VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

04/09/2014

Os profissionais de RH que estão na mira dos recrutadores

São Paulo

Profissionais de recursos humanos experientes têm sido os mais procurados pelas empresas. Em 2014, 65% das contratações na área foram para cargos de nível sênior, de acordo com uma pesquisa realizada pela Page Personnel.
Leia Mais

Os cargos mais demandados são analista sênior de departamento pessoal, business partner e analista sênior de remuneração.

De acordo com o estudo, os setores que mais recrutaram profissionais de RH foram das áreas de bens de consumo, varejo, construção civil e serviços. O Sudeste responde por 65% das contratações, seguido pelas regiões Sul (25%), Nordeste (5%), Centro Oeste (2,5) e Norte (2,5%).

Para Thalita Doering, gerente da divisão de RH da empresa responsável pelo levantamento, o movimento ocorre em decorrência da maior exigência por produtividade. “Se, há alguns anos, a área era dominada por colaboradores com funções operacionais, hoje são mais requisitados profissionais de RH com papel estratégico para o negócio”, explica.

De forma geral, ter um currículo “vistoso” e habilidades específicas têm pesado menos na escolha dos recrutadores, embora ainda conservem sua importância.

“Hoje o aspecto comportamental do candidato está mais em evidência”, diz Thalita, “porque é o técnico é mais fácil desenvolver”. Além disso, especializações em coaching e liderança, por exemplo, têm sido valorizadas em um currículo para a área RH.
Veja abaixo algumas características do perfil do profissional de recursos humanos que agora está na mira das empresas:

Capacidade de analisar o negócio

O profissional de RH mais completo é aquele que consegue enxergar os desafios da organização e procura atendê-los com sua atuação.

Entendimento sobre as outras áreas

É essencial compreender de forma ampla o funcionamento da empresa. Entender profundamente os núcleos e as relações entre eles deve fazer parte do olhar do gestor.

Foco em resultados

A demanda cada vez maior por produtividade e eficiência exige que o profissional de RH tenha uma visão de negócios sobre o seu papel. Ter visão sobre os custos da operação faz toda a diferença.

Facilidade para negociar

Para lidar com pessoas, dominar todas as formas de comunicação e saber dialogar são pontos imprescindíveis. Sem diplomacia, não há acordos.

FONTE: http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/os-profissionais-de-rh-preferidos-pelos-recrutadores

Nenhum comentário: