01/06/2017

CONTORNANDO O DESEMPREGO ATRAVÉS DO TALENTO

  A crise econômica deixa muitos profissionais fora do mercado de trabalho, as últimas pesquisas do IBGE, concluíram que o Brasil tem atualmente, mais de 12 milhões de desempregados. Em apenas um trimestre, o último, o país ganhou 1.415 milhão de desempregados, enquanto viu fechar 864 mil postos de trabalho. São dados alarmantes de um país que vive uma crise econômica e de valores. Para a maioria desses milhões de brasileiros a recolocação passa por sacrifícios, por tempos de angústia, necessidades básicas não atendidas, de readaptação a novos cenários, dentre outras dificuldades.

Muito embora o cenário do mercado de trabalho seja impactante, especialistas de Recursos Humanos, tem afirmado que para o profissional a que chamamos de “Talento”, para esses os indicadores não refletem tal desespero, pois ao longo do tempo se prepararam para enfrentar momentos de crise, souberam desenvolver competências e habilidades que os tornam essenciais às empresas, o que mesmo num eventual desligamento por questões econômicas, ainda permite que estejam com alto nível de empregabilidade, se recolocando até com certa facilidade no mercado trabalho.
   Mas qual seriam os segredos para tornar-se um Talento? Onde está o “pulo do gato” que tornam esses profissionais   especiais?
   A frase de Danyel Coyle “O talento é determinado mais por nossas ações do que por nossos genes” é uma realidade. Talentos não nascem prontos, são construídos o longo de toda uma vida, por isso é possível cada pessoa construir suas habilidades, seus conhecimentos diferenciados e aplicar cada um deles de forma criativa e inovadora.
  Para “afiar o machado”, precisamos desenvolver nossas competências que são, por sua vez, formadas por quatro elementos: Conhecimentos (saber), Habilidades (saber fazer), Atitudes (querer fazer) e Valores (princípios orientadores). Apelidada de CHAV, competência é a união e a Inter-relação de nossos conhecimentos, habilidades, atitudes e valores.
  
Aprender sempre e em qualquer circunstância, tornar-se disponível para qualquer desafio; buscar agregar pessoas a sua causa e a sua formação; ser voluntário dentro e fora de sua empresa; ouvir mais do que falar; mesmo em situações de crise não abandonar a busca pelo conhecimento, pela parceria, pela inovação. Não há como nos tornarmos um Talento sem antes buscar nos tornarmos melhores em todos os ramos do relacionamento, da cultura, da vida pessoal e profissional. Assumir a responsabilidade por nosso próprio crescimento, tornando isso um dever, uma rotina diária; só assim saímos do marasmo e passamos a ter a dádiva de ser procurado, Procurados por nosso Talento.
 É importante frisar que a pessoa talentosa não é somente aquela que se lança nas teias da oportunidade. É também quem sabe olhar para si de maneira crítica, e consegue entender no que é realmente bom. “É o indivíduo capaz de identificar quais são suas habilidades e qualidades, e canalizá-las em prol de determinada atividade que realiza com primazia e perícia”, diz a psicoterapia.
 Veja abaixo dicas práticas e definições:
- Olhe para si: perceba o que faz de forma fácil e analise se você dá valor a isso. Muitas pessoas que executam algo com excelência fazem pouco caso diminuindo a importância de suas habilidades. O autoconhecimento é o combustível para o descobrimento do talento. Saiba no que você é bom, por exemplo, em planejamento ou atividades práticas, em criar, em cantar, dançar.
- Olhe para o que você sente: nossos sentimentos são os principais indicadores de que estamos no caminho certo ou não. Sabe aquela sensação de dever cumprido após uma atividade realizada? Esse é o melhor termômetro. Se trabalha numa profissão, mas não tem amor, fique atento, pois seu talento está vazando pelo ladrão. Se você gosta muito do que faz, procure melhorar, isso vai te tornar um indivíduo muito talentoso.
- Fique atento aos outros: se as pessoas te solicitam muito, se consideram você o mais capacitado para realizar determinadas tarefas, isso é um bom sinal. Seu talento está se mostrando para você. Preste atenção nisso. Muitas vezes, as pessoas tendem a diminuir o valor daquilo que faz, porém os outros, que estão do lado de fora, conseguem observar nossas habilidades.
- Tenha autoconfiança: se você faz algo bem, com propriedade, não tem o que temer. Coloque-se à disposição dos outros. Neste momento, você está em contato com o seu talento, e a confiança em si vai guiá-lo com primazia. Procure ser o melhor naquilo que sabe que faz bem.
Pequeno dicionário da Auto Evolução. O que é o quê?
Habilidade: é resultado do que vamos aprendendo durante a vida. A prática constante, a dedicação e o estudo vão aprimorando as nossas habilidades.
  Qualidade: é inerente ao ser humano. Nossas qualidades se mostram no dia a dia. Como tratamos as pessoas, como nos portamos em momentos difíceis, a maneira como executamos algumas tarefas. Podemos ter a qualidade da coragem, da organização, da educação, da empatia etc.
  Talento: é o resultado da maneira como nós aliamos habilidades e talentos a nosso favor. Como você exerce sua qualidade de empatia, como você utiliza sua habilidade de cozinhar tem a ver, diretamente, com o seu talento.
  Vocação: está ligado ao servir, ao sagrado. O quanto o indivíduo usa todas as suas qualidades, habilidades e talento para servir o próximo.
  Dom: é uma dádiva. Não são todas as pessoas que possuem dons, e aqueles que possuem, têm a capacidade de transformar o mundo ao seu redor, seja na música, na arte, na religião.
  A PSM Company da qual empresa sou diretor de RH é comprometida com a identificação e geração de Talentos, acredita que antes de tudo você tem uma responsabilidade com você mesmo, desenvolva seu Talento e esteja pronto às oportunidades que com certeza serão a você ofertadas.

Nenhum comentário:

SABEDORIA

"  NÃO SEI SE SEI, MAS DE TUDO O QUE SEI ASSUMO NÃO SER IGNORANTE INCLUSIVE SABER QUE NADA SEI" (Vitor M S Marques)