02/08/2017

RESPONSABILIDADE SOCIAL – O QUE PODE SER RECICLADO

Um habitante no Brasil gera diariamente cerca de 0,8 kg de lixo. No Japão 1 kg por dia e em Nova Yorque 3 kg po dia. Se já geramos menos quantidade de lixo diária podemos gerar ainda menos impacto no meio ambiente aprendendo o direcionar isso para reciclagem. O que pode ser reciclado:

Plásticos: Tampas, potes de alimentos (margarina), frascos, utilidades domésticas, embalagens de refrigerante, garrafas de água mineral, recipientes para produtos de higiene (shampoo e afins) e limpeza, PVC, tubos e conexões, sacos plásticos em geral, peças de brinquedos, engradados de bebidas, baldes, isopor.
Vidros: (Lavados, sem as tampas, inteiros ou quebrados): Frascos, garrafas, vidros de conserva, tampas, potes, copos, embalagens;
Metais: alumínio, latinhas de refrigerantes, cervejas e enlatados (amassados), esquadrias, molduras de quadros, ferrosos, molas e latas.
É importante saber que nem tudo pode ser reciclador e assim devemos consumir o estritamente necessário desses materiais e ainda mais, não podemos jogar isso diretamente na natureza, vejam alguns exemplos:
Plásticos: cabos de panela, tomadas, embalagens metalizadas (salgadinhos), adesivos, espuma
Papel: Adesivos, etiquetas, fita crepe, papel carbono, fotografias, papel toalha, papel higiênico celofane, papéis metalizados (biscoito), parafinados, plastificados.
Metal: clipes, grampo, esponjas de aço, latas de tinta, embalagens de aerossóis

SEJA CONSCIENTE, PRESERVE O MEIO AMBIENTE, RCICLE IDÉIAS E ATITUDES

DICAS PARA REDUÇÃO DO LIXO!
0
As ideias simples geralmente são as que mais impactam positivamente nossas atitudes, ações simples são eficazes, abaixo algumas delas, mas pense que há muito o que fazer, a responsabilidade.

Ø  Use sacos de papel, em vez de plástico, para embalar frutas e legumes no mercado (Se não estiverem disponíveis no local – levem os seus – são baratos e ecologicamente corretos);
Ø  Prefiram produtos que venham com o mínimo de embalagem, que usem embalagens recicláveis ou que venham em recipientes recarregáveis e/ou retornáveis. Uma boa dica é retomar o uso de garrafas de refrigerantes ou cervejas retornáveis; 
Ø  Reutilize materiais – uma boa parte de embalagens e outros produtos que adquire podem ser reutilizadas para fins uteis, inclusive decoração.
Ø  Avalie e use a criatividade; guarde as embalagens de presente – reutilize-as;
Ø  Use os dois lados do papel nas impressoras, imprima só o estritamente necessário;
Ø  Folhas de jornais são úteis para limpar janelas e churrasqueiras engorduradas, embrulhar restos de comida que não servem de adubo orgânico;
Ø  Reaproveite as cascas, o pó de café, use-os como adubo em seus jardim e/ou vasos;
Ø  Use potes de vidro e não de plástico.

Há muitas ideias para reaproveitar aquilo que você usou pela primeira vez, serão ideias criativas e que podem fazer a diferença para a natureza.
Antes de reciclar as coisas precisamos aprender a nos reciclar e modificar nosso comportamento de consumistas para um comportamento de recicladores da natureza.


Até a próxima semana, ecologicamente mais consciente!

Nenhum comentário:

SABEDORIA

"  NÃO SEI SE SEI, MAS DE TUDO O QUE SEI ASSUMO NÃO SER IGNORANTE INCLUSIVE SABER QUE NADA SEI" (Vitor M S Marques)