VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

22/06/2008

EXPLORAÇÃO CRIATIVA – As faces da Motivação

Caros amigos

Em nosso cotidiano buscamos identificar caminhos que nos levem a motivação pessoal direcionada à realização de nossos sonhos. As tentativas em identificar fatores motivacionais que nos dêem sustentação para conseguirmos alcançar nossos objetivos pessoais consomem tempo e energia fundamentais de nossa vida cotidiana.

Sempre temos a sensação de que em algum momento encontraremos a solução para a falta motivacional, temos um sentimento de que algo nos dará força energética para irmos à frente de nós mesmos, desbravando cada dificuldade encontrada e provocando conquistas que estamos adiando há muito tempo em nossas vidas.

Exploramos livros, filmes, escutamos pessoas de sucesso, aguardamos uma fórmula mágica...Mas enquanto esperamos a vida vai passando e nossos objetivos ficam lá na frente, sem serem concretizados e o que é pior nos causando efeito contrário – a frustração e o fracasso.

Constantemente, fórmulas motivacionais são apresentadas e não percebemos de que toda fórmula, sem distinção tem um só principio:
“Se você não fizer algo por você, jamais você será quem deseja ser”, isso mesmo, se procurarmos identificar em qualquer literatura quais são os pontos em comum para o SER MOTIVADO, em todas elas a ponto comum será que a motivação depende única e exclusivamente de NÓS mesmos.

A fórmula mágica está em nossas mãos:

Autodescoberta + Disciplina = Conquista de Objetivos e claro, cada objetivo conquistado = MOTIVAÇÃO.

Então a fórmula não é complexa, parte do princípio de que o resultado de uma soma de duas parcelas é igual a algo maior ainda do que as parcelas que a compuseram.

A busca interna pelos nossos sonhos, desejos e necessidades, descoberta esta alinhada com o tangível (jamais defina objetivos do tipo nunca conquistado como, por exemplo, ganhar na loteria) somado a disciplina das etapas que deverá desenvolver para conquistar termo a termo cada etapa necessária a concretiza-lo, lhe dará no final a conquista que nada mais é do que a ação motivadora que todos perseguimos.

Se você movimentar essa fórmula para cada objetivo, terá outra fórmula simples como resultado, e mais uma vez será uma fórmula de adição:

Conquista + Conquista + Conquista = REALIZAÇÃO PESSOAL

O que temos que compreender é de que a Realização Pessoal nada mais é do que a felicidade, do que o combustível transformador de nossas vidas, da energia que transforma seu ambiente e que renova a dimensão do futuro.

As pessoas que se definem como realizadas tem algo em comum, todas sem exceção conquistam os objetivos que se propõe a conseguir, não um ou outro, mas todos, mesmo que numa parte deles tenham sido somente objetivos de experiência adquirida para trilhar novos caminhos, e se motivam por isso.

A minha atuação como profissional que ajuda as pessoas a identificar e trilhar os caminhos da realização demonstra que abrir a porta do coração (Esta porta tem uma fechadura que só abre por dentro) muitas vezes depende de ajuda, as portas de que falo muitas vezes está emperradas, com ferrugem, precisando de lubrificação externa, mas ainda assim só estas pessoas poderão abrir e deixar o caminho livre para que possam trilhar o caminho da Felicidade.

Uma das máximas que aprendi é de que a responsabilidade pela nossa felicidade é de nós mesmos, portanto lhe convido a permitir que eu bata a sua porta e que em algum momento possamos sentar, tomar um café juntos e dividirmos a felicidade pela descoberta do mundo maravilhoso em que vivemos.

Vitor Marques
Gestor de Pessoas, Consultor de RH e Palestrante Motivacional.
vitormarquesy@yahoo.com.br
BLOG - http://vitormsmarques.blogspot.com/

Nenhum comentário: