VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

19/06/2008

CAMINHOS A DESVENDAR – Processos Admissionais Sustentáveis

Caros amigos

A sociedade clama em todas áreas por processos sustentáveis. Na área de Gestão de Pessoas não seria diferente. A relação entre o “velho” e “novo”, a relação entre “sempre foi assim” e “precisamos mudar isso” são aspectos que norteiam os processos das áreas departamentais que mantem em seu objetivo foco na identificação de talentos.

Essas áreas precisam identificar soluções evolutivas, criativas, que incluam a sustentabilidade nas suas ações. As pessoas são seres evolutivos, que assimilam o conhecimento das gerações anteriores em seu DNS e portanto velhos conceitos são finitos e devem ser recriados para atingir as novas necessidades organizacionais.

As necessidades de identificação de talentos sustentáveis tendo em mente a evolução permanente das organizações e da sociedade em que atuam, passa obrigatoriamente por realizar o processo admissional com novas metodologias e novos paradigmas visando o NOVO, a EVOLUÇÃO e a PERMANÊNCIA.

Mas o que seriam essas novas tecnologias e novos paradigmas?

Se a Sustentabilidade é definida genericamente como sendo um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana, entendo que devemos relacionar as ações sustentáveis no processo admissional à identificação das características individuais quanto ao pensamento e a atitude sustentavel.

Vamos dividir o processo admissional em três fases:

O Recrutamento, a seleção e a admissão no quadro de colaboradores da organização.

Em cada uma dessas etapas provocarei sua imaginação, solicitando a busca de novos processos que uma vez implantados determinarão o grau de sustentabilidade do candidato e da sua organização, uma vez que esta organização busca talentos capazes de refletir e praticar permanentemente a política organizacional de sustentabilidade total (Corpo e membros).

O Recrutamento:

· A busca pelo candidato que atenda o perfil da oportunidade é realizada utilizando-se de canais de divulgação abertos. Você utiliza fontes que sabidamente são locais que respeitam seus usuários, que tem política mínima de gestão no trato com seu público alvo ?
· Quais são os itens que devem ser incorporados a todo perfil profissional idealizado em sua organização e que são considerados como parte do perfil sustentável individual ? Exemplos: Participação do candidato em ONGs, Voluntariado? Atuação em comitês e eventos especificos? Escolha dos títulos de trabalhos acadêmicos voltados a preservação do ecossistema, da relação humana, etc...?
· Preenchimento de questionário sustentável especialmente enviado no processo de recrutamento como parte da validação de candidatura à oportunidade?
· Sua empresa efetiva retorno a TODOS candidatos que não foram qualificados para participar do processo seletivo, mas não de uma forma processual e sim de forma individual apontando os motivos dessa desclassificação para que esses candidatos possam evoluir?

Da Seleção:

· Você estabelece processo da seleção de forma que o candidato compareça poucas vezes presencialmente à sua empresa?
A responsabilidade com sustentabilidade ambiental está ligada a a não ocorrência do uso desnecessário de meios de transporte, entre outros fatores.
· Você estabelece no clico de entrevistas ou dinâmicas, como parte do processo a avaliação do candidato quanto as suas atitudes sustentáveis no exercício da cidadania. Avalia essas atitudes do ponto de vista pessoal e ético, em seus últimos empregos e sua visão de futuro sobre o assunto?

Da Admissão no quadro de colaboradores da organização:

· Você esclarece ao novo colaborador efetivamente quais são as regras a serem seguidas para um colaborador sustentável dentro de sua organização?;
· Você introduz esse novo colaborador na sua área de atuação com integração em todos os ambientes de sua empresa, incluindo os “bons” e aqueles que precisam ser melhorados do ponto de vista da sustentabilidade?
· Você orienta ao novo colaborador sobre quais são as atitudes sustentáveis que ele poderá adotar em sua vida pessoal?
· Você continuará a incentivar a atuação desse novo colaborador em seu voluntariado? Como?


As áreas que cuidam do processo admissional sustentável fortalecem o papel responsável da organização em que atuam. A busca por talentos sustentáveis dará condições para crescimento consistente de todos, empresa e colaboradores, por isso além dos aspectos técnicos, dos aspectos comportamentais deve-se agregar a esse processo admissional a identificação do SER SUSTENTÁVEL.

Aliás, você que está lendo esse artigo, poderia iniciar agora sua auto-avaliação. Você estaria aprovado se participasse de um processo onde esse quesito fosse avaliado?
O que está fazendo pelo seu micro ambiente (sua casa, sua rua e seu bairro)?

Saiba que há muitas atitudes transformadoras do hoje e do amanhã que durarão para sempre.

Torne-se um SER SUSTENTÁVEL e descubra que estará preparando o mundo para as gerações futuras.

Vitor Marques
Gestor de Pessoas, Consultor e palestrante Motivacional
vitormarquesy@yahoo.com.br
http://vitormsmarques.blogspot.com/

Nenhum comentário: