12/06/2008

Você acredita em PRATAS DA CASA?

Caro Amigo

Certamente você já ouviu ou utilizou essa expressão - "Pratas da Casa", e pode ter sido utilizada em várias situações, tais como: no esporte, no mundo corporativo, nas entidades educativas, enfim em vários momentos e oportunidades.

Mas o que realmente é um(a) Prata da Casa?

Na definição mais simples a expressão caracteriza alguém que é “criado”, preparado no próprio local onde está atuando socialmente ou profissionalmente. Usa-se essa expressão para valorizar a formação recebida, desde a mais básica até a mais complexa e que culmina em proporcionar a este individuo meios de aprendizado positivo levando-o a uma posição de destaque em relação aos demais profissionais e/ou pessoas da organização e ainda valorizando essa formação e por conseqüência a organização que o preparou

Como se forma a Prata da Casa?

É um trabalho continuo, perseverante que vai ao longo do tempo proporcionando ao aprendiz o aprendizado, aprendizado este baseado na perseverança, no treino, na observação, na repetição e sobremaneira nas qualidades dos mestres que acompanham sua formação.

Sua evolução é lenta, gradativa e reflete em muito a maneira com que o conhecimento lhe é transmitido, ou seja, as organizações, principalmente as corporativas, precisam ter “treinadores” experientes, pacientes, conhecedores do assunto (Veja outro artigo denominado SAPIÊNCIA CORPORATIVA)

Quanto custa formar a Prata da Casa?

De todas as formas que tentarmos responder a esta pergunta somente uma terá a certeza de estar no caminho certo. Será quando substituirmos a palavra custo por investimento. Claro, investimento, pois terá retorno suficiente para recuperar o tempo e dinheiro investido. A Prata da Casa é um eternamente agradecido, dá retorno e leva a imagem da organização sempre a frente.

Normalmente as Pratas da Casa são os melhores gerentes, os melhores coordenadores e os melhores vendedores, pois começaram na linha hierarquica mais baixa e subiram a custa de esforço e acompanhamento constante dos chamãs corporativos.

Trazem a cultura organizacional impregnada em sua pele

Quais as vantagens da Prata da Casa?

Fidelidade, Comprometimento, Sabedoria em todos os níveis da empresa, Venda positiva da imagem da organização tanto no ambiente interno quanto ao ambiente externo, Motivação em estar cada vez mais evoluindo, etc...

O grande erro que se comete ao prepararem-se Pratas da Casa

Deixar de se mostrar a eles os exemplos de fora da organização, pois caso isso não ocorra, corre-se o risco de termos uma empresa de Pratas da Casa sem vivência de mercado, sem referências organizacionais comparativas e isso pode levar a organização ao fracasso, fracasso proporcional a quantidade de Pratas da Casa que compõe seu quadro.

Um programa de formação das Pratas da Casa é necessário e deve contemplar as várias facetas da organização e do mercado onde atua. Os chamãs corporativos devem se preocupar com os pequenos detalhes e não deixar que o sucesso suba a cabeça destes profissionais sem antes que eles saibam onde realmente estão pisando


Vitor Marques
Gestor de Pessoas, Consultor e Palestrante Motivacional
vitormarquesy@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

SABEDORIA

"  NÃO SEI SE SEI, MAS DE TUDO O QUE SEI ASSUMO NÃO SER IGNORANTE INCLUSIVE SABER QUE NADA SEI" (Vitor M S Marques)