19/02/2010

COMEÇA BRASIL... A GESTÃO DAS PESSOAS NÃO PODE PARAR...




O Carnaval passou, ou melhor, a lenda diz que passou, porem ainda em vários locais no Brasil há a insistência em dar a esta festa nacional uma sobre vida por mais alguns dias e até semanas, existem lugares em que esta sobre vida é permanente, na tentativa de que em um ano todo o Carnaval seja realizado.

Não que eu não seja favorável a existência dessa festa, pelo contrário, sou fã absoluto de que um povo (e eu sou parte disso) aproveite alguns dias para sair da esfera dos padrões do “certinho” e extrapolar os desejos interiores, deixar o lado “palhaço”, o lado “emoção” transbordar e proporcionar a recuperação em nossa mente do espaço criança.

Nessa festa, pessoalmente, aproveito para descansar e compartilhar da presença dos amigos, brincamos juntos o carnaval em chácaras e cidades pequenas, onde alguma essência da festa original está presrvada e desprovida dos grilhões da sociedade, buscamos a capacidade de brincar sadiamente. São momentos inesquecíveis.

Mas é fato, o carnaval acaba tendo fim, acaba este breve momento na quarta feira de cinzas e aí olhamos para nossas obrigações profissionais e começamos avaliando o que podemos fazer para irmos em frente e estabelecer nossos diferenciais pessoais e corporativos.
As organizações em que atuamos começam o frenesi de reativação do país, pois é sabido que somente após o Carnaval o Brasil começa no ano novo efetivamente, as férias e festas passaram e chega a hora da reabilitação corporativa.

Os líderes então começam a restabelecer a gestão das suas equipes de uma maneira mais efetiva, buscam na motivação dar continuidade aos projetos de evolução e busca por resultados, buscam atrair a criatividade e a efetividade de ações positivas em seus liderados.

Na realidade o Carnaval é de fato fator de inspiração, sair da visão pragmática do dia a dia e buscar a visão holística do relacionamento das pessoas. Na Gestão das Pessoas o uso das técnicas motivacionais inspiradas nessa festa carnavalesca pode fazer com que os objetivos das empresas sejam alcançados, desse modo haverá mais entrosamento entre cada colaborador.

Como?

O uso pelo líder de recursos baseados no compartilhamento do que cada membro da equipe vivenciou no Carnaval, do que experimentou, do que deu certo ou errado, do que guardou como resultado positivo ou de insucesso – esta pra´tica dá a toda equipe a visão de que a soma das diferenças é fundamental para os trabalhos que se avistam. A troca de experiências é sempre fator fundamental para fortalecer os elos entre cada membro da equipe. Experimentem essa sugestão.

A Gestão de Pessoas não é somente aplicação de técnicas científicas de como gerenciar pessoas em função dos resultados, é acima de tudo a maneira com que o líder dá oportunidade de que cada membro da equipe possa ser ouvido e e possa falar sobre suas experiências pessoais, afinal cada um é parte do todo, afinal você poderá descobrir novos talentos e novas experiências importantes para seu grupo. A busca de seus desafios será mais objetiva pois a coma de diferentes experiências dá consistência e valida que o Brasil não pode parar.

Bom Carnaval Corporativo a todos. Sucesso e que sua equipe conquiste diferenciais da alegria, da criatividade e da motivação alcançando os resultados desejados.

O enredo de sua equipe é assim, simples na soma das diferenças e forte na conquista do titulo de campeã, campeã na avenida principal da vida corporativa..

Vitor Marques
www.vitormsmarques.blogspot.com

Nenhum comentário:

SABEDORIA

"  NÃO SEI SE SEI, MAS DE TUDO O QUE SEI ASSUMO NÃO SER IGNORANTE INCLUSIVE SABER QUE NADA SEI" (Vitor M S Marques)