09/04/2014

DICAS PROFISSIONAIS

1 - Com o currículo na mão, busque na Internet sites de empresas interessantes, de acordo com sua área, e cadastre-se, candidatando-se a uma oportunidade. Pegue telefone e endereço da empresa. Ligue para a área de seleção e verifique se há necessidade de enviar currículo pelo correio ou se o sistema de recrutamento é somente através da Internet. Procure identificar quem é a pessoa responsável pelo recebimento de currículos. Utilize essas informações, caso decida enviar uma carta de apresentação para essa oportunidade.


2 - Faça a tradicional busca por vagas nos jornais e Internet. Verifique se há alguma que lhe interesse e monte estratégias diferentes para cada uma delas. Sempre que puder, pesquise um pouco sobre a empresa para a qual irá se candidatar. Antes de enviar seu currículo, analise se essa oportunidade é realmente interessante. Em caso afirmativo, proceda como estiver recomendado no anúncio.

3 - Busque oportunidades para desenvolver algum trabalho voluntário. Nesses momentos é sempre possível demonstrar suas habilidades, conhecimentos e experiência, e conhecer pessoas novas que podem ajudar a encontrar uma colocação no mercado de trabalho. Dedique-se à comunidade, agregue valor à vida das pessoas que estão a sua volta e verá como isso se reverte em benefícios para a sua própria existência.

4 - Faça networking. Reative seus contatos com familiares, amigos, colegas de trabalho de empresas anteriores, colegas de colégio, de faculdade. Utilize o Orkut, o Linked In, encontre meios para reativar os laços com essas pessoas. Compartilhe momentos agradáveis com elas, lembre-se que você não as chamou para contar lamúrias, mas para reativar boas lembranças, reviver momentos importantes na vida de todos os envolvidos. Conte-lhes um pouco de sua profissão e informe que está em busca de novos desafios. Lembre-se do cartão de visitas, importantíssimo nos encontros presenciais.

5 - Participe de eventos gratuitos ligados a sua área de atuação. Fique atento a eles e compareça. Pegue o contato dos participantes e, se decidir enviar-lhes seu currículo, lembre-se de mencionar onde se conheceram.

6 - Participe de atividades culturais gratuitas, cursos, teatros, shows, palestras, enfim, locais onde pessoas de áreas diferentes da sua possam participar. Faça novos amigos. Eles podem ajudar bastante. Informe-lhes sobre sua profissão e sobre sua busca. Por vezes você pode encontrar aí um grande aliado ou até mesmo, boas idéias para novos empreendimentos.

7 - Participe de cursos gratuitos pela Internet* e amplie sua lista de contatos participando dos chats e fóruns promovidos por alguns deles.

8 - Elabore um projeto de atuação para uma empresa. Isso vale também para aqueles que estão empregados, pois é uma forma de ampliar suas possibilidades dentro da empresa em que se encontra. Uma vez que o projeto esteja pronto, busque os canais adequados para realizar a venda dele.

9 - Visite empresas, demonstre interesse por elas e descubra quem pode lhe contratar. Verifique se há possibilidade de agendar uma entrevista. Lembre-se de que nesse momento, será interessante que você possa levar alguma idéia nova para a empresa, uma contribuição para aquele que o receber para uma entrevista.

10 - Mantenha sua auto-estima em alta. Mesmo que as coisas não estejam saindo como você gostaria, mantenha seu entusiasmo.

11 - Cuide dos bons pensamentos. Eles são responsáveis por uma atitude mais confiante diante da vida.

12 - Esteja atento às oportunidades. Elas podem ocorrer a qualquer momento e é necessário estar preparado para percebê-las e aproveitá-las da melhor forma possível.

13 - Cuide de sua saúde! Cultive bons hábitos, sejam os relacionados à alimentação, à quantidade de horas de repouso ou mesmo às horas de lazer. Isso lhe dará energia para manter-se firme para enfrentar os desafios que surgirem.

14 - Participe de atividades físicas: caminhada, corrida, também são bons momentos para realizar contatos.

15 - Combata a depressão. Evite que o desânimo se instale.

16 - Acredite em você, sempre! Assim, você poderá convencer a outros de que é a pessoa certa para ocupar a vaga almejada!

17 - Busque aprender algo novo a cada dia. Festeje o final de cada aprendizado, valorizando a vida, a cada nova descoberta

(Vitor Marques - Executivo de RH, Consultor de Empresas e Talentos, Palestrante)

Nenhum comentário:

SABEDORIA

"  NÃO SEI SE SEI, MAS DE TUDO O QUE SEI ASSUMO NÃO SER IGNORANTE INCLUSIVE SABER QUE NADA SEI" (Vitor M S Marques)