Viajando, sonhando

No livro “O Pequeno Príncipe” de Saint Exupery, se há algo que tenho como principal mensagem é a seguinte expressão: “Se você vem as três, desde as duas estou a lhe esperar”. Não deixe para mais tarde, para amanhã, para a semana seguinte – comece agora Leia mais, Viva mais intensamente seus dias.

leitura abre a mente e cura as feridas da alma porque uma história se conecta com o mundo, fornece incentivos para sair de uma dificuldade ou inconveniente, ajuda a enfrentar o medo de falhas e dores e a entender que elas fazem parte da vida.

Até a próxima semana e desde já se preparem par a festa da padroeira, perceba, mesmo aqueles que estão longe estarão bem perto de você nesse dia, o pensamento em oração estará junto de todos nós VIVA A PADROEIRA.

O leitor que mais admiro é aquele que não chegou até a presente linha. Neste momento já interrompeu a leitura e está continuando a viagem por conta própria.

 (Vitor M.S. Marques) mai/22

Nenhum comentário:

A PRIMEIRA CARTINHA ENVIADA AO PAPAIL NOEL

  E m primeiro lugar cabe a pergunta: Você acredita em Papai Noel? Ah, por mais esquisito que possa lhe parecer eu acredito. Não no Papai No...