08/12/2016

A ESCOLHA DA PROFISSÃO

ADOLESCENTES EM DÚVIDAS – PAIS EM DESESPERO!
A dúvida que atinge Adolescentes na hora da escolha da profissão atinge grande parte dos adolescentes e até mesmo os pais, a dúvida está baseada em como escolher a profissão? É durante o ensino médio que tudo começa até mesmo a pressão dos pais, colegas e do momento da decisão se aproximando, tornando tudo ainda mais difícil.

É nessa hora que especialmente os pais devem promover junto a seus filhos algumas etapas ou mecanismos que promovam atitudes comportamentais em seus filhos que permitam essa decisão ser facilitada, com base nisso seguem algumas dicas:


1 – O primeiro passo – Incentivar o Autoconhecimento

O primeiro passo é parar e refletir sobre os próprios interesses. Pode parecer à parte mais difícil, neste momento não foque nas matérias escolares que você gosta ou não, mas sim priorize áreas de interesse. “Não são só disciplinas, muitas vezes você não gosta da matemática ensinada na escola, mas, sim, da matemática financeira, por exemplo. Ou deixa de gostar de uma matéria por conta do professor que ensina”.
Para conseguir identificar o que mais gosta é importante prestar atenção a hobbies e atividades que mais gosta, além de fazer testes vocacionais.

2 – A informação ampla do que existe de opções é fundamental - Pesquisar cursos

A partir do momento em que você já tem uma ideia de qual área você se interessa, é hora de pesquisar mais a fundo o curso que deseja fazer. Checar os cursos disponíveis - seja superior, técnico ou outro tipo - e procurar saber mais sobre eles: grade de disciplinas, duração, entre outros.

3– Entender e avaliar o Mercado de trabalho

Apesar de saber sobre o curso na faculdade, isso não é o suficiente, o curso é diferente do profissional. Por isso, conhecer o mercado de trabalho – tanto em pesquisas pela internet quanto ir a lugares profissionais - é essencial..
Para entender melhor como o jovem se inseriria no mercado de uma profissão que ainda nem escolheu, façam projeções do jovem, profissionalmente, daqui a 10 anos.

4 – Conhecer para facilitar o processo de Escolha

“Do que se é conhecido a gente perde o medo”,  depois de reunir todas essas informações sobre você, o curso, o mercado e os profissionais, escolher uma profissão fica mais fácil.

Quando começar a se preparar para a decisão

É no início do ensino médio o momento de iniciar esse processo decisório, é quando os adolescentes estão "mais maduros para começar a entrar nesse processo de aprendizado”.

É importante não deixar para o terceiro ano, porque tem mais pressão, a ansiedade permeia e tudo fica mais conflituoso.
Para não deixar a pressão esmagar o jovem, é muito importante trabalhar a inteligência emocional: O jovem nesta hora, quando começa a escolha da profissão, está sofrendo transformações cerebrais e físicas. É preciso dar embasamento para ele se sentir mais seguro e ter menos medo do que vai escolher. Se não tiver ajuda, é importante procurar também.

Onde entra o poder dos pais nesse processo decisório

Nenhuma decisão é irrevogável, Os pais tem a missão de ser agente facilitador da decisão e não agente decisor, a primeira coisa então é que os pais tomem consciência dessa missão e a partir daí estejam literalmente ao lado de seus filhos, dando suporte e fornecendo informações vitais.

Sucesso nessa missão, a todos – jovens e pais.


Fonte de apoio as informações: Professora Patricia Heidrich Prado, Psicóloga e orientadora profissional
Fonte: Delas - iG @ http://delas.ig.com.br/igteen/2016-10-27/escolher-profissao.html

Nenhum comentário:

SABEDORIA

"  NÃO SEI SE SEI, MAS DE TUDO O QUE SEI ASSUMO NÃO SER IGNORANTE INCLUSIVE SABER QUE NADA SEI" (Vitor M S Marques)