VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

15/07/2010

DIFERENCIAIS COMPETITIVOS

Os profissionais que se aventuram a permanecer ou aqueles que se iniciam no mercado de trabalho buscam obter diferenciais competitivos que lhes darão estabilidade e equilíbrio na posição que ocupam nesse mercado, quaisquer que seja a hierarquia que ocupem. Dessa maneira; jovens profissionais, empresários, prestadores de serviços, colaboradores nas organizações empresariais – todos buscam obter o “plus” competitivo.

Mas afinal, quais são esses diferenciais?

Uma lista com vários deles poderiam começar a ser relacionados nesse artigo, e sobre eles todos acabariam por concordar que são essenciais a qualquer profissional. Vamos avaliar alguns destes diferenciais:

 Competência Técnica – Considerada entre as competências fundamentais, pois é base da escolha da carreira que o profissional estará abraçando. As competências técnicas são atributos e condições de base para o sucesso do profissional, portanto seria imprópria qualquer observação que desaprovasse um investimento diferenciado na obtenção desse conhecimento e portando de um diferencial competitivo vital.
Convêm salientar que a competência técnica está disponível para aqueles que desejam obtê-la, embora em alguns pontos a dificuldade dessa busca fará com que nem todos que a desejem possam conquistá-las. Fatores impeditivos tais como: poder econômico, oferta inadequada da formação em condições logísticas adequadas, indisponibilidade de cursos desejados de formação, dentre outras.

O importante a ressaltar é que se todos tiverem as mesmas oportunidades, o mesmo acesso aos conhecimentos, todos terão a competência técnica em igualdades de condições, portanto poderá não ser um diferencial competitivo definitivo.

 Marketing Pessoal – Se você deseja conquistar e manter seu território deverá usar as ferramentas pessoais para isso, verdadeiras armas. Sua apresentação pessoal, sua marca pessoa, sua maneira de marcar a presença nos ambientes que em está inserido e a comunicação que usa para entender e ser entendido, já não são mais diferenciais competitivos, são na verdade DNA profissional. A necessidade de utilizarmos essas ferramentas não é optativa e sim obrigatória.

 Pró-atividade, Foco em seus objetivos e nos da sua organização, Membro agregador de equipes, Postura educada e centrada em primeiro ouvir e depois argumentar, Humor, Correr Riscos entendendo que há sempre uma faixa de incerteza nos cálculos previstos e claro, estar preparado para redimensionar estratégias – são todos diferenciais associados ao comportamento pessoal. São características advindas da experimentação humana, da observação do ambiente e das reações necessárias a permanecer onde e como queremos.

 Assumir responsabilidades e os erros – manter atenção ao que é esperado, entender que não há perfeição e que podemos errar, nesse momento devemos ter a humildade de reconhecendo nosso erro buscar soluções, muitas dessas soluções virão de outras pessoas e você deve estar atento, aberto a ouvi-las e obter as devidas correções.

 Foco – não há conquista quando não sabemos onde queremos ir, porque quando chegamos a algum lugar assim, que não havíamos como objetivo, é como se nada acontecesse e portanto nem percebemos que somos felizes.

 Seja inquieto, busque perguntas e as respostas serão encontradas. A verdadeira arte não está em saber responder, mas sim em saber fazer as perguntas.

 Ensine as pessoas, prepare-se para ser promovido. Você não conseguirá isso se não tiver preparado seus sucessores.

Muito se fala ou escreve sobre diferenciais competitivos mas poucos estabelecem metas em obtê-los, achamos que os temos todos e por essa razão não vamos desenvolvendo essas habilidades. Quando percebemos a necessidade de aplicar esses diferenciais nos deparamos com o triste fato de não estar preparado para utilizá-lo. Desesperamos-nos e colocamos os pés entre as mãos e perdemos oportunidades fantásticas de sermos competitivos.

Como estão seus diferenciais? Você tem identificado onde e quando precisa desenvolver ou obter essas capacidades. Cada diferencial está direcionado a uma necessidade, quais são os mais importantes para você agora, você sabe?

Nenhum comentário: