22/09/2020

DES-QUARENTENA – II CAPÍTULO


No artigo anterior iniciamos uma série de conteúdos a que intitulei DES-QUARENTENA, esses conteúdos procuram tratar do grande desafio de sairmos desse ritmo de quarentena de uma pandemia COVID, aborda os fatos da missão dura em ultrapassarmos as dificuldades de um “isolamento” social que estamos vivendo e que deverá em algum momento a frente se transformar. No que ainda não sei, mas mudará com toda certeza.

Do artigo inicial quero trazer a berlinda o parágrafo que várias pessoas citaram e acabaram me procurando para refletir, analisar seu contexto e buscar direções, segue:

Tantos falam em um mundo novo que se criou a partir de agora, tantos apregoam que tudo irá mudar – mas continuo vendo o mesmo por onde consigo caminhar, vejo que a descrença, a falta de educação, o desrespeito ao outro, a falta de carinho e tantas coisas mais continuam a se perpetuar mesmo de pois da quarentena, esperava eu que essa quarentena realmente mudasse as pessoas mas ao que parece só fez com que elas cultivassem seus egocentrismos, seus preconceitos, o pensar somente em si mesmo, o deixa que lá fora as pessoas “se explodam” desde que eu aqui esteja bem.”

Esse parágrafo reflete a decepção com mudanças que todos acreditávamos que a esta altura poderiam estar mais encaminhadas, que poderiam estar mais introduzidas no pensamento coletivo. Nessa altura alguns aprendizados da quarentena (seguem abaixo) poderiam já nos reportar a duma DES_QUARENTENA mais sólida

ü  AS MELHORES E MAIORES DESCOBERTAS DURANTE A QUARENTENA

> A FAMÍLIA É O UNIVERSO MAIS IMPORTANTE QUE TENHO!
> OS AMIGOS SÃO TESOUROS INESTIMÁVEIS, A ELES DEVO MINHA EVOLUÇÃO COMO PESSOA SOCIAL;
> AMIGO "NÃO PRECISA DE MANUTENÇÃO"; AFINAL AMIGOS QUE HÁ MUITO NÃO VIA, REENCONTREI, E CONTINUAM COMO ONTEM, MEUS VERDADEIROS AMIGOS

Mas há muitos outro aprendizados, tais como:

 

1. Meu carro 2011 tá mais do que bom;
2. O creme Nívea da farmácia é uma delícia.

3. Feijão com arroz e ovos é a melhor refeição.

4. Ter um teto pra morar é ser milionário.

5. Orar diariamente eleva meu espírito.

6. Nosso cachorro é uma benção, um dos melhores amigos que temos

7. Minha esposa é a companheira ideal.

8. Precisamos uns dos outros.

9. Trabalhar em casa é muito bom, mas ter um trabalho é melhor ainda.

10. Minha fé é o que me faz persistir. Mesmo na crise, há algo positivo para aprender. E você? Quais fichas têm caído por aí?

Tenho muito mais do que poderia sonhar: Família, Amigos, Trabalho e Esperança

A DES-QUARENTENA será mais difícil do que o momento em que tivemos que nos voltar para nós mesmos, afinal teremos que reaprender muito mais do que achávamos que sabíamos. Teremos que buscar novas referências. Teremos que somar a questão do pensamento racional (a prevenção, o cuidado material, a própria e a sobrevivência do outro) um componente único chamado FÉ, sem ele não conseguiremos transformar nosso mundo, muito menos nossos hábitos.

A FÉ energiza nossos sonhos, a FÉ alimenta nosso Espírito, não falo da fé religiosa, mas sim a FÉ de acreditar naquilo ou naquele que não se vê, principalmente nos outros SERES HUMANOS, será esta FÉ que nos trará um novo tempo, um novo horizonte, uma nova vida.

 

A DES-QUARENTENA não terá data de término, já começou e não acabará jamais pois estaremos sempre nos preparando para um novo dia, um novo amanhã, refletindo sobre o que acabo de escrever prefiro mudar para: a FÉ estará nos fornecendo esperança e Atitude para mudarmos o amanhã HOJE.

 

Vitor Marques

Executivo de RH, Palestrante e Consultor de Empresas

 


Um comentário:

Ariane disse...

Que interessante essa abordagem de des-quarentena, a situação realmente mudou, e o desafio é encaixar tudo novo, no novo. frases para melhorar a autoestima

SABEDORIA

"  NÃO SEI SE SEI, MAS DE TUDO O QUE SEI ASSUMO NÃO SER IGNORANTE INCLUSIVE SABER QUE NADA SEI" (Vitor M S Marques)