02/02/2010

PRESSÃO NO TRABALHO REDUZ PRODUTIVIDADE

Necessidade de velocidade no trabalho e pressão sofrida pelos profissionais. Combinação que pode atrapalhar os resultados, reduzindo a produtividade e a motivação dos funcionários.
Essa foi a constatação de uma pesquisa realizada pela consultoria Fellipelli que analisou diversos comportamentos dos trabalhadores.
De acordo com o levantamento, 58% dos profissionais brasileiros necessitam de autonomia no ambiente de trabalho e se sentiriam mais à vontade para trabalhar de maneira independente.
75% das pessoas demonstraram atuar em prol dos interesses coletivos e apresentaram mais facilidade para trabalhar em equipe. Por outro lado, suas reais necessidades apontaram outros resultados. Ao todo, 44% dos profissionais apresentam necessidade de obter vantagens e reconhecimentos individuais. Do total de indivíduos que aparenta acreditar que a recompensa coletiva é mais importante que a individual, apenas 17% precisam realmente de um ambiente idealista e voltado ao bem comum para se sentirem motivadas.
"No ambiente corporativo de hoje, o trabalho em equipe é inevitável e traz resultados positivos para os negócios, o que justifica que a maioria das pessoas se mostre solícita a esse tipo de prática, ainda que suas necessidades motivacionais não caminhem na mesma direção", analisa a psicóloga Adriana Fellipelli.
A pesquisa mostrou que a flexibilidade das atividades pode gerar mais produtividade ao trabalho. De acordo com o levantamento, 70% dos profissionais são adaptáveis a ambientes mais regrados, pois geralmente são organizados e atuam dentro dos padrões estabelecidos. Quando observamos suas necessidades motivacionais, porém, apenas 28% necessitam desse tipo de ambiente. "Os dados indicam que as pessoas trabalhariam melhor se tivessem oportunidades para expressar suas individualidades, atuando de maneira inovadora e independente", diz Adriana.
Segundo a psicóloga, os líderes precisam voltar suas atenções para as necessidades e características de cada membro de sua equipe, com o objetivo de formar uma estrutura equilibrada, em que cada profissional se complementa e contribui para o sucesso dos negócios.
O levantamento contou com a participação de 300 profissionais no segundo semestre de 2009.

Fonte: http://vilamulher.terra.com.br/pesquisa-aponta-que-pressao-reduz-produtividade-5-1-37-427.html

Nenhum comentário:

SABEDORIA

"  NÃO SEI SE SEI, MAS DE TUDO O QUE SEI ASSUMO NÃO SER IGNORANTE INCLUSIVE SABER QUE NADA SEI" (Vitor M S Marques)